No contexto atual ao qual estamos inseridos, marcado pela globalização e pelo grande aparato tecnológico, o que acontece em determinado lugar pode ser visto em tempo real ou até mesmo ao vivo por grande parte do resto do mundo. O atual momento da humanidade demonstra o quão rápida pode se espalhar uma informação, um dado ou um acontecimento. Até mesmo nas relações interpessoais a troca de mensagens, as chamadas de vídeo e as interações, tão percebidas em tempos de Pandemia, são exemplos da rapidez no compartilhamento de informações.
Cientistas sociais, filósofos e sociólogos afirmam que a humanidade está vivendo um processo histórico pós revolução industrial, pós segunda guerra e com grande desenvolvimento tecnológico. Nessa perspectiva o momento atual é denominado como a Era da Informação. Este período tem como características a valorização da informação e da tecnologia em grande escala, o que o diferencia da era Industrial já passada.
O poder da informação nos dias de hoje tendo em vista todas as características já citadas é evidente. A maneira como ela altera o pensamento e o comportamento das pessoas com tanta facilidade pode por muitas vezes ser perigoso. A informação tem grande influência em sistemas e organizações até maiores, como o mercado financeiro por exemplo. Uma única informação, seja negativa ou positiva, pode mudar a cotação de uma empresa na bolsa, provocando queda ou alavancagem dos ativos financeiros e moldando o mercado atual.
A conectividade e a globalização tem papel fundamental no empoderamento das informações, isso porque a facilidade de como são disseminadas é muito grande. Cada vez fica mais fácil saber das situações que acontecem no mundo de forma instantânea, e isso pode ser considerado um ponto positivo, visto que as pessoas ficam mais cientes do que está se passando ao seu redor. Outro ponto importante da conectividade aliada a informação é o auxílio na educação de jovens e crianças, levando em conta que os mesmos possuem o "mundo" na palma da mão e podem pesquisar sobre o que quiserem.
Apesar de todos os pontos positivos da acessibilidade à informação, existem perigos escondidos nesse meio. Assim como se tem a facilidade de disseminação de fatos é imprescindível considerar que a divulgação de notícias falsas ou fora de contexto também é uma realidade, que pode ser muito prejudicial para quem lê e não tem o senso crítico para avaliar sua veracidade. As fake news estão aí para mostrar isso, afinal a desinformação é um desserviço para a sociedade.
Na era moderna resta para as pessoas refletirem até que ponto a informação pode ter esse poder. Os seres humanos todos os dias são encobertos por uma enxurrada de notícias, fatos, informações, e dados de uma maneira nunca vista anteriormente, afinal é a tendência da época, mas o pensamento e a análise crítica devem prevalecer antes de qualquer compartilhamento.
AUTOR:
Bruno Roberto Pereira da Silva (17104938)
Acadêmico de Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina
FONTES:
https://rockcontent.com/br/blog/era-da-informacao/
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/era-informacao.htm
https://fia.com.br/blog/era-da-informacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário