segunda-feira, 28 de outubro de 2019

O avanço no combate de problemas sociais através de redes sociais - Jonatan Pires Lourenço


O avanço no combate de problemas sociais através de redes sociais

Autor: Jonatan Pires Lourenço
Matrícula: 15200985
Disciplina: Ambientes Virtuais de aprendizagem

      As redes sociais são estruturas em rede, formadas dentro ou fora da internet, por grupos de pessoas ou por organizações, que reúnem indivíduos que possuem interesse em comum sobre determinado assunto. Elas surgiram na década passada e rapidamente tomaram conta do mercado, se tornando uma grande oportunidade para empresas e indivíduos autônomos. Na América Latina, o Brasil é considerado o país que mais acessa redes sociais por dia. Ele ultrapassou recentemente os números da Argentina.
      Segundo a pesquisa de Dourado (2019), é como se os quase 210 milhões de habitantes no país acessassem as redes sociais por cerca de 4 horas ao dia. Cerca de 88% da população tem acesso a este tipo de conteúdo, e o consomem através das redes conhecidas como Youtube, Instagram, Whatsapp,  Snapchat, Pinterest e Linkedin. Isto se tornou uma grande oportunidade de mercado para diversas empresas e negócios que surgiram a partir deste "febre", que passou de tendência a unanimidade entre consumidores e empresas.
       Atualmente, muitos produtos e serviços são consumidos, exclusivamente, através destas redes. O alcance do público-alvo de determinada organização se tornou mais palpável, com o surgimento da segmentação de público oferecida por empresas como o Instagram. Esta rede social (Instagram) é a mais escolhida por pessoas e empresas, para a realização e divulgação de campanhas pagas. O engajamento e o alcance, são reconhecidamente notáveis e, segundo os usuários, gera muito fluxo de vendas e tráfego pelo site e pelas redes sociais do contratante.
      Os gestores destas empresas citadas anteriormente, conseguem gerar lucros através da venda de campanhas. Mas surgiram, recentemente, parcerias com órgãos governamentais com o intuito de auxiliar no desenvolvimento de programas para combater problemas sociais, através do uso destas redes sociais, como por exemplo o combate ao aumento das taxas de suicídio no país. Mas não se restringem somente à órgãos governamentais, empresas como a Uber já disponibilizam a opção de motoristas mulheres transportarem apenas passageiras mulheres; como forma de garantir a segurança das passageiras e combater o feminicídio e a violência contra a mulher, assunto que está muito em alta no país.
      Utilizando a tecnologia da inteligência artificial, o Facebook juntamente com o Centro de Valorização da Vida (CVV), anunciaram no mês de outubro de 2019, a implantação de um "Bot" que atuará no aplicativo Mensager da empresa citada anteriormente. Antes de explicar a área de atuação e o programa em si, é importante esclarecer que um Bot é um programa de computador que é fabricado com o intuito de automatizar procedimentos que se repetem diversas vezes, e o mesmo também visa auxiliar pessoas nestes processos. Então, a parceria entre o órgão governamental e a empresa, tem o objetivo de prevenir o suicídio.
       Este programa irá obter informações e direcionar o tratamento para indivíduos que estejam passando por momentos difíceis relacionados à suicídio. Porém é importante ressaltar que o Bot não irá fornecer o tratamento. Irá apenas direcionar o paciente para canais de atendimento especializados para proporcionar as soluções possíveis. O sistema funciona a partir da postagem, do suposto paciente onde algum amigo em comum dentro da rede social, denuncia o conteúdo. A partir disto, o Bot seleciona a mensagem denunciada e oferece ajuda através de mensagens. Em casos extremos, o sistema envia socorristas até o local onde o paciente está acessando a rede social. A seguir, se contra uma imagem evidenciando o tipo de mensagem recebida:

                                             Fonte: Portal G1 tecnologia
                                            
      Outro exemplo da atuação das redes sociais no combate de problema sociais, pode ser evidenciado pela empresa Uber. No mês de outubro de 2019, a empresa anunciou a campanha "direção por elas" que consiste na permissão para que motoristas mulheres, possam transportar apenas passageiras mulheres em suas corridas. A iniciativa já começa a funcionar a partir da primeira semana de novembro em 3 cidades do país: Campinas, Curitiba e Fortaleza. Outras cidades receberão a opção de serviço nos primeiros meses de 2020.
        De acordo com a diretora geral da empresa no Brasil, apenas 6% dos 600 mil motoristas da Uber são mulheres. E esta iniciativa tem o objetivo de trazer mais mulheres para a plataforma, de maneira segura. A questão da segurança é o principal motivo identificado para justificar a baixa quantidade de motoristas mulheres na plataforma. O índice de feminicídio e violência contra mulher, é muito elevado no Brasil e a posição de motorista da plataforma poderia facilitar a ação de homens mau intencionados.
        As próximas ações da empresa também envolvem disponibilizar a opção para passageiros também optarem apenas por motoristas mulheres. Há diversos relatos de assédio por passageiras da empresa, tornando-se claramente um problema social evidente da empresa. Essas medidas visam auxiliar neste processo e ainda fortalecer o objetivo de atender todos os passageiros com segurança e eficiência.
        Portanto, pode-se concluir através dos relatos aqui citados, que a evolução no uso das redes sociais é evidente. Algo que surgiu com o intuito de proporcionar lazer e interação entre as pessoas, passou a se tornar uma opção de negócio rentável, e agora auxilia na solução de problemas sociais vigentes nos tempos atuais. É apenas um ponto de partida, se considerar toda a capacidade que as redes sociais tem de impactar a vida das pessoas e da sociedade como um todo. A evolução é evidente, e as expectativas são positivas.








Bibliografia: 

LOUREIRO, Rodrigo. Entenda de uma vez por todas o que é um bot e como ele funciona. 2016. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/entenda-de-uma-vez-por-todas-o-que-e-um-bot-e-como-ele-funciona/57075>. Acesso em: 11 abr. 2016.

DOURADO, Maria. O Brasil é o país que mais usa redes sociais na América Latina. 2019. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/brasil-e-o-pais-que-mais-usa-redes-sociais-na-america-latina/87696?fbclid=IwAR2NsvVujK2VhogxZCXnG9Rf4VF-JFOPyHt7m_mmGVf1McU3FMto9E2_lGQ>. Acesso em: 05 jul. 2019.

LAVADO, Thiago. Facebook e CVV anunciam bot no Messenger para ajudar na prevenção ao suicídio. 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2019/10/22/facebook-e-cvv-anunciam-bot-no-messenger-para-ajudar-na-prevencao-ao-suicidio.ghtml?fbclid=IwAR10KL8_oXjNJV4nNVkmOItCOLY4MFUTPtUqLmhXrrWDAFfG_zkxOW_h8Ow>. Acesso em: 22 out. 2019.
LAVADO, Thiago. Uber permitirá que motoristas mulheres realizem corridas apenas com passageiras mulheres. 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2019/10/24/uber-permitira-que-motoristas-mulheres-realizem-corridas-apenas-com-passageiras-mulheres.ghtml>. Acesso em: 24 out. 2019.



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