domingo, 23 de junho de 2019

E-LEARNING O FUTURO DA EDUCAÇÃO


Embora o termo “e-learning tenha sido bastante divulgado nos últimos anos, muitos ainda desconhecem o que realmente significa e como isso pode ajudá-los a alcançar o sucesso em suas vidas profissional e pessoal.  

O termo “e-learning” existe apenas desde 1999, quando a palavra foi utilizada pela primeira vez em uma apresentação de TCC. Outras palavras também começaram a aparecer na busca de uma descrição precisa, como “aprendizagem eletrônica”, "aprendizado on-line" e "aprendizado virtual". No entanto, os princípios por trás do e-learning foram bem documentados ao longo da história, e até há evidências que sugerem que as primeiras formas de e-learning existiam desde o século XIX. 

Muito antes de a internet ser lançada, cursos a distância estavam sendo oferecidos para proporcionar aos alunos educação sobre determinados assuntos ou habilidades. Na década de 1840, Isaac Pitman ensinou a seus alunos a taquigrafia por correspondência. Essa forma de escrita simbólica foi projetada para melhorar a velocidade da escrita e era popular entre os secretários, jornalistas e outros indivíduos que faziam muitas anotações. Pitman, que era um professor qualificado, recebeu as tarefas concluídas pelo correio e depois enviava aos alunos mais trabalhos para serem concluídos usando o mesmo sistema.

Isaac Pitman

Em 1924, a primeira máquina de testes foi inventada. Este dispositivo permitiu que os alunos testassem a si mesmos. Então, em 1954, B.F. Skinner, um professor de Harvard, inventou a “máquina de ensino”, que permitia às escolas administrar instrução programada para seus alunos.   

Os primeiros sistemas de aprendizagem on-line foram criados apenas para fornecer informações aos alunos, mas quando entramos nos anos 70, o aprendizado on-line começou a se tornar mais interativo. Na Grã-Bretanha, a Open University fez questão de aproveitar o e-learning, seu sistema de educação sempre foi focado em aprender à distância. No passado, os materiais do curso eram entregues por correio e a correspondência com os tutores era via correio. Com o advento internet, a Open University começou a oferecer uma gama mais ampla de experiências educacionais interativas, além de uma correspondência mais rápida com os alunos via e-mail, etc. 



Com a introdução do computador e da internet no final do século 20, as ferramentas de e-learning e os métodos de entrega se expandiram. O primeiro computador MAC, nos anos 80, permitiu que os indivíduos tivessem computadores em suas casas, tornando mais fácil para aprendermos sobre determinados assuntos e desenvolver certos conjuntos de habilidades. Então, na década seguinte, os ambientes de aprendizagem virtual começaram a prosperar de verdade, com as pessoas obtendo acesso a uma grande variedade de informações on-line e oportunidades de aprendizado virtual. 

No início dos anos 90, várias escolas haviam sido criadas para ministrar cursos on-line, aproveitando ao máximo a Internet e levando a educação para pessoas que antes não podiam frequentar uma faculdade devido a restrições geográficas ou de tempo. Os avanços tecnológicos também ajudaram os estabelecimentos de ensino a reduzir os custos do ensino à distância, uma economia que também seria repassada aos alunos. 

Nos anos 2000, as empresas começaram a usar o e-learning para treinar seus funcionários. Trabalhadores novos e experientes agora tiveram a oportunidade de melhorar sua base de conhecimento da indústria e expandir seus conjuntos de habilidades. Em casa, os indivíduos tinham acesso a programas que lhes ofereciam a capacidade de obter diplomas on-line e enriquecer suas vidas por meio do conhecimento ampliado. 

O aprendizado virtual está aqui para ficar. À medida que a propriedade do computador cresce em todo o mundo, o e-learning se torna cada vez mais viável e acessível. As velocidades de conexão à Internet estão aumentando e, com isso, surgem oportunidades para mais métodos de treinamento em multimídia. 

Com o imenso aperfeiçoamento das redes móveis nos últimos anos e o aumento do teletrabalho, aproveitar todos os recursos incríveis do e-learning é uma realidade com Smartfones e outros dispositivos portáteis. Tecnologias como as mídias sociais também estão transformando a educação constantemente. 

De um modo geral, o aprendizado é caro, leva muito tempo e os resultados podem variar. O aprendizado virtual tem tentado há anos complementar a maneira como aprendemos para torná-lo mais eficaz e mensurável. O resultado agora é que há uma série de ferramentas que ajudam a criar cursos de treinamento interativos padronizar o processo de aprendizagem.. Várias tendências de aprendizagem on-line podem nos dar uma visão clara do futuro de como as ferramentas de aprendizagem serão moldadas: 

O micro-aprendizado concentra-se no design de atividades de micro-aprendizagem por meio de micro-etapas em ambientes de mídia digital, já é uma realidade diária para muitos trabalhadores do conhecimento de hoje. É um termo recente e frequentemente utilizado para a área de e-learning. O micro-learning foge dos modelos tradicionais e diminui consideravelmente a carga cognitiva do aluno que se dispõe a aprender algo. Mas também pode ser utilizado em outros contextos como, por exemplo, na hora de ensinar o usuário a utilizar um aplicativo pela primeira vez. É comum encontrarmos aplicativos que nos recepcionam com cards contendo uma ilustração e uma frase pontual explicando algum recurso. Essa maneira de transmitir pequenas frações de informações instrucionais também faz parte do micro-learning.  




A gamificação é o uso do pensamento do jogo e da mecânica do jogo em um contexto sem jogo para engajar usuários e resolver problemas. 


A Aprendizagem Personalizada é a adaptação da pedagogia, currículo e ambientes de aprendizagem para atender às necessidades e aspirações dos alunos individuais. A personalização é mais ampla do que apenas individualização ou diferenciação, pois proporciona ao aluno um certo grau de escolha sobre o que é aprendido, quando é aprendido e como é aprendido. Isso pode não indicar uma escolha ilimitada, pois os alunos ainda terão metas a serem cumpridas. No entanto, pode proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender de maneiras adequadas aos seus estilos individuais de aprendizagem e às múltiplas inteligências existentes. 


O futuro distante do eLearning é o aprendizado automático . Em uma cena bem conhecida do filme The Matrix, Neo se deita em uma cadeira de dentista de alta tecnologia e prende uma série de eletrodos, baixando uma série de programas de treinamento de artes marciais em seu cérebro. Depois, ele abre os olhos e fala as palavras "Eu conheço o Kung Fu". 


  
Esse tipo de aprendizado automático pode soar como um futuro distante para muitos, mas é para onde estamos indo. E apesar das questões éticas que podem surgir, os benefícios podem ser substanciais em vários níveis, se usados adequadamente. 

O e-learning já está revolucionando como nós humanos temos acesso as informações, sem duvida nenhuma é um marco para a humanidade, afinal ter acesso a informação e processar no cérebro essas informações formando o conhecimento é o que nos diferencia de qualquer outra espécie animal.
  


Referencias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário