Como colocar em prática a inovação em empresas familiares?
Autora: Ana Carolina Mognon
Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
As empresas familiares ou com gestão de tipo familiar têm suas
próprias características que variam de positivas a negativas dependendo do grau de
enraizamento cultural e das necessidades estratégicas de
crescimento do negócio. Nestas empresas, os laços afetivos são
base das decisões, além da valorização da antiguidade, alta fidelidade e exigência de
dedicação exclusiva. Por essa razão, é preciso que o sucessor saiba como funciona a cultura da empresa, pois está atrelada aos valores dela e é importante que isso se mantenha, desde que não sejam barreiras para inovação.
O Harvard Business Review, comenta que líderes de negócios familiares devem ser comprometidos e informados sobre o que acontece em suas organizações. Nesse caso, o sucessor deve também ser o incentivador da inovação, compartilhando informações com seus colaboradores e alocando recursos para projetos inovadores.
É preciso que o fundador ou até mesmo o sucessor tenham em mente a ideia de que os colaboradores precisam se sentir parte da empresa, sabendo exatamente o que se espera deles e qual o rumo da organização. Só assim o processo de inovação fará sentido para a equipe.
A inovação em empresas familiares pode ser muito mais eficiente do que em negócios não familiares, conforme apontou a pesquisa do Harvard Business Review. Apesar disso, ainda vemos muitos sucessores sofrendo para introduzir a inovação na empresa. É necessário inserir pequenas mudanças de modo que essa cultura não seja avessa à inovação.
Este, definitivamente, é a beleza da empresa familiar: ela evolui a cada geração, mas não perde a essência que a formou.
Por fim, é necessário dar espaço para trocas de ideias e intensificar o contato entre líderes e liderados. Além disso, como vivemos em um ambiente de altíssima competitividade, os sucessores de hoje devem estar ainda mais antenados ao que ocorre tanto na sua empresa quanto nas demais. É importante ressaltar a necessidade de uma empresa ter espaço para projetos inovadores no planejamento estratégico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário