No mundo atual, há uma crescente e pertinente dependência das redes sociais. Cada vez mais pessoas e organizações utilizam das redes para melhorar e aumentar seus resultados e em 2003 a maior rede de networking destinada ao mundo organizacional foi lançada: o LinkedIn. No texto abaixo é apresentado um compilado de dicas que te auxiliará a deixar seu perfil adequado ao que as empresas buscas na rede.
1 - Deixe uma boa primeira impressão: Uma capa e foto de perfil bem escolhida chamam atenção e são agradáveis aos olhos e na rede não seria diferente, fotos em boa resolução com cores de contraste fará seu perfil ser mais atrativo trazendo mais visitantes e assim aumentando suas conexões. Mas atenção o LinkedIn não é Facebook e precisa de uma foto mais séria e responsável, e geralmente foto dessas redes não passam essa imagem. Caso não tenha uma foto que passe uma imagem de maior seriedade, escolha um lugar com uma boa luz e peça para alguém tirar uma foto de você, ps: selfies geralmente não são a melhor escolha.
2 - Faça um resumo completo: o resumo são as primeiras impressões que os recrutadores terão de você. O texto deve ter no máximo 2000 caracteres que contenha uma apresentação sobre você, interesses profissionais, sua área de atuação, telefone/e-mail de contato. Nesse quesito é importante se atentar aos erros de português e utilizar uma linguagem mais formal.
3 - Defina seu título profissional: o título profissional fica localizado embaixo do nome e é uma das informações mais importantes por ser usada como a principal filtragem das busca, o que faz com que o título seja última informação que o recrutador lê antes de entrar ou ignorar teu perfil. Quando se cadastra na rede e preenche as informações, automaticamente o LinkedIn cria um título para todos os perfis, colocando o seu cargo e a empresa atual, contudo essa não é a melhor forma de fazer com que recrutadores escolham seu perfil. Uma das melhores formas é escolher palavras chaves, que tenham conectividade com tua área, para facilitar as buscas, por exemplo: se você tem interesse em inbound marketing, tente ajustar no seu título para quando alguém buscar por esse tema, e afins,ter mais chance de ser encontrar seu perfil.
4 - Descreva sua experiência profissional: essa etapa é a principal para as empresas virem até você. É normal durante a universidade não ter um grande leque de experiências profissionais, portanto não economize palavras nas que você possui, descreva detalhadamente, suas funções, área, atividades que executava e não se esqueça de colocar quando começou e quando acabou. Caso não tenha tido experiências profissionais, escreva as entidades, organizações, trabalho voluntário que participou durante ou até antes da graduação.
5 - Habilidades: coloque no seu perfil as habilidades que você possui, por mais básica que possa parecer como pacote office e inglês, elas fazem diferença e por muitas vezes funcionam como critério de desempate para a seleção de um novo funcionário. Tente colocar no mínimo 5 habilidades, e que de certa forma se complementam e acrescente no teu segmento de mercado como por exemplo: Adaptabilidade - Gestão de tempo - Habilidade analítica - Excel - Comunicação. Essas habilidades seriam bem vistas por alguém que busca alguém para área de finanças.
6 - Tenha um perfil ativo: muitas pessoas fazem um lindo perfil no LinkedIn com todas as informações necessária, contudo deixa o mesmo parado sem atividade alguma. Assim como nas outras redes sociais, quando interagimos com pessoas/postagem deixamos nosso perfil mais ativos ocasionado maior engajamento, o que gera um networking cada vez maior. Por isso que é de grande importância, que além de uma conta completa com todas as informações bem detalhadas, o perfil tenha um fluxo recorrente de interação.
7- Deixe sua URL amigavel: A presença do linkedin vem crescendo tanto que muitas empresas deixaram de exigir o tradicional currículo pelo link do teu perfil na página. apesar de ser um pequeno detalhe que não fará grande diferença, uma url www.linkedin/seunome é muito mais bonito que www.linkedin/seunome15989209
A imagem a seguir é um compilado de informações, postado pelo próprio linkedin com os dados que comprovam como esses pequenos detalhes fazem diferença.

Referencias: LINKEDIN: 13 dicas incríveis para você ter um perfil campeão. Rock content, [S. l.], p. 1, 9 dez. 2014. Disponível em: LinkedIn: 13 dicas incríveis para você ter um perfil campeão. Acesso em: 30 out. 2019.
7- Deixe sua URL amigavel: A presença do linkedin vem crescendo tanto que muitas empresas deixaram de exigir o tradicional currículo pelo link do teu perfil na página. apesar de ser um pequeno detalhe que não fará grande diferença, uma url www.linkedin/seunome é muito mais bonito que www.linkedin/seunome15989209
A imagem a seguir é um compilado de informações, postado pelo próprio linkedin com os dados que comprovam como esses pequenos detalhes fazem diferença.

Referencias: LINKEDIN: 13 dicas incríveis para você ter um perfil campeão. Rock content, [S. l.], p. 1, 9 dez. 2014. Disponível em: LinkedIn: 13 dicas incríveis para você ter um perfil campeão. Acesso em: 30 out. 2019.
LINKEDIN. In: Linkedin: 74 dicas para melhorar seu perfil no linkedin. [S. l.], 15 fev. 2018. Disponível em: https://marketingcomcafe.com.br/como-fazer-um-linkedin-atrativo/. Acesso em: 30 out. 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário