Autora: Júlia Gazzinelli Maiolini (17204144)
Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (UFSC)
Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (UFSC)
Utilizar a internet como suporte na educação não é novidade tem um certo tempo. E mais ainda, a internet hoje ocupa um papel fundamental nos estudos. Mas afinal, por que se adaptar a essa tendência e quais os benefícios?
O conceito de educação híbrida (ou blended
learning ou semipresencial) surge como uma forma de tentar
explicar essa tendência do futuro, e nada mais é que o ensino tradicional
dialogando com as tecnologias, a fim de melhorar a maneira com que o
conhecimento está sendo transmitido e adquirido. A transmissão do conteúdo
perpassa, principalmente, pela atuação do professor no sistema
de ensino, havendo a necessidade de uma adaptação profunda, além de
aperfeiçoamento constante, uma vez que o futuro da educação envolve o uso de
ferramentas que antes eram pouco ou nada utilizadas.

Sobre isso, o blog Hotmart traz algumas previsões de quais as
opções das empresas e instituições de ensino ao pensar o futuro da educação,
incluindo:
- Machine Learning: trilhas de aprendizado
personalizadas e disponíveis na internet.
- Gamificação: jogos que são experiências para os
funcionários das empresas e alunos de instituições de ensino.
- Realidade virtual e aumentada: aumenta o engajamento,
já que o usuário tem a experiência da vida real através do virtual.
- Aprendizado aplicativo e colaborativo: ultrapassa
a relação do instrutor com o aluno, focando na interação.
- Aprendizagem orientada pelo comportamento: o
mais importante não serão os títulos obtidos, mas sim o relacionamento.
A educação híbrida é considerada uma das
metodologias mais promissoras de aprendizagem. E não só vista como tendência,
mas vista também como uma resposta ao modelo convencional, muitas
vezes ineficaz ou insuficiente para proporcionar um ensino personalizado que
proporcione uma experiência mais completa para professores e alunos.
Para aplicar essa modalidade na prática, é
necessário planejar estrategicamente a infraestrutura educacional,
estabelecendo definições pedagógicas, de formação de professores, de
cronogramas de aulas, entre outras. Os aspectos fundamentais da
implantação da sala de aula invertida são a produção de material para o aluno
trabalhar online e o planejamento das atividades a serem realizadas na sala de
aula presencial. E é justamente aqui, na implementação, que muitas
instituições se portam de forma negligente ou não se adaptam adequadamente.
Perspectivas do mercado educacional
Falar de educação envolve o mercado que
move esse sistema. A possibilidade de investir, principalmente em
universidades, tornou o mercado educacional um meio atrativo para grupos
nacionais e internacionais. Essa atratividade vem acompanhada
de uma necessidade de evoluir sempre, uma vez que também envolve competitividade e
negociações milionárias, como a fusão entre Kroton e Anhanguera.
Cabe citar, ainda, que engana-se quem pensa que
o blended learning vem sendo aplicado somente no meio
educacional: as empresas também estão se adaptando. Isso
ocorre, dentre outras razões, porque o método é consideravelmente adaptável e
democrático, existindo uma gama de meios para explorar um único conteúdo e
atender aos diferentes tipos de necessidades que surgem. As organizações
aplicam a metodologia a partir de treinamentos, por exemplo, que visam
elevar a produtividade e tornar a experiência dos colaboradores mais rica.
Com tudo isso em mente, podemos responder à
pergunta inicial: Por que se adaptar ao blended learning e quais os
benefícios? Para isso, podemos abordar tanto evidência teóricas quanto
resultados de estudos que indicam o sucesso dessa abordagem, como José Valente faz em seu artigo "Blended Learning e as mudanças
no ensino superior".
Em suma, temos hoje uma oportunidade de evoluir na educação. O modelo, apesar das críticas que sofre, se apresenta como mais promissor e mais próximo da realidade dos estudantes dessa geração do final do século XX e XXI, uma vez que o modelo tradicional, advindo do século XIX, de exposição de conteúdo não atende de forma eficiente às demandas dos mesmos. Não há mais como negar que a falta de identificação com o modelo expositivo de aulas gera impacto, por exemplo, na evasão das instituições de ensino. Não há mais como negar que precisamos nos adaptar se realmente quisermos evoluir.
Quer saber mais sobre o tema? Jeremy Bracken, professor de administração na Assumption College School, em Windsor, fala sobre o porque, de fato, termos entrado na "Era de Ouro" da educação e qual deve ser o papel do professor nesse cenário. Vale a pena conferir:
Quer saber mais sobre o tema? Jeremy Bracken, professor de administração na Assumption College School, em Windsor, fala sobre o porque, de fato, termos entrado na "Era de Ouro" da educação e qual deve ser o papel do professor nesse cenário. Vale a pena conferir:
Referências:
EADBOX. O que é blended learning e como aplicar em treinamentos. Disponível em: https://eadbox.com/o-que-e-blended-learning/. Acesso em: 27 out. 2019.
EADBOX. O que é ensino híbrido?. Disponível em: https://eadbox.com/o-que-e-ensino-hibrido/. Acesso em: 22 out. 2019.
EXAME. 10 grupos de educação que movimentam as aquisições do setor. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/10-grupos-de-educacao-que-movimentam-as-aquisicoes-do-setor/. Acesso em: 22 out. 2019.
HOTMART. Qual é o futuro da educação?. Disponível em: https://blog.hotmart.com/pt-br/futuro-da-educacao/. Acesso em: 24 out. 2019.
MEDIUM. Educação híbrida. Disponível em: https://medium.com/@vania3169/educa%C3%A7%C3%A3o-h%C3%ADbrida-dae37822acf9. Acesso em: 21 out. 2019.
VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, nov/2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079.pdf>. Acesso em: 27 out. 2019.
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