O Brasil é considerado internacionalmente como país do futebol, com muitos atletas reconhecidos pelo mundo todo. Infelizmente o futebol feminino não possui a mesma visibilidade, repercussão e investimentos que o masculino, mas isso não significa que não exista público alvo para esse esporte. Com a evolução da internet e das redes sociais a facilidade de encontrar o público para o futebol feminino está crescendo cada vez mais, provando para muitos que existem sim pessoas interessadas em assistir esse esporte. Foi com esse intuito que o projeto Dibradoras foi criado em 2015, com o objetivo de criar um espaço onde mulheres pudessem debater sobre futebol sem serem julgadas e sofrerem preconceitos. Inicialmente o projeto começou com um grupo no Facebook, e quatro anos depois o projeto já possui um canal no Youtube, um programa de Podcasts no site Central 3 e um blog na UOL. Tudo isso sendo administrado por três mulheres, a Renata Mendonça, a Angélica Souza e a Roberta Nina Cardoso. Posteriormente, com a evolução do projeto, o foco se tornou os esportes femininos como um todo, e não apenas sobre o futebol feminino. E tudo isso só se tornou viável devido a internet, que possibilitou juntar diversas mulheres de várias regiões no país em um só lugar com interesses em comum.
Em Julho de 2019 ocorreu na França a oitava edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino, sendo transmitida pela primeira vez em TV aberta no Brasil. Porém os números expressivos foram nas redes sociais, onde existe uma comunidade de fãs do futebol feminino, principalmente no Twitter, e é lá que sempre são compartilhadas as informações sobre as jogadoras da cada time. Antes da competição começar, o projeto Dibradoras criou um Observatório de Futebol Feminino para mensurar o efeito da participação do público durante os jogos do mundial nas redes sociais. E foi nessa edição da Copa do Mundo que os números de audiência foram recordes, se comparados com as edições anteriores. O engajamento dos fãs, principalmente nas redes sociais, aumentou a popularidade do esporte. No último jogo do Brasil contra a França nas quartas de finais mais de 35 milhões de pessoas assistiram, sendo a partida uma das mais comentadas nas redes sociais.
As redes sociais vieram para agregar e chamar mais atenção ao futebol feminino. Tanto no Twitter, no Instagram e nos próprios aplicativos de cada Liga, a principal função é disponibilizar as informações para os fãs, pois devido a falta de visibilidade que o esporte tem as redes sociais vieram para facilitar. As redes sociais servem como um meio de transmitir as informações de forma mais geral e com maior abrangência. O Futebol Feminino ainda tem muito o que melhorar, o primeiro passo seria mais investimentos na modalidade, mas enquanto isso não acontece a existência das redes sociais vem chamando cada vez mais pessoas que amam o esportes para assistirem a apoiarem essas atletas.
REFERÊNCIAS
CBF, Assessoria. Com auxílio do Fundo de Legado da Copa do Mundo, CBF proporciona ano inédito ao futebol feminino. CBF, 2019. Disponivel em: <https://www.cbf.com.br/futebol-brasileiro/noticias/campeonato-brasileiro-feminino/fundo-de-legado-da-copa-do-mundo-2014-proporciona-ano-inedito-no-futeb
HYPENESS, Redação. Dibradoras lançam Observatório de Futebol Feminino para acompanhar números da Copa. Hypeness, 2019. Disponivel em: <https://www.hypeness.com.br/2019/06/dibradoras-lancam-observatorio-de-futebol-feminino-para-acompanhar-numeros-da-copa/>
MERLI, Karina. Por trás dos dribles femininos - Quem são as Dibradoras. Jornalismo Júnior, 2018. Disponivel em: <http://jornalismojunior.com.br/por-tras-dos-dibres-femininos-quem-sao-as-dibradoras/>
NINA, Roberta. O impacto da Copa feminina e da estreia do Brasil nas redes sociais. UOL, 2019. Disponível em: <https://dibradoras.blogosfera.uol.com.br/2019/06/10/o-impacto-da-copa-feminina-e-da-estreia-do-brasil-nas-redes-sociais/>
NWSL. About the NWSL. Disponivel em: <http://www.nwslsoccer.com/about-the-nwsl>
SENECHAL, Alexandre. Brasil registra a maior audiência do mundo para a final da Copa feminina. Veja, 2019. Disponivel em: <https://veja.abril.com.br/placar/brasil-registra-a-maior-audiencia-do-mundo-para-a-final-da-copa-feminina/>
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