quarta-feira, 30 de outubro de 2019

O que é Educação Midiática e qual seu papel na formação de cidadãos? - Maria Eduarda Silveira Ferrari



O que é Educação Midiática e qual seu papel na formação de cidadãos?

Atualmente, os modelos de educação precisam se readaptar constantemente às rápidas transformações do meio. Conhecimentos e habilidades que há muito tempo são ensinos, precisam ser adaptados e trazidos para mais perto da realidade vivida no dia-a-dia.
 Nossas crianças e adolescentes hoje em dia lidam com um volume de informações e conteúdo imensamente superior ao que seus pais e avós quando tinham a mesma idade. O acesso a internet facilitado, os meios de comunicação em massa e a democratização da veiculação de notícias, expõem os jovens a novas informações de maneira muito mais veloz. Por um lado, isso traz conveniência para estudo e busca de conhecimento, mas até que ponto essa facilidade de buscar e oferecer conteúdo na rede é benéfica? De que maneira pode-se discernir e filtrar fatos de rumores? Como conscientizar o futuro do país frente a tal cenário?
A Educação midiática surge como uma vertente para incentivar responsabilidade e cidadania na atuação entre os meios digitais, já estando presente em países como Inglaterra, Austrália e Canadá em meados dos anos 1970. No geral, os estudos e aplicações da Educação Midiática seguem três vertentes, que são guiadas pelos Protocolos Moral, Cultural e Mediático. O primeiro, o Protocolo Moral, é bastante pautado em garantir respeito à infância e juventude, tendo em vista responsabilidade social, e é bastante utilizado para pautar classificação indicativa para entretenimento. Já o Protocolo Cultural, é voltado para incorporação de mídias e comunicação no geral a vivência dos jovens, visto que compõem parte importante da cultura da época em que vivemos, logo não podemos privá-los de entender e acessar. Por último, o Protocolo Mediático, mais recente entre as correntes teóricas, abrange mais do que só mídias socais no que se refere a comunicação, justamente prezando pelo melhor desenvolvimento das capacidades comunicativas nos jovens.
 Se comunicar em rede requer entendimento para analisar as informações que estão sendo veiculadas, entender como criar conteúdo online de maneira inteligente e coerente, além de promoção de criticidade como um todo nos cidadão atuantes nas mídias sociais. Por isso no Brasil, em 2017, o BNCC (Base Nacional Comum Curricular), teve Jornalismo Midiático integrado aos conteúdos da disciplina obrigatória no ensino fundamental de Língua Portuguesa. O próprio Programa de Educação Midiática, pauta em 3 pilares os objetivos da Educação Midiática: Ler Criticamente, interpretar e avaliar as informações que são bombardeadas em todos os canais de comunicação, Escrever com Responsabilidade, as pessoas passaram a assumir um protagonismo muito maior em veicular conteúdo e tendo em vista a crescente veiculação de fake news, é preciso saber se expressar com consciência, e por último Participar Ativamente, que confere sentido ao endossamento realizado online, por curtidas, comentários, compartilhamentos ou qualquer outra ferramenta que confira poder de gerar visibilidade a ideias.


Dentro do Educamídia, essas 3 habilidades elencadas como base do Programa, são para o caminho para educar a população, mas principalmente crianças e adolescentes frente a enxurrada diária de informação a que somos submetidos. João Alegria, membro do Conselho Consultivo do Educamídia, expõe em entrevista que:
“Com certeza, pessoas que construam uma capacidade de se relacionar com tudo isso [informações, imagens, notícias], com mais consciência, com mais tranquilidade, com mais capacidade de análise, serão melhores cidadãos do que estamos vendo agora.”





Ou seja, um dos caminhos para fomentar maior senso de cidadania nos brasileiros seria por meio da Educação Mídiática, visto que hoje a maior propagação de notícias, sejam elas verdadeiras ou não, ocorre pelas mídias digitais. Nosso conhecimento geral é, em grande parte, uma junção das informações que absorvemos nos meios que convivemos e atuamos, dessa forma pautamos muitos pensamentos e atos em cima desses conteúdos que nos são oferecidos.

Assim, entende-se que essa aproximação da Educação dos meios de Comunicação como um todo, é um passo cada vez mais claro e necessário para melhor formar os cidadãos brasileiros para uso responsável dos meios digitais. Na era digital em vivemos atualmente, cada vez mais estaremos conectados pelas mídias comunicativas, recebendo informações, compartilhando percepções, pautando ações em cima desses meios digitais. Por isso, a incorporação da educação midiática, de alguma forma, já no ensino de crianças e adolescentes, se mostra essencial se quisermos ter nos próximos anos cidadãos mais conscientes e capazes.

Referências:

CAFARDO, Renata. Programa de Educação Midiática é lançado em São Paulo. Disponível em: <https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-renata-cafardo/programa-de-educacao-midiatica-e-lancado-em-sao-paulo/>. Acesso em: 29 de outubro de 2019.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas  de aproximação entre Comunicação e Educação. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/72037/87468>. Acesso em 28 de outubro de 2019

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