segunda-feira, 17 de junho de 2019

A REDE DE QUINTA GERAÇÃO

Jéssica Pereira de Aguiar (14201402)
Ambientes virtuais de aprendizagem (EGC5019)




As redes de quinta geração, com implantação prevista para março de 2020 no Brasil, serão um enorme avanço para a sociedade, pois foram desenvolvidas para comportar a grande quantidade de informações e inovações tecnológicas criadas diariamente, como carros autônomos e inteligência artificial. Atualmente, o serviço já é oferecido em cidades do Reino Unido, Estados Unidos e Coréia do Sul, mas de forma limitada.
O programa de televisão “Olhar Digital” trouxe o vídeo abaixo com as primeiras impressões da internet 5G:
Segundo a BBC News Mundo, a três maiores vantagens da conectividade 5G são:

- Maior velocidade: a rede será capaz de atingir uma velocidade padrão de 20Gbps, 19 vezes mais rápida que a rede atual de 4G. A latência (tempo médio que um pacote de dados leva para ir de um ponto designado para outro) será reduzida para um milissegundo, enquanto a rede 4G são 20 segundos.

- Economia de bateria: A bateria dos modens terá mais eficiência no consumo de energia, e a vida útil dos celulares será aumentada, criando a possibilidade de aparelhos mais finos ainda do que os atuais.
- Cobertura: a infraestrutura da quinta geração permite a conexão de mais aparelhos ao mesmo tempo e com maior potência, reduzindo o gargalo eletromagnético, o que é muito comum atualmente. Além disso, a ONU - Organização das Nações Unidas, acredita que a nova rede ofereça suporte para edifícios e casas inteligentes, e ampliação da realidade virtual para cirurgias remotas.

Como podemos ver, as redes de quinta geração prometem uma cobertura mais rápida e eficiente, número maior de conexões simultâneas e transferências de dados, além de aumento na duração da bateria dos aparelhos receptores.

Através dessas vantagens, a rede 5G traz a possibilidade de criação de novos segmentos no mundo dos negócios, até pela diminuição dos custos oferecida pela redução no consumo de bateria, de forma a criar uma sociedade cada vez mais conectada e inteligente. Com um número maior de conexões simultâneas, possibilitará mais agilidade e produtividade para as empresas, criando uma evolução não só tecnológica, mas também econômica. Segundo um estudo da Ericsson - uma empresa de tecnologia de controle sueco, a rede de quinta geração poderá criar nos próximos dez anos, um mercado de 1.200 bilhões de dólares.

Apesar de maior qualidade e velocidade, a 5G consome muito mais dados do que a rede 4G. Conforme testado pela BBC - British Broadcasting Corporation em uma entrada ao vivo num programa transmitido pela 5G, o cartão SIM utilizado logo depois do início da transmissão já atingiu seu limite de dados. Esse é um do problemas que os usuários irão experimentar, além da limitação da rede e da preocupação com a segurança. Uma vez que a rede esteja conectada em tudo, as consequências de ataques cibernéticos tornam-se mais graves podendo afetar a infraestrutura essencial de cada país.
 Entenda um pouco mais do que está em jogo com a implantação da rede 5G:


REFERÊNCIAS


TERRA. O 5G e a mudança da experiência na internet. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/dino/o-5g-e-a-mudanca-da-experiencia-na-internet,bd2d3cb04aa393c2fe79257e289e>. Acesso em: 15 jun. 2019.


TECMUNDO. 5G chega a 980 Mbps no Reino Unido, mas nem tudo são flores. Disponível em:<https://www.tecmundo.com.br/internet/141938-reino-unido-5g-entrega-980-mbps-atinge-limite-uso-dados.htm>. Acesso em 16 jun. 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário