O "Manual de Conduta nas Redes Sociais Corporativas" é uma ferramenta aderida por muitas entidades, onde visam orientar os
colaboradores para o uso adequado e responsável das redes sociais corporativas.
A empresas acreditam que as inovações
tecnológicas são parte essencial do mundo atual, sendo que o uso adequado das
redes sociais por seus profissionais poderá estreitar relacionamentos com
diferentes públicos, promovendo positivamente o princípio essencial da empresa moderna.
Nesse sentido as empresas apoiam o uso
adequado das ferramentas de comunicação online, pois reconhece os potenciais
benefícios profissionais, institucionais e sociais da atuação nessas redes.
As orientações que os colaboradores da
empresa deverão seguir sempre que mencionarem, comentarem, publicarem ou
compartilharem conteúdos envolvendo as empresas, assim como apresentam
condutas, comportamentos e atitudes que a Empresa espera de seus colaboradores,
estagiários e prestadores de serviços, particularmente no ambiente digital em
relação aos assuntos vinculados à entidade.
Afinal o que são redes sociais?
O termo redes sociais advém da sociologia, sendo anterior a própria Internet. Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. É usado para analisar interações entre indivíduos, grupos, organizações ou até sociedades inteiras desde o final do século XIX.
No mundo virtual, as redes são sites e
aplicativos que permitem o compartilhamento de informações entre pessoas e/ou
empresas. Essas plataformas criaram uma nova forma de relacionamento entre
empresas e clientes, abrindo caminhos tanto para interação quanto para a
divulgação de produtos e serviços.
As redes sociais são sistemas online
projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da
criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos.
Alguns exemplos de rede social: Facebook
(rede social), Twitter (rede social e microblogging), YouTube (rede social e
compartilhamento de vídeo), Instagram (rede social e compartilhamento de
fotos), Blogs (publicações editoriais independentes) e inúmeros outros
serviços.
O fortalecimento da comunicação online e
das plataformas colaborativas vem alterando substancialmente a relação de uma
empresa com seus colaboradores, concorrentes, clientes, parceiros comerciais e
com a comunidade na qual está inserida.
O uso correto das redes sociais, dentro ou
fora da empresa, pode fortalecer a estratégia de negócios na mesma medida em
que uma conduta inadequada pode trazer danos à imagem.
Como funcionam as redes sociais...
As redes sociais digitais criaram novas formas de comunicação e relacionamento e estão mudando o jeito com que as pessoas conversam, trocam experiências, se relacionam com outras pessoas e com organizações. Mudaram inclusive a forma como as pessoas trabalham, compram produtos, resolvem problemas e constroem redes profissionais.
Com um alcance tão amplo é natural que as empresas se interessem a divulgar seus produtos e serviços nas redes, com o intuito de atingir o maior número de pessoas possíveis que sejam alvos do que a empresa tem a oferecer.
Pessoas compartilham seus hobbies e
interesses por meio das redes. Descobrem novas funcionalidades de produtos e
serviços, aprendem a usar melhor as tecnologias e disseminam conhecimento. Por isso, elas mudaram o mercado publicitário
e de comunicação, bem como as estratégias de relacionamento entre instituições
e clientes.
A rede
permite que pessoas conversem em mensagens de texto, faça chamada de voz ou até
mesmo com vídeo ao vivo, sem pagar nada mais por isso do que já se paga pela
conexão de internet. É uma oportunidade de ampliar horizontes, reestabelecer
amizades e conhecer pessoas.
Muitas pessoas usam a redes para tratar de
amenidades, falar de coisas da vida, mas também para divulgar eventos
interessantes para seus amigos e colegas de profissão, compartilhar
conhecimento, informações relevantes e notícias.
Referências:
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/como-funcionam-as-redes-sociais-na-pratica/
https://resultadosdigitais.com.br/especiais/tudo-sobre-redes-sociais/
http://www.postdigital.cc/blog/artigo/como-funciona-o-marketing-digital-nas-redes-sociais
https://www.todamateria.com.br/redes-sociais/
Nenhum comentário:
Postar um comentário