segunda-feira, 28 de outubro de 2019

O FUTURO DA ADVOCACIA - COMO OS NOVOS SOFTWARES ESTÃO AUXILIANDO OS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

Resultado de imagem para futuro advocacia
O futuro da advocacia - Você está pronto? (Fonte: https://bit.ly/2ota6jk)

De um tempo pra cá, novos termos estão sendo conhecidos pelos advogados e escritórios de advocacia ao redor do Brasil.


Novos termos como os de Inteligência Artificial e Advocacia 4.0 tem sido presentes cada vez mais no dia a dia dos advogados modernos. Com isso, muitas perguntas acerca deste tema vão surgindo no meio jurídico, se os robôs irão tomar o emprego dos profissionais do meio jurídico, se no futuro a justiça será virtual, etc.

Nos últimos anos, percebeu-se um grande avanço tecnológico, além da chegada de novos advogados com mentes abertas, fazendo com que esse crescimento e modernização do setor se acelerasse cada vez mais. Hoje, diversos procedimentos jurídicos são feitos diretamente por aplicativos de mensagem, como o envio de intimações, peticionamentos eletrônicos, etc. 

Para que os novos profissionais do meio possam se preparar para essa mudança, deverão se adaptar à essa “nova forma de advogar”, utilizando-se de novas tecnologias como softwares e aplicativos de celular para tal.

Os robôs roubarão seu emprego? (Fonte: https://bit.ly/2WquZbl)


Alguns exemplos que consigo trazer por aqui são:


1. Ter mais mobilidade na rotina

Estar em dois locais ao mesmo tempo, antigamente, parecia impossível. Como você poderia responder seus e-mails e ao mesmo tempo estar à caminho de uma audiência antigamente? Não havia internet e nem aplicativos que auxiliavam para tal. Hoje, os advogados conseguem fazer isso e muito mais coisas (como peticionar, fazer vídeo-chamadas ao vivo, etc)

“Tudo isso facilita a vida dos advogados que se considerem multitarefa e que precisam resolver atividades do escritório no aeroporto, nos momentos de espera do fórum, em casa e até em outra cidade ou país.”

Poder trabalhar de casa ou de onde quiser também é uma grande evolução “trazida” por esses novos profissionais. Sem aquela burocracia de ter que ir ao escritório para trabalhar, hoje há muitos advogados que trabalham de casa e não possui escritórios físicos, ou que vão muito pouco para o local. Para aqueles que possuem grandes equipes, o gerenciamento hoje também pode ser feita de forma online, tanto por mensagens de texto ou por videoconferência.

Resultado de imagem para futuro advocacia
Advogados são mais digitais. (Fonte:https://bit.ly/346tz8z)


2. Botar em prática conhecimentos de outras áreas

Como a advocacia não se trata de uma profissão independente, os advogados devem colocar em prática outras áreas do conhecimento para o desenvolvimento do seu serviço e do seu escritório

Podemos trazer como exemplo as gestões empresariais (quando trata-se de um escritório médio/grande, com alto número de funcionários), gestão de marketing pessoal (com o uso intensivo de redes sociais para desenvolvimento e divulgação do trabalho), gestão financeira (conhecimentos que auxiliarão os advogados não só na rotina do escritório, mas também para a vida pessoal).


Resultado de imagem para futuro advocacia
Conhecimentos variados lhe trazem melhores resultados. (Fonte: https://bit.ly/2oow8Ud)


3. Compartilhe seu conhecimento

Hoje, a internet está cheio de influenciadores digitais e de pessoas que vivem de seus conteúdos produzidos para sobreviver.

Muitas dessas pessoas divulgam nas redes sociais suas vídeo-aulas, compartilham conhecimento e dão cursos que auxiliam outras pessoas em seu desenvolvimento profissional.

Mesmo que isso não traga um retorno imediato para os advogados, podem atrair clientes, possíveis parceiros e sócios que num futuro podem se tornar grandes parceiros de negócios, fazendo também com que o conhecimento seja democratizado e compartilhado entre os profissionais do meio, conquistando respeito entre seus colegas. 

Muitos advogados hoje ainda enxergam esse meio com muita rivalidade e competitividade, o que não deixa de ser verdade; os advogados devem sim se desenvolver para conseguir angariar mais clientes.

Porém, conforme levantado no ponto anterior, os jovens advogados hoje estão mais preocupados em desenvolver novas técnicas de desenvolver seu trabalho, em seu marketing pessoal/empresarial do que propriamente com seus concorrentes. Eles sabem que se fizeram um bom trabalho, seus clientes voltarão e indicarão seus amigos próximos, isso é o que vale.

Essa ideia mais visionária tem quebrado tabus e crescido ainda mais o relacionamento entre os advogados, criando redes de compartilhamento de informações e trazendo mais qualidade na advocacia num modo geral.

Resultado de imagem para futuro advocacia
Compartilhar seus conhecimentos podem te trazer benefícios (Fonte:https://bit.ly/2BN8OCz)
Conclusão

A maioria das pessoas concorda que as mudanças são sempre difíceis e a adaptação, dependendo da grandiosidade da mudança, pode ser longa e difícil. Porém, quando o advogado se antecipa às mudanças, ele cria um fator surpresa e fica na frente dos ditos “concorrentes” no mercado, pois seus clientes entenderão que a forma que eles praticam seu trabalho é mais leve e entendível para quem não possui conhecimento para tal.

Por meio desses pontos e muitos outros que hoje a advocacia está evoluindo, saindo do papel e caneta e passando para uma fase mais tecnológica, onde hoje os advogados não precisam mais perder muito tempo analisando cada processo individualmente, cada diário oficial, podem fazer várias coisas ao mesmo tempo utilizando aplicativos no seu celular, além também de conseguir gerir seu escritório do conforto de sua residência.

Muitas dessas mudanças passaram pelo ingresso de novos advogados no mercado, com mentalidades diferentes e um mindset totalmente atualizado e futurista.

Dá pra se dizer que já estamos no futuro da advocacia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário