quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Clubes de futebol e as redes sociais

Autor: Eduardo Souto Camilo (16201127)


 O crescente uso das mídias sociais entre a sociedade em geral nos últimos anos, vem chamando atenção de vários seguimentos, e com os clubes de futebol não é diferente. Além da maior interação com seus torcedores, as redes sociais ajudam a internacionalizar a marca, fora que os clubes podem capitalizar suas contas, com mais patrocínios vinculados a essas redes.

  Mundialmente o clube com maior número de seguidores é espanhol Real Madrid, segundo o estudo realizado pela RESULT Sports, aponta que o clube madrileno conta com 242.984.560 seguidores, seguido pelo rival da Espanha, o Barcelona, com um pouco mais de 240 milhões de seguidores. Já no âmbito nacional, o clube que ultimamente tem mais seguidores nas redes sociais, segundo pesquisa Ibope Repucom, publicada em outubro de 2019, é o Clube de Regatas do Flamengo, com um número de 24.732.275 seguidores, seguido pelo Sport Clube Corinthians Paulista, com 22.473.124 seguidores. No âmbito de Santa Catarina o clube com maior número de seguidores em suas redes sociais, é a Chapecoense, o clube do oeste de SC, conta com 5.818.913 seguidores, seguido do Figueirense Futebol Clube com 1.072.008 seguidores.

Fonte: Pesquisa Ibope Repucom


  Em quesito de faturamento, o engajamento nas rede sociais podem trazer e em muitos clubes já trazem uma renda extra. Usamos como exemplo o Real Madrid, líder entre os clubes quando o é assunto rede social, o clube madrileno monetizou sua plataforma digital, em 2018 fechou um contrato com a empresa Samsung, onde a permite fazer anúncios em videos em sua plataforma social twitter, Além dessa parceria, o Real ainda lançou uma sessão paga na sua TV oficial, que custa 1,99 euros, onde disponibiliza a seus torcedores conteúdos digitais exclusivos do clube.
  No âmbito nacional os clubes vem cada vez mais buscando a inovação e engajamento de seus torcedores e simpatizantes, criando conteúdos próprios, tvs oficiais entre outros canais. A federação catarinense criou sua própria plataforma para a transmissão das partidas de seus clubes no campeonato catarinense, cobrando cerca de R$100 por usuários. O fato mais recente de monetização das redes sociais é do  Flamengo, o clube carioca vendeu as transmissões de seus jogos para Portugal e restante do mundo, fazendo elas por via Facebook e twitter. O intuito de seus dirigentes é atender os torcedores brasileiros no exterior e não a internacionalização da marca, o que será feito com outras ações promovidas pelo clube brasileiro. Utilizando quase o mesmo modelo o clube paulista Corinthians, criou seu próprio canal na sua TV oficial para transmitir suas partidas para torcedores corintianos fora do pais.

 A importância das redes sociais ficam cada vez mais evidente não só nos clubes mas na sociedade em si. Conforme o tempo passa os clube veem uma nova fonte de renda nas mídias digitais, o engajamento, a internacionalização da marca entre outras trazem mais patrocinadores e investimentos que podem reinvestido no futebol.

REFERENCIAS:
https://globoesporte.globo.com/blogs/blog-do-rodrigo-capelo/post/2019/10/22/flamengo-vende-transmissao-para-portugal-exibe-jogos-para-exterior-e-puxa-fila-para-outros-clubes.ghtml
http://www.iboperepucom.com/br/rankings/ranking-digital-dos-clubes-brasileiros-out2019/
https://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/flamengo-e-sao-paulo-sao-destaques-nas-redes-sociais-em-agosto_38099.html
https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/real-madrid-e-o-maior-clube-nas-redes-sociais-corinthians-e-fla-lideram-no-brasil-aponta-pesquisa.ghtml
http://digitale-sport-medien.com/gdfb19/

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