Com o crescente acesso a internet, muitos consideradam o momento que vivemos como a era da informação, As plataformas do twitter e facebook tem milhões de usuários e para grande parte destes são também sua fonte primária de notícias e informação. Essas plataformas não são consideradas editoras portanto não são responsáveis pelo conteúdo que seus usuários postam, assim não haveria necessidade nem o direito de editorializar. Na teoria essas plataformas funcionariam como um grande meio de dissiminação de informação e pluraridade de idéias, porém atualmente é possivel perceber vários problemas com essas plataformas.
O primeiro problema é o de falta de privacidade, toda a informação colocada por um usuário pode ser acessada por essas plataformas, quem nunca recebeu propagandas nessa plataforma e se perguntou "como que o facebook sabia que eu estava procurando por isso? " Uma matéria da NBC no ano de 2019 revela que facebook usou dados privados de seus usuários para benefício próprio. Os termos de usos dessas plataformas são bastante vagos, dando margem para interpretação, tornando dificil tomar ações legais contra a empresa.
Um segundo problema está na editorialização dessas plataformas, algo que não deveria acontecer, nos últimos meses o twitter tem sido alvo de várias críticas referente a censura. É recorrente as reclamações dos usuários da plataforma por censura, principalmente de idéias, comentários, notícias e informações que não se alinham com a ideologia da empresa. Esse problema antingio seu maior ponto e outubro de 2020 quando o twitter censurou uma matéria publicada pelo New York Post, e bloqueo a conta do jornal de sua plataforma, além de banir todos os usuários que resolveram retwittar ou postar a matéria, incluindo a secretária de imprensa da casa branca, apesar da plataforma ter resolvido voltar atras em suas decisões devido a pressão política e social, e com seu CEO ser convidado a depor no senado juntamente com facebook e google.
Este problema é bastante preocupante especialmente para pessoas "normais", se até mesmo individuos importantes e com influência, como a secretária da casa branca, e um jornal de mais de 100 anos de existência sofreram com a censura, o que o cidadão comum sem influência ou poder pode fazer frente a tais medidas de censura por parte dessas plataformas?
Um terceiro problema que esta de certa forma conectado ao segundo problema é a remoção do usuário da plataforma, o famoso "ban". Atualmente as plataformas fazem parte da vida social e politica de grande parte dos individuos, a impossibilidade de usar as redes pode ser decisivo para o futuro de tal individuo, um exemplo que ficou bastante conhecido foi o bloqueio permanente de Danielle Stella, que seria possivel adversária de Ilhan Omar nestas eleicões, sem possibilidades de usar a rede para divulgação a candidata não teria nenhuma chance de disputar a vaga para o congresso.
Um quarto problema é a influencia que as decisões das plataformas tem sobre a política em especifico que teve sobre as eleições americanas de 2020. Essas plataformas tem o poder de formar opnião pública sem que os individuos percebam que estão sendo influenciados, o algoritimo que essas empresas usam para dar maior ou menor exposição para certo eventos e notícias é uma forma de controle de opnião pública,
O que fazer para diminuir o poder que as empresas chamadas de "Big Tech" detem? Atualmente não existe uma solução simples. Por serem empresas americanas, atualmente existem pedidos para rever a seção 230, que garante beneficios com restrições bastante vagas.
Autor: Marco Aurélio Boehme dos Santos
Matricula: 17101239
Referências:
https://www.nbcnews.com/tech/social-media/mark-zuckerberg-leveraged-facebook-user-data-fight-rivals-help-friends-n994706
https://nypost.com/2020/10/14/facebook-twitter-block-the-post-from-posting/
https://www.bbc.com/news/technology-54721023
https://www.nytimes.com/2019/11/30/us/Danielle-Stella-Twitter-Ilhan-Omar.html
https://apnews.com/article/ap-top-news-presidential-elections-technology-media-social-media-1bb971f88772b58490fd534c894b9680
https://en.wikipedia.org/wiki/Section_230
Nenhum comentário:
Postar um comentário