domingo, 27 de outubro de 2019

Aplicativos para controlar a ansiedade: como o mindfulness está cada vez mais acessível



Autora: Maria Luisa Ferreira Lopes

A ansiedade está cada vez mais presente nos nossos dias. É comum que este sentimento ocorra em mudanças de rotina ou experiências de algo novo. Porém, parece estar se tornando o mal do século, já que estamos sempre conectados e em velocidade máxima.
O sentimento de se estar ansioso pode se manifestar de formas diferentes para cada pessoa. Para algumas, por exemplo, é um sentimento de preocupação ou uma inquietude constante. Para outras, é um medo concreto de alguma coisa específica, como uma fobia, e pode acabar se manifestando em ataques de pânico.
O medo age como m mecanismo do nosso cérebro para nos alertar em situações de perigo e nos preparar para os desafios de vida. Emoções como o medo e a ansiedade podem prejudicar quando eles surgem em excesso ou quando não há nenhuma ameaça iminente.

Existem muitos meios de aprendizagem para alcançar o equilíbrio necessário para lidar melhor com situações de ansiedade. Vemos em lojas de produtos naturais cada vez mais meios para acalmar e manter um ritmo saudável para que as chances de acontecerem sejam menores, como os florais. E ainda, graças a própria tecnologia, um dos principais fatores de causa para este mal hoje em dia, temos acesso a meios de mantê-lo sobre controle.
Por estarmos tão desfocados, tão acelerados no mundo virtual que vemos hoje em dia, 47% do tempo não estamos atentos ao que estamos fazendo, de acordo com Marcelo Demarzo, médico, especialista em Medicina Preventiva e fundador e coordenador do Mente Aberta - Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde. 

Tudo parece piorar ainda mais ao estarmos tão atentos as redes sociais que nos mostram somente a fachada de felicidade que amigos, vizinhos, parentes tentam nos mostrar através das fotos e dos likes.


A meditação está sendo usada em múltiplas áreas. Além de acalmar aqueles que possuem mentes ansiosas ou depressivas, atletas a usam para se manterem focados e atingirem seus resultados com maior excelência. “Quando você está atento, está prestando atenção à sua respiração, aos sons, está presente no momento, por isso é lógico que seus sentidos se aprimoram. Também descobrimos que eles tinham mais massa cinzenta no córtex frontal, que está associado à memória e à tomada de decisão”, disse a pesquisadora-chefe Sara Lazar, neurocientista do Massachusetts General Hospital e da Harvard Medical School.
A atenção no momento nos mantém longe dos medos do passado ou do futuro, que são as causas da ansiedade. Meditar faz bem a saúde mental, reduzindo o estresse e ajudando a lidar com a pressão. Por isso, ao mesmo tempo em que reduz a ansiedade, melhora a concentração ajudando na prática de qualquer esporte.

A meditação e o mindfulness viraram febre e estão tão disponíveis através de aplicativos, plataformas online e até em chats. Apesar de, por um lado, causar tanto mal, sem as redes sociais e sem uma melhor comunicação e reconhecimento de que existem mais pessoas que passam por isso, não seria possível que tantas pessoas procurassem ajuda. Ou até mesmo tivessem ela de forma tão acessível a um toque de distância.
Temos acesso de forma simples a aplicativos de meditação com aplicação de técnicas de mindfulness, de forma a se ampliar o conhecimento pessoal de forma a controlar os medos em situações de stress e para ter maior noção sobre os próprios sentimentos. Esta nova onda de alternativa a medicina convencional, que fornece medicamentos para mitigação dos sentimentos, está cada vez mais forte nos dias atuais e cada vez mais acessíveis.




Meditar não é tarefa fácil para ninguém, ainda mais para aqueles que possuem a ansiedade como característica forte de seu psicológico. Não é somente manter as pernas cruzadas com os olhos fechados. O principal da meditação é prestar atenção em que tudo que se passa no momento, prestando atenção em sentimentos, barulhos, sensações, sem se distrair com pensamentos alheios. E mesmo que haja uma distração, não deve haver punição, somente um realinhamento para voltar ao momento presente e se concentrar em continuar focado. O uso dos aplicativos permite que, além de se tornar um hábito, através de notificações constantes nos horários que forem melhores para quem os usa, o usuário é guiado para uma maior concentração através de uma voz que o ajuda nesta tarefa.

O uso de ajuda em redes sociais está sendo cada vez mais conselhado e pode ser feito por qualquer um, apenas sendo necessário ter alguns minutos disponíveis e estar em um ambiente confortável e calmo no qual seja possível relaxar. Graças a disseminação do que se é aprendido e pode ser praticado de forma gratuita em redes sociais e plataformas de aplicativos está sendo possível que um dos maiores problemas que atinge a maioria dos brasileiros hoje em dia possa ser controlado. Só assim é possível que os medos sejam vistos de outra perspectiva e que seja possível superá-los de forma saudável, com ajuda. É importante ressaltar que, mesmo com o uso destes meios, é importante buscar ajuda profissional para diagnosticar e possuir encaminhamento das melhores técnicas para cada caso.

Maria Luisa Ferreira Lopes

Referências bibliográficas:

PRETO, Amanda. Meditação para ansiosos: veja os benefícios e como fazer. UOL, 2018. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/09/08/meditacao-e-ansiedade-veja-os-beneficios-e-como-fazer.htm

BROGLIATO, Camila. Aprender a meditar pode melhorar desempenho na corrida. Ativo, 2018. Disponível em: https://www.ativo.com/corrida-de-rua/papo-de-corrida/aprender-a-meditar-ajuda-desempenho/

NAISA, Leticia. Troquei gurus por aplicativos e comecei a meditar pelo celular. UOL TAB, 2019. Disponível em: https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2019/05/10/troquei-gurus-por-aplicativos-e-comecei-a-meditar-pelo-celular.htm

RUBENS, Paulo. Meditação Para Ansiedade e Nervosismo. Controlando a ansiedade, 2019. Disponível em: https://controlandoaansiedade.com/meditacao-para-ansiedade-e-nervosismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário