YouTube como plataforma de aprendizagem gratuita: Caso Louis Rossmann.
Autor: Gabriel Gattino Réus
O YouTube é a plataforma de compartilhamento de vídeos mais famosa do mundo, criada em 2005 por três ex funcionários do PayPal e comprada pelo Google um ano depois pela bagatela de US $ 1,65 Bilhão. Atualmente os números da plataforma são impressionantes, são 46,000 anos de vídeos assistidos a cada ano, a cada minuto 400 horas de vídeo são enviadas para o YouTube. No momento são cerca de 1,9 Bilhões de usuários utilizando a plataforma por mês.
Dentre essa infinidade de conteúdo dos mais diversos temas e teores, existem os canais e videos didáticos, que propagam o conhecimento sobre praticamente tudo, experimente pesquisar sobre qualquer assunto ou tema que seja no YouTube, dificilmente sairá sem uma resposta.
Neste artigo vamos falar especificamente de um canal que ensina como reparar aparelhos eletrônicos, mais precisamente MacBooks, os notebooks da Apple, e como ele conseguiu propagar o conhecimento sobre algo técnico que pode ser aproveitado por qualquer pessoa gratuitamente em seu canal a fim de fazer aprender como fazer reparos em seus eletrônicos e até capacitando pessoas para abrirem suas próprias lojas de reparo independentes.
O canal Louis Rossmann, que leva o nome de seu dono, foi criado em 2011 e recentemente atingiu a marca de 1 milhão de inscritos na plataforma. A descrição de seu canal é a seguinte:
Eu ensino o reparo de placas lógicas a nível de componentes do MacBook de maneira fácil, na perspectiva de todos. Tento fazer da forma mais viável e divertida. Também analiso conceitos e filosofias de negócios que serão importantes para administrar e manter um negócio sustentável e lucrativo.
Sua loja de reparos fica na "First Ave 186" em Nova York, onde recebe serviços de pessoas que vão a loja com seus aparelhos e também de clientes que enviam seu MacBook pelo correio através de seu site. Durante os quase 10 anos de canal no YouTube Louis já foi questionado diversas vezes do motivo dele ensinar os outros a fazerem seu trabalho de graça, sendo que assim, o mesmo corre o risco de perder clientes. Sua resposta segue a linha de pensamento do movimento Right to Repair onde defende-se que as pessoas devem ter a liberdade de poder consertar seus eletrônicos se assim desejarem e que o conhecimento não deve ser monopolizado pelas corporações.
Algumas empresas de eletrônicos vem sistematicamente dificultando a possibilidade dos consumidores de reparar seus aparelhos, seja não disponibilizando a venda de peças para reparo, limitando informações sobre os produtos, limitando a ação de lojas de reparo autorizadas e chegando ao ponto de processar lojas de reparo independentes por exercer essa atividade.
Louis chegou a depor em audiência sobre o right to repair para os senadores americanos, onde os lobbystas representando as grandes corporações tentam desqualificar e barrar os avanços do projeto de lei que visa regulamentar o direito das pessoas e lojas de reparo em consertar seus produtos.
Assim como o direito de reparar seus eletrônicos, o conhecimento também deve ser um direito de todos, e nesse cenário o YouTube se mostra uma plataforma formidável, Rossmann expõe diversos casos de pessoas que assistiram seus videos e a partir dai conseguiram consertar suas maquinas sem ajuda de terceiros e alguns até abriram empresas de reparos independentes após dominar a teoria e prática exposta e seus videos.
No vídeo abaixo Rossmann relata o caso do jovem de 18 anos (Tim), que após dois anos assistindo seus videos e aprendendo sobre reparos montou seu "repair shop" na Califórnia, versus a empresa de 18 anos(Apple).
O YouTube pode ser utilizado como um ambiente virtual de aprendizagem alternativo as plataformas e ferramentas tradicionais de ensino, como exposto acima, iniciativas de indivíduos dispostos a propagar o conhecimento acabam auxiliando milhões de pessoas que chegam a se profissionalizar, de maneira alternativa, amadora e sem custos, contanto apenas com a força, dedicação e vontade de aprender.
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