domingo, 16 de junho de 2019

INTERNET - TECNOLOGIA E OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO

Autor: Samuel Vieira

Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Socioeconômico
Departamento de Ciências da Administração
Ambientes Virtuais de Aprendizagem

INTERNET E TECNOLOGIA

Com o surgimento da Internet, as distâncias foram sendo reduzidas, as formas de comunicação foram se transformando e as conexões evoluíram para o Ambiente Virtual.

Ao ambiente virtual se agregou informação e aplicativos de comunicação, foi a mudança do espaço físico para um espaço holográfico, como que uma replicação do mundo como conhecemos em um universo paralelo.



https://www.youtube.com/watch?v=I8nKpLIKU9U

A consolidação da INTERNET, acrescida ao desenvolvimento tecnológico impôs uma severa transformação à sociedade. 

Na educação o crescimento da demanda por qualificação e a escassez de recursos encontrou na tecnologia uma forte aliada no desenvolvimento de soluções para universalização do ensino, fortemente disseminada pela Educação à Distância.
https://www.youtube.com/watch?v=I8nKpLIKU9U


EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Fundamentação: Torres (2004, p. 3)-Elaboração Samuel Vieira



Características EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

[...] a educação a distância não é apenas aprendizagem convencional com a ajuda de uma mídia técnica em particular. É uma abordagem totalmente diferente, com estudantes, objetivos, métodos, mídias e estratégias diferentes e, acima de tudo, objetivos diferentes na política educacional. A educação a distância é sui generis (PETERS, 2009, p. 69-70).

Separação Professor-Aluno
·         A separação física entre os participantes, estudantes e professor;
·         Comunicação não contínua;
·         Separação geográfica.
O processo de aprendizagem na EaD se concretiza sem a necessidade da presença em sala de aula, muitas instituições já adotam o processo de total monitoramento do aprendizado à distância, algumas modalidades se dão de forma semi presencial, com os encontros se dão com maior frequência.
No processo de aprendizagem  a ausência do contato presencial é suprida pela utilização de ferramentas de mediação (Telefone, fax, áudio, vídeo, televisão, email, grupos de discussão etc), que além do contato propiciam a distribuição do conteúdo necessário ao aprendizado.
A EaD possibilita a melhor otimização do espaço e do tempo em favor da educação. O aluno estuda conforme sua disponibilidade e conveniência. Ou seja, o aluno se programa para estudar de acordo com suas características cognitivas, com dedicação mais espaça ou de forma mais concentrada em curtos períodos.

Uso de mídias Instrucionais
Segundo Vescovi Netto e Nobre (2011), é possível escolher o texto, o áudio, o vídeo, a animação, ou mesmo experimentar uma sequência das diferentes mídias, para saborear o conhecimento pelas mais diversas sensações.

·         Estudos feitos de forma independente;
·         Em materiais, tanto virtuais quanto impressos elaborados para o aprendizado;
·         Mediante o uso de tecnologias da informação e comunicação;

Comunicação bidirecional
A comunicação bidirecional é uma das três características comuns nas definições de EaD. Na comunicação bidirecional, o estudante não se coloca como simples receptor de de mensagens. Ou seja, apesar da distância, deve se buscar estabelecer uma interação dialógica, criativa, crítica e participativa entre professor e alunos.

Universidade aberta no Brasil

Em  2005, o Ministério da Educação, em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e as Instituições participantes do Fórum das Estatais pela Educação, criaram o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), o qual tem como foco o apoio às Políticas Públicas e à Gestão da Educação Superior.
O sistema UAB foi oficializado pelo Decreto n° 5.800, de 8 de julho de 2006, ao instituir em seu Artigo 1º “[...] o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País.”



Articulação entre IES e polos de apoio presencial

Fonte: Portal da UAB (UAB, 2013).
















A Universidade Aberta do Brasil é um sistema gerenciado pelo Governo Federal para apoiar a formação superior, prioritariamente de professores do ensino básico. O sistema propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria entre governo federal e os governos municipais e estaduais.


Distribuição geográfica dos polos de

 apoio presencial do sistema UAB
Mapa dos Polos UAB–Capes (atualizado em 12/04/2017)


A Universidade Aberta do Brasil constitui um excelente exemplo de Educação a Distância, preenchidos os requisitos de funcionamento não presencial, com funcionamento mediante estrutura tecnológica e de comunicação bidirecional. Observa-se em sua estrutura o aporte de uma rede de apoio para atender necessidades de avaliações e de interação presencial em complemento ao propósito de EaD.



referência:
BRASIL, Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Diário Oficial [da] República do Brasil, Brasília, 20 dez. 2005. Seção 1, p. 1 a 4. Disponível<http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/dec_5622.pdf>. Acesso em 13 jun. 2019.
Decreto n. 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil. 2006.Disponível<https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2006/decreto-5800-8-junho-2006-543167-publicacaooriginal-53181-pe.html>. Acesso em 13 jun. 2019.
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 13 jun. 2019.
Portaria Normativa do Ministério da Educação nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Diário Oficial [da] República do Brasil, Brasília, 13 dez. 2004. Seção 1, p. 32-33. Disponível<http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf>. Acesso em 15 jun. 2019.
DED/Capes. Disponível<https://www.capes.gov.br/infocapes/007-maio-2019/>. Acesso em 15 jun. 2019.


Evolução da internet (linha do tempo)<https://www.youtube.com/watchv= I8nKpLIKU9U33.>. Acesso em16 jun. 2019.

PASSOS, Marize Lyra Silva. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: breve histórico e contribuições da Universidade Aberta do Brasil e Rede e-Tec Brasil. Disponível<https://www.researchgate.net/publication/324136558>. Acesso em 12 jun. 2019.

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