Autor: Samuel Vieira
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Socioeconômico
Departamento de Ciências da Administração
Ambientes
Virtuais de Aprendizagem
INTERNET E TECNOLOGIA
Com o surgimento da Internet, as distâncias foram sendo reduzidas, as
formas de comunicação foram se transformando e as conexões evoluíram para o
Ambiente Virtual.
Ao ambiente virtual se agregou informação e aplicativos de comunicação,
foi a mudança do espaço físico para um espaço holográfico, como que uma
replicação do mundo como conhecemos em um universo paralelo.
A consolidação da INTERNET, acrescida ao desenvolvimento
tecnológico impôs uma severa transformação à sociedade.
Na educação o crescimento da demanda por qualificação e a escassez de
recursos encontrou na tecnologia uma forte aliada no desenvolvimento de
soluções para universalização do ensino, fortemente disseminada pela Educação à
Distância.
https://www.youtube.com/watch?v=I8nKpLIKU9U
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Fundamentação: Torres (2004, p. 3)-Elaboração Samuel Vieira
|
Características EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
[...] a educação a distância não é apenas aprendizagem
convencional com a ajuda de uma mídia técnica em particular. É uma abordagem
totalmente diferente, com estudantes, objetivos, métodos, mídias e estratégias
diferentes e, acima de tudo, objetivos diferentes na política educacional. A
educação a distância é sui generis (PETERS, 2009, p. 69-70).
Separação Professor-Aluno
·
A separação física entre os
participantes, estudantes e professor;
·
Comunicação não contínua;
·
Separação geográfica.
O
processo de aprendizagem na EaD se concretiza sem a necessidade da presença em
sala de aula, muitas instituições já adotam o processo de total monitoramento
do aprendizado à distância, algumas modalidades se dão de forma semi presencial,
com os encontros se dão com maior frequência.
No
processo de aprendizagem a ausência do
contato presencial é suprida pela utilização de ferramentas de mediação (Telefone,
fax, áudio, vídeo, televisão, email, grupos de discussão etc), que além do
contato propiciam a distribuição do conteúdo necessário ao aprendizado.
A
EaD possibilita a melhor otimização do espaço e do tempo em favor da educação.
O aluno estuda conforme sua disponibilidade e conveniência. Ou seja, o aluno se
programa para estudar de acordo com suas características cognitivas, com
dedicação mais espaça ou de forma mais concentrada em curtos períodos.
Uso
de mídias Instrucionais
Segundo
Vescovi Netto e Nobre (2011), é possível escolher o texto, o áudio, o vídeo, a
animação, ou mesmo experimentar uma sequência das diferentes mídias, para
saborear o conhecimento pelas mais diversas sensações.
·
Estudos feitos de forma independente;
·
Em materiais, tanto virtuais quanto
impressos elaborados para o aprendizado;
·
Mediante o uso de tecnologias da
informação e comunicação;
Comunicação
bidirecional
A
comunicação bidirecional é uma das três características comuns nas definições
de EaD. Na comunicação bidirecional, o estudante não se coloca como simples
receptor de de mensagens. Ou seja, apesar da distância, deve se buscar estabelecer
uma interação dialógica, criativa, crítica e participativa entre professor e
alunos.
Universidade aberta no Brasil
Em 2005, o
Ministério da Educação, em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes
das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e as Instituições
participantes do Fórum das Estatais pela Educação, criaram o sistema
Universidade Aberta do Brasil (UAB), o qual tem como foco o apoio às Políticas
Públicas e à Gestão da Educação Superior.
O sistema UAB foi oficializado pelo Decreto n°
5.800, de 8 de julho de 2006, ao instituir em seu Artigo 1º “[...] o Sistema
Universidade Aberta do Brasil - UAB, voltado para o desenvolvimento da
modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar
a oferta de cursos e programas de educação superior no País.”
Articulação entre IES
e polos de apoio presencial
Fonte:
Portal da UAB (UAB, 2013).
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A Universidade Aberta do Brasil é um sistema gerenciado pelo Governo Federal para apoiar a formação superior, prioritariamente de professores do ensino básico. O sistema propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria entre governo federal e os governos municipais e estaduais.
Distribuição geográfica dos polos de
Mapa dos Polos UAB–Capes (atualizado em 12/04/2017)
A Universidade Aberta do Brasil constitui um excelente exemplo de Educação a Distância, preenchidos os requisitos de funcionamento não presencial, com funcionamento mediante estrutura tecnológica e de comunicação bidirecional. Observa-se em sua estrutura o aporte de uma rede de apoio para atender necessidades de avaliações e de interação presencial em complemento ao propósito de EaD.
referência:
BRASIL, Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de
2005. Diário Oficial [da] República do Brasil, Brasília, 20 dez. 2005. Seção 1,
p. 1 a 4. Disponível<http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/dec_5622.pdf>. Acesso em
13 jun. 2019.
Decreto n. 5.800, de 8 de junho de 2006.
Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil. 2006.Disponível<https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2006/decreto-5800-8-junho-2006-543167-publicacaooriginal-53181-pe.html>. Acesso em
13 jun. 2019.
Lei nº
9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
1996. Disponível<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em
13 jun. 2019.
Portaria Normativa do Ministério da Educação nº 4.059, de 10 de
dezembro de 2004. Diário Oficial [da] República do Brasil, Brasília, 13 dez.
2004. Seção 1, p. 32-33. Disponível<http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf>. Acesso em
15 jun. 2019.
DED/Capes. Disponível<https://www.capes.gov.br/infocapes/007-maio-2019/>. Acesso em
15 jun. 2019.
Evolução da internet (linha do tempo)< https://www.youtube.com/watchv= I8nKpLIKU9U33.>. Acesso em16 jun. 2019.
PASSOS, Marize Lyra Silva. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: breve
histórico e contribuições da Universidade Aberta do Brasil e Rede e-Tec Brasil. Disponível<https://www.researchgate.net/publication/324136558>. Acesso em
12 jun. 2019.
TORRES,
P. Os Paradoxos do Ensino superior a Distância no Brasil_ponencia – 2004 UNESCO
<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/a-evolucao-da-educacao-a-distancia-no-ensino-superior-no-brasil/56172> Acesso em
15 jun. 2019.
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