quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Manual de Conduta nas Redes Sociais Corporativas

Autora: Laysa Maria Manes


O "Manual de Conduta nas Redes Sociais Corporativas" é uma ferramenta aderida por muitas entidades, onde  visam orientar os colaboradores para o uso adequado e responsável das redes sociais corporativas.

A empresas acreditam que as inovações tecnológicas são parte essencial do mundo atual, sendo que o uso adequado das redes sociais por seus profissionais poderá estreitar relacionamentos com diferentes públicos, promovendo positivamente o princípio essencial da empresa moderna.

Nesse sentido as empresas apoiam o uso adequado das ferramentas de comunicação online, pois reconhece os potenciais benefícios profissionais, institucionais e sociais da atuação nessas redes.

As orientações que os colaboradores da empresa deverão seguir sempre que mencionarem, comentarem, publicarem ou compartilharem conteúdos envolvendo as empresas, assim como apresentam condutas, comportamentos e atitudes que a Empresa espera de seus colaboradores, estagiários e prestadores de serviços, particularmente no ambiente digital em relação aos assuntos vinculados à entidade.


Afinal o que são redes sociais?

O termo redes sociais advém da sociologia, sendo anterior a própria Internet. Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. É usado para analisar interações entre indivíduos, grupos, organizações ou até sociedades inteiras desde o final do século XIX.

No mundo virtual, as redes são sites e aplicativos que permitem o compartilhamento de informações entre pessoas e/ou empresas. Essas plataformas criaram uma nova forma de relacionamento entre empresas e clientes, abrindo caminhos tanto para interação quanto para a divulgação de produtos e serviços.

As redes sociais são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos.

Alguns exemplos de rede social: Facebook (rede social), Twitter (rede social e microblogging), YouTube (rede social e compartilhamento de vídeo), Instagram (rede social e compartilhamento de fotos), Blogs (publicações editoriais independentes) e inúmeros outros serviços.

O fortalecimento da comunicação online e das plataformas colaborativas vem alterando substancialmente a relação de uma empresa com seus colaboradores, concorrentes, clientes, parceiros comerciais e com a comunidade na qual está inserida.

O uso correto das redes sociais, dentro ou fora da empresa, pode fortalecer a estratégia de negócios na mesma medida em que uma conduta inadequada pode trazer danos à imagem. 

Como funcionam as redes sociais...



As redes sociais digitais criaram novas formas de comunicação e relacionamento e estão mudando o jeito com que as pessoas conversam, trocam experiências, se relacionam com outras pessoas e com organizações. Mudaram inclusive a forma como as pessoas trabalham, compram produtos, resolvem problemas e constroem redes profissionais.

Com um alcance tão amplo é natural que as empresas se interessem a divulgar seus produtos e serviços nas redes, com o intuito de atingir o maior número de pessoas possíveis que sejam alvos do que a empresa tem a oferecer.

Pessoas compartilham seus hobbies e interesses por meio das redes. Descobrem novas funcionalidades de produtos e serviços, aprendem a usar melhor as tecnologias e disseminam conhecimento.  Por isso, elas mudaram o mercado publicitário e de comunicação, bem como as estratégias de relacionamento entre instituições e clientes.

A rede permite que pessoas conversem em mensagens de texto, faça chamada de voz ou até mesmo com vídeo ao vivo, sem pagar nada mais por isso do que já se paga pela conexão de internet. É uma oportunidade de ampliar horizontes, reestabelecer amizades e conhecer pessoas.

Muitas pessoas usam a redes para tratar de amenidades, falar de coisas da vida, mas também para divulgar eventos interessantes para seus amigos e colegas de profissão, compartilhar conhecimento, informações relevantes e notícias.

Aproveite as oportunidades criadas pelas redes sociais digitais e ajude a construir um ambiente rico e interessante com atitudes responsáveis e éticas


Referências:

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/como-funcionam-as-redes-sociais-na-pratica/

https://resultadosdigitais.com.br/especiais/tudo-sobre-redes-sociais/

http://www.postdigital.cc/blog/artigo/como-funciona-o-marketing-digital-nas-redes-sociais

https://www.todamateria.com.br/redes-sociais/



Nenhum comentário:

Postar um comentário