Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Autora: Eduarda Lettieri Dib Daud
Artigo para disciplina de Redes Sociais e Virtuais
A facilidade das compras online impactando no consumo exagerado
Fonte: SSX Digital |
A internet é uma ferramenta de extrema importância no dia a dia das pessoas na atualidade. Possibilita um acesso rápido a diversos meios de informação, interação e comunicação entre pessoas de diferentes lugares do mundo. Esse advento nos permitiu uma proximidade de entes queridos, quando não é possível estar junto fisicamente, disseminação de notícias com mais frequência e rapidez, expansão do comércio e de microempreendedores. Ou seja, uniu longas distâncias em apenas alguns cliques.
É indiscutível como essa ferramenta transformou as formas de compras e vendas nos últimos anos, em que se tornou um dos principais meios para realizá-las. Essa transformação digital também trouxe mudanças significativas na forma como o consumidor se relaciona com a marca. Com o acesso mais facilitado e com a proliferação de smartphones, o comportamento do comprador foi reconfigurado. Nessas plataformas digitais é possível ter uma fonte de informação sobre o produto e serviço de determinada empresa, bem como saber quais são seus valores, o que acreditam e também o que defendem.
Em pesquisas realizadas pela MindMiners, com 1000 brasileiros respondentes, de vários lugares do país, apontaram que 54% deles são consumidores que seguem os perfis de suas marcas favoritas nas redes sociais. Pode-se notar que essa proximidade trouxe algumas importantes informações para os consumidores, mas também algumas consequências, que se analisadas de forma a entender alguns gatilhos que podem gerar, percebemos que foram negativas do ponto de vista do comprador.
Mas por que uma facilidade se torna algo maléfico?
O consumismo é o ato de comprar excessivamente e sem necessidade, movido pelo impulso e desejo de comprar. Está diretamente ligado à sociedade moderna capitalista em que vivemos e à expansão da globalização, em que se reconhece que o consumo é sinônimo de bem-estar e de felicidade, além de ser característico de uma forma de prestígio e status.
Fonte: ARIONAURO CARTUNS - Blog do Cartunista Arionauro: Charge Consumo Celular |
Em meio a tantas facilidades encontradas na hora da compra pela internet, isso pode se tornar um abismo para aquela pessoa que busca prazer na aquisição de algo em excesso, com uma promoção aqui, outra ali, o consumismo vai se tornando mais acentuado, pois a compra é realizada apenas pelo prazer de aproveitar “aquela oferta que era limitada”. As marcas e lojas, atualmente, usam disso para atrair mais compradores, anunciando promoções, muitas vezes falsas, para que o potencial consumista caia na armadilha de que está precisando daquilo no momento.
Para que esse tipo de comércio, o e-commerce, cuja venda é realizada através de alguma plataforma online, chame atenção das pessoas, existe uma disputa imensa de liquidações, ofertas, rapidez na entrega do produto, frete grátis, facilitador de pagamentos, ou seja, uma publicidade em massa para atrair cada vez mais compradores.
O comportamento consumista pode ser motivado por uma série de fatores, como mídias e táticas de propaganda utilizada pelas organizações empresariais. Isso é o que vivemos, todos os dias somos bombardeados de informações de produtos e serviços à venda em nossas redes sociais, basta um clique em algum site, ou demonstrar algum tipo de interesse em algum produto para começar o marketing digital em suas ferramentas de interação social. Nossos dados são colhidos diariamente para esse tipo de comércio.
Fonte: buildfire |
Com a situação de pandemia da Covid-19 que estamos enfrentando há mais de um ano, esse quadro de consumo online tem se agravado ainda mais, através de dados levantados pela Cashback World, foi analisado o comportamento de compra dos consumidores. Já no primeiro mês de pandemia, em março de 2020, o Brasil apresentou um aumento nas compras online de 73% em relação a fevereiro do mesmo ano. Ainda nesse período, o levantamento apontou que as categorias com maior destaque de vendas nas plataformas foram de Pets com 209% de aumento, Saúde & Beleza com 91%, Alimentos & Bebidas com 28%, Eletrônicos com 14% e Farmácias com 10%.
Esse consumismo acentuado atrelado ao desenvolvimento das redes sociais e da internet como um todo, tem agravado alguns problemas tanto psicológicos, de saúde mental, quanto com questões ambientais. As redes sociais são ferramentas de muita rapidez e informação que tem gerado ansiedade em seus usuários, por estar sempre ligada ao melhor da vida das pessoas, como se tudo fosse perfeito, fazendo com que as pessoas queiram adquirir coisas que veem para tentar suprir essa necessidade de estar se sentindo bem e igual aos influenciadores digitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário