quarta-feira, 7 de novembro de 2018

O youtube como negócio rentável

O youtube nasceu em  fevereiro de 2005, seus criadores que anteriormente trabalhavam no ebay discutiam sobre a dificuldade que existia na época para assistir vídeos na internet e foi aí que a ideia surgiu. O primeiro vídeo só tinha 18 segundos, e se tratava de um dos fundadores numa visita aos elefantes de um zoológico. A nike foi a primeira marca a adotar a nova plataforma de vídeos, com um vídeo do Ronaldinho Gaúcho provando a nova chuteira.
Um pouco mais de um ano de sua criação, o youtube despertou o interesse de milhares de pessoas, assim a plataforma facilitou o acesso a vídeos com os mais diversos conteúdos, o que antes era de baixíssima qualidade e só era possível acessar em e mails ou sites que demoravam uma eternidade para carregar.

 A fácil disseminação de conteúdo em vídeo abriu muitas portas, hoje o youtube faz parte do dia a dia das pessoas. A plataforma possibilita que usuários comuns publique  seus vídeos, e muitas dessas ficaram famosas iniciando sua carreira no youtube.



Assim a plataforma começou a  ser um trampolim na vida de muitas pessoas, que fazem de tudo para que seus vídeos bombam na internet, chamando atenção de produtores, publicitários e empresários que apostam no marketing visual, o qual é o formato de conteúdo com maior retorno. A maioria das pessoas segundo  o CEO do youtube Susan Wojcicki passam mais tempo no youtube do que na frente da tv, isso acontece principalmente depois da popularização da versão mobile, as pessoas preferem o contato com o conteúdo pessoal, espontâneo e orgânico que o youtube oferece.

O youtube é lucrativo apenas para os canais mais famosos do site, que ganham dinheiro com a publicidade inseridas em seus canais, e para atingir a popularidade é preciso criar um audiência e assim seguidores fiéis.

A renda na carreira de quem é youtuber não é estável, depende do tipo de publicidade atrai, e a variação de visualizações de cada mês. Além disso, nem todos os vídeos tem publicidade quem controla isso é o youtube e só há monetização quando o usuário interage com o vídeo, clicando sobre ele ou assistindo inteiro. Por conta disso muitos videos utilizam  truques para obter mais clics, como um título chamativo ou uma foto de capa que na realidade não condiz com o conteúdo do vídeo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário