sábado, 7 de novembro de 2020

A contribuição do estudo a distância nos avanços tecnológicos em período de pandemia.

A CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO A DISTÂNCIA NOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS EM PERÍODO DE PANDEMIA

    Pode-se perceber nitidamente que o mundo passou por grandes mudanças desde sua época pré pandemia do novo coronavírus até os dias de hoje onde ainda estamos passando por esse momento. Conforme o mundo inteiro passava a adotar medidas de isolamento e mudanças de rotina, os meios tiveram que evoluir e acompanhar a necessidade da população, ou seja, a demanda para determinados tipos de serviços aumentou, tornando-se quase obrigatória a todos os estabelecimentos (como por exemplo o delivery), o que antes era uma tendência evolutiva passou a ser uma necessidade.

    Tal fator fez com que acelerasse o processo de implantação das mudanças tecnológicas, até mesmo as que talvez, demorariam anos para chegar à sociedade. Atender essa demanda causou uma grande inovação tecnológica em um curto período de tempo. Mas o que podemos chamar de inovação?

    Inovação pode ser entendida como “algo novo” dentro de uma organização ou algo que cause um impacto diferente para o usuário, podemos dizer que a inovação implica na mudança, e neste caso, motivos externos estão gerando a necessidade de inovação. O avanço tecnológico está ajudando o ser humano a lidar com as mudanças do ambiente, neste caso a pandemia e suas consequências.

            Por conta disso, podemos perceber que alguns setores precisaram adotar medidas elevadas, um exemplo de setor é a educação, através de suas plataformas onlines, plataformas de videoconferência e os mais diferentes formatos de estudo a distancia.  Essas e outras mudanças provavelmente já atingiram a maioria da população atuante, isso tende a consolidar o crescimento e o avanço tecnológico, equilibrando assim essas novas práticas com as antigas, o que faz com que a pandemia evidencie a necessidade de inovação.


             

     Em contrapartida as aulas online tornaram-se um grande desafio para pais, alunos e professores, a falta de acesso a internet e equipamentos com capacidade para tal função, por exemplo, foram agravando a situação. Conforme coloca o professor Ruy Braga “essa tendência irá aprofundar as desigualdades existentes entre aqueles que terão condições de acompanhar as mudanças tecnológicas e aqueles que não serão capazes de se adaptar ao novo contexto social que se avizinha”, portanto faz-se necessário, além da evolução tecnológica, que se trabalhe o acesso a essa evolução para então a total validação e aceitação na sociedade.

                                         

     Faz-se necessário pensar como adequar as plataformas no mundo de trabalho e estudo, e lutar pela coletivização das mesmas. Projetos como por exemplo o cooperativismo de plataforma, como coloca o Rafael Grohmann “Não devemos lutar por uma era sem tecnologia, mas por plataformas alternativas" (Rafael Grohmann).


Fontes:

CEE. Covid-19 e avanço tecnológico: nasce um outro mundo do trabalho, avaliam especialistas. 2020. Disponível em: https://cee.fiocruz.br/?q=Covid-19-e-avanco-tecnologico-Nasce-um-outro-mundo-do-trabalho. Acesso em: 04 nov. 2020.

EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA PASSA POR PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E INOVAÇÃO. São Paulo, 20 ago. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/educacao-durante-a-pandemia-destaca-processo-de-adaptacao-e-inovacao/. Acesso em: 04 nov. 2020.

PEDROSO, Marcelo Caldeira. Estratégia de inovação em tempos de pandemia. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/estrategia-de-inovacao-em-tempos-de-pandemia/. Acesso em: 04 nov. 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário