quinta-feira, 11 de julho de 2019

SOCIEDADE 5.0: CENTRADA NOS HUMANOS


Em um plano de transformação social, Japão pretende realizar o desenvolvimento econômico e resolver os principais problemas sociais

Tatiana Arasaki Casarotto      Julho/2019

O Japão pretende ser o primeiro país no mundo a transformar a atual sociedade da informação (4.0) em um novo modelo de sociedade centrada no humano. Com uma proposta de Sociedade 5.0, o primeiro ministro do Japão Shinzo Abe, no poder desde 2012, pretende incorporar tecnologias avançadas em diversos setores e atividades sociais, promovendo a inovação para criar novos valores a partir de sistemas individuais.

 A Sociedade 5.0 surge como uma sociedade super inteligente em que o pleno uso de tecnologias como big data, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e robôs a possibilita resolver questões sociais de forma efetiva, incentivando a imaginação e criatividade diversificadas e promovendo a inovação. O Japão vai de encontro a uma estratégia nacional de digitalização.


Década perdida (Ushinawareta Jūnen )

Desde a década de 1990, a economia japonesa vive uma estagnação, que acrescida a crise financeira de 2008 e o triplo desastre de 2011 (tsunami, terremoto e acidente nuclear de Fukushima) reforça a contribuição para um fraco crescimento econômico. O conjunto de problemas vindos desde a década de 1990, incluem, além da baixa taxa de crescimento, uma taxa de natalidade em declínio, uma sociedade em grande grau de envelhecimento, capacidade de pesquisa em declínio e deterioração fiscal.

Para reverter este quadro, o Primeiro Ministro Abe procurou revitalizar a economia no Japão promovendo o "abenomics", uma estratégia nacional de política econômica que em um primeiro momento consistia de três metas: flexibilização monetária, estímulo fiscal e crescimento. Revisada todos os anos a política evoluiu com o esforço para criar um novo contrato social e modelo econômico incorporando totalmente as inovações tecnológicas da quarta revolução industrial.

Além de resolver o conjunto de problemas econômicos, o conceito de Sociedade 5.o foi desenvolvido pelo Governo Japonês abordando as mudanças climáticas, a segurança alimentar, a disponibilidade limitada de recursos naturais, energia e o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

Cocriando o futuro e a Sociedade 5.0

Do ponto de vista cultural, as atividades econômicas japonesas são orientadas há muito tempo pela mentalidade incorporada nas ODS, associadas ao conceito de sampo-yoshi (satisfação de três partes): 1) enfatiza a importância dos negócios enraizados na sociedade; 2) enfatiza que os benefícios devem ser para o vendedor, para o comprador e para a sociedade; 3) mottai-nai (aversão ao desperdício), que abraça o espírito de simbiose com a natureza.

Esta estratégia do governo japonês tem como segunda intenção expandir o modelo de Sociedade 5.0 para o resto do mundo. E para isso requer o envolvimento de parceiros em todo o mundo.

Entre as vantagens já existentes está no fato do Japão ser vizinho da China, que é um mercado enorme e crescente, e possuir uma relação atual favorável com os países em rápido crescimento como a Índia e os da Associação de Nações do Sudeste Asiático . Manter um contato próximo com as nações ocidentais também dá ao Japão uma vantagem geopolítica.

Desenvolvendo capacidades para a Sociedade 5.0

COMO OS ESTUDANTES ESTÃO SENDO PREPARADOS PARA A SOCIEDADE 5.0

Sociedade 5.0 é um conceito centrado no ser humano, portanto, o "desenvolvimento humano" é importante para sua realização. 

O Ministério da Educação está trabalhando para preparar uma geração de estudantes para que ganhem conhecimento e habilidades, tanto para sobreviverem às mudanças ainda desconhecidas da sociedade quanto para liderarem a mudança. O Governo japonês, em conjunto com o Keidanren (Federação das indústrias), considera que a chave para a preparação dos estudantes para as rápidas mudanças tecnológicas seja o foco nas forças humanas. 

Para isto, o Ministério da Educação está planejando ajustar o sistema educacional, da escola primária ao nível universitário. A ideia é que os estudantes japoneses possam dizer adeus a tradicional divisão na grade de disciplinas. "Na era do Google, os estudantes não necessitam memorizar cada fato específico. Hoje, muitas tarefas são melhores executadas por computadores. Portanto, a ênfase deve estar nas habilidades humanas como comunicação, liderança e resiliência, assim como, nas habilidades voltadas para a curiosidade, compreensão e leitura." Yoshimasa Hayashi (Ministro da Educação no Japão)

O Japão está se preparando para eliminar a divisão entre especialidades humanas e outras ciências. Pretendem ter alunos que se especializem em duas ou mais áreas distintas ao mesmo tempo que aprendem as artes liberais. Disciplinas como inteligência artificial, matemática, informática e ciências da vida serão dadas a todos os alunos de forma compulsória. Espera-se que a universidade promova o mais alto nível de educação e pesquisa do mundo. 

Como estratégia para as Universidades, o Governo pretende que elas apoiem mecanismos de promoção da inovação aberta, fortaleçam a colaboração internacional em pesquisa e ensino e apoiem cientistas juniores, o que é um grande desafio para as Universidades japonesas, considerando que a maioria dos pesquisadores japoneses trabalha dentro de um contexto japonês. 

O Conselho indústria-academia, no Japão,  está em força-tarefa para identificar ações específicas e encontrar soluções locais, em conjunto com a indústria e a academia, para cada necessidade, além da busca por soluções globais. Uma solução já encontrada é a educação recorrente, que seria uma oportunidade de aprender novamente depois de já ter iniciado no campo de trabalho. Garante, desta forma, o aperfeiçoamento de pessoas que há muito tempo saíram do universo estudantil.



Referências

http://www.keidanren.or.jp/journal/times/2019/0711_04.html

https://www.gov-online.go.jp/cam/s5/eng/#

https://www.japantimes.co.jp/opinion/2019/06/05/commentary/japan-commentary/security-society-5-0/#.XR5NH-hKiM9

https://www.japan.go.jp/abenomics/about/  

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário