domingo, 16 de junho de 2019

Marketing de Conteúdo: O que é e pra quê é usado?

Por: Paulo Miguel Cipriani (15201152)

Marketing de Conteúdo: O que é e pra quê é usado?


Marketing de Conteúdo


O Marketing de Conteúdo nada mais é atrair as pessoas por meio da criação de conteúdos altamente relevantes e valioso para seu público alvo e desta forma, você o atrai, envolve e gera valor para este possível cliente, fazendo com que ele tenha uma visão positiva de sua marca e, possivelmente, gerar mais negócios para sua empresa.

As denominações "atrair, relacionar (envolver) e vender (gerar mais negócios) são muito semelhantes ao que encontramos dentro dos 5 passos para se fazer Inbound Marketing: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Isto ocorre pois o Marketing de Conteúdo é uma parte do Inbound Marketing (marketing de atração) e pode-se dizer que é nele que o Inbound Marketing começa ao menos nos seus primeiros passos: Oferecer ao cliente um conteúdo de valor e relevante, convertê-lo em Lead oferecendo este conteúdo, com conteúdo de qualidade fazer com que seu cliente veja você positivamente e por meio disto, aumentar as vendas.

Mas podemos "destrinchar" ainda mais sua definição.

"[...] conteúdo relevante e valioso [...]"



Ao contrário do que muitos pensam, um conteúdo "relevante e valioso" não é falar sobre sua marca, seu serviço ou seu produto da melhor forma possível na tentativa de convencer o possível cliente de que você é a escolha certa  para solucionar seu problema. Na verdade, Marketing de Conteúdo é o completo oposto disso: trata-se de falar sobre as dores, problemas e dificuldades do seu cliente e, sabendo destas dores, problemas e dificuldades, entregar para ele um conteúdo que o ajude a solucionar seu problema, ou ao menos ameniza-lo e informa-lo a respeito de suas dores. E mais: sem pedir rigorosamente nada em troca. O bom conteúdo não é focado em vender, mas em entregar benefício para quem lê. A venda é apenas uma consequência do bom conteúdo criado.

" [...] atrai, envolve e gera valor [...]"



O conteúdo criado por você não é apenas útil. Lembre-se: ele é criado pensando no seu público-alvo e portanto, será usado bem quando seu público mais precisa daquele conteúdo. Construindo um conteúdo de qualidade e realmente relevante você não só vai suprir a necessidade daquele possível cliente que o encontrou, mas também fará com que esta pessoa compartilhe esse conteúdo com mais pessoas.

[...] tenha uma percepção positiva de sua marca e, possivelmente, gerar mais negócios para sua empresa"




Lembra-se da primeira parte, sobre não pedir rigorosamente nada em troca pelo conteúdo que você criou e disponibilizou a seu cliente? É aqui que você como criador de conteúdo tem seu retorno. Por ter oferecido de forma "praticamente gratuita" (praticamente pois geralmente pede-se em troca o contato da pessoa, o e-mail, tornando-a um Lead) um conteúdo altamente valioso, relevante e no momento em que o público mais precisava ele passa a ter uma visão positiva sobre você, sua empresa e sua marca. E as pessoas estão muito mais dispostas a falar sobre aquilo que vêem de forma positiva e a comprar de empresas que gostam e conhecem. 


Vale a pena investir em Marketing de Conteúdo?



Além dos pontos positivos óbvios de se investir em Marketing de Conteúdo que são os de melhorar o relacionamento com os clientes e o de ampliar o engajamento com a marca, há ainda alguns outros motivos "por trás dos panos".

Ter defensores da marca


Defensores da marca são embaixadores da sua empresa e fundamentais no marketing boca a boca. São de extrema importância, visto que nos dias atuais ninguém compra um produto ou contrata um serviço sem antes consultar a opinião de quem já possui o produto ou serviço e pode contar a experiência que tem com o mesmo. Apenas por curiosidade: este comportamento é estudado por profissionais de Neuromarketing e é chamado de "efeito de representatividade" ou "efeito manada". É sem dúvidas o meio que mais gera interessados e possíveis clientes e o melhor: não tem custo para a empresa caso esta venha fazendo um Marketing de Conteúdo bom, realmente focado no cliente e não na empresa. Um deslize e o marketing boca a boca passa a ser o maior inimigo da empresa.

Visibilidade


Não apenas seus clientes vão falar positivamente de sua marca, mas também serve para aumentar sua visibilidade no universo da internet. Criar conteúdos relevantes melhoram seu posicionamento nas pesquisas feitas em blogs, sites, redes sociais, no Google e em qualquer outra ferramenta de pesquisa. Um bom posicionamento nestes buscadores significa mais visibilidade e mais visibilidade significa mais clientes.

Presença na vida do seu cliente


O Marketing de Conteúdo permite que você esteja na vida de seu cliente das mais diversas formas, por poder ser publicado de diversas maneiras e em diversas plataformas, se adequando a públicos-alvo diferentes. Por exemplo, você pode publicar seu conteúdo no blog de seu site, mas também em sua página na rede social. Também pode compartilha-la via e-mail. Pode publica-la na forma de E-book, Whitepapers, webnars, podcasts etc. Enfim, inúmeros são os meios e os locais para "estar presente" na vida do seu cliente, basta usar a criatividade para encontra-lo.

Aumentar suas vendas


Novamente falando de como o cliente vê sua marca: as pessoas tendem a comprar ou contratar serviços de empresas que confiam ou que muitas pessoas comentam positivamente a respeito. E mais: as pessoas lembram de quem ficou ao seu lado e ajudou a solucionar "aquele" problema. Se você for a empresa que ajudou em um problema ou dúvida, que trouxe a informação relevante e que ela precisava, que esteve ali a disposição da pessoa, são grandes as chances de ela lembrar de sua amrca na hora da decisão da compra.

E os números?



A audiência da televisão vem decaindo muito nos últimos anos. Entre 2001 e 2014, a audiência da Rede Globo caiu em mais de 38%. 

Ao mesmo tempo, plataformas como o YouTube recebem em média 60 milhões de usuários por mês. Segundo uma pesquisa realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em 2014, o brasileiro maior de 16 anos gasta em média 3h40 por dia na internet.

Outro dado relevante na hora de optar pelo Marketing de Conteúdo é uma pesquisa realizada pela comScore: cerca de 74% das pessoas pesquisam a respeito do serviço, produto ou empresa antes de realizar uma compra. Exatamente por isso é importante ser lembrado de forma positiva!

Não obstante o já acima informado, também uma pesquisa realizada pela iContact mostra que clientes impactados por e-mail marketing costumam gastar 83% mas nas compras. E quando o assunto é "e o dinheiro que eu vou gastar com este tipo de marketing?", uma pesquisa da Demand Metric mostra que o Marketing de Conteúdo custa em média 62% menos que o marketing convencional (televisão, rádios, jornais, panfletos etc) e gera 3x mais Leads. Além disso, quando o assunto é Administração, ninguém quer por acabar ficando atrás dos concorrentes. O Content Marketing Institute mostrou que cerca de 70% das empresas dobraram a quantidade de conteúdo produzido em 2014.

Por fim, mesmo com todas as vantagens acima expostas, é importante ressaltar que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia utilizada para conseguir resultados a longo prazo (e exatamente por isso é importante começar o quanto antes). Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing bem feitos e aplicados geram muito mais resultado do que qualquer marketing convencional e custam menos.

Quem quiser ver um pouco mais sobre Marketing do Conteúdo, segue uma video-aula sobre como montar uma estratégia a respeito do assunto.


Referências

MARKETING DE CONTEÚDO. Roda Web. Disponível em: <https://redaweb.com.br/conteudo/marketing-de-conteudo>. Acesso em: 16/Jun/2019.

MARKETING DE CONTEÚDO. Paulo Faustino. Disponível em: <https://www.paulofaustino.com/marketing-de-conteudo/>. Acesso em: 16/Jun/2019.

MARKETING DE CONTEÚDO. Rock Content. Disponivel em: <https://rockcontent.com/blog/marketing-de-conteudo/>. Acesso em: 16/Jun/2019.

MARKETING DE CONTEÚDO. Conversion. Disponível em: <https://www.conversion.com.br/blog/marketing-de-conteudo/>. Acesso em: 16/Jun/2019.

INBOUND MARKETING. Resultados Digitais. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/especiais/inbound-marketing/>. Acesso em: 16/Jun/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário