sábado, 10 de novembro de 2018

O Avanço Exponencial da Tecnologia

Em 1965 Gordon Moore, um dos co-fundadores da Intel, criou o que ficou conhecido como a Lei de Moore. A Intel pioneira na fabricação de microprocessadores, que nada mais são do que chips presentes em quase todos os celulares ou computadores e que permitem o funcionamento computacional desses aparelhos. 



"Um Iphone é 120 milhões de vezes
 mais rápido do que os computadores
que levaram o homem à lua."


A Lei de Moore afirma que a cada 18 meses, ou algo em torno de dois anos é possível dobrar a capacidade computacional de um processador, mantendo-se ou até mesmo reduzindo o custo. Isso significa a tecnologia apresenta um crescimento exponencial, enquanto a grande maioria das coisas possui um crescimento linear. Um exemplo simples: Se contarmos linearmente de 1 até 30, 1,2,3,4,5... chegamos ao número 30. Agora se contarmos de forma exponencial, 2,4,8,16, passamos de um bilhão após o trigésimo número. Isso explica grande parte do potencial e da capacidade de crescimento das empresas de tecnologia como Facebook, Whatsapp, Uber, Airbnb, etc.




Podemos utilizar o exemplo dos computadores, que há 60 anos atrás ocupavam três andares de um prédio e custavam em torno de seis milhões de dólares, enquanto hoje possuímos um iPhone, que cabe em nossos bolsos, custa em torno de R$ 3.500,00 e é simplesmente 120 milhões de vezes mais rápido do que os computadores que levaram o homem à lua. Este é o real poder da Lei de Moore. Para tornar o exemplo mais palpável, podemos traçar um comparativo entre um microprocessador e um Fusca da mesma época. Caso a tecnologia do Fusca crescesse e se tornasse mais eficiente na mesma velocidade, ele deveria andar a 800.000km/h, ter um consumo de 400.000km/l e custar apenas 12 centavos.




Uma pesquisa do fórum econômico de Davos, afirma que um jovem que entra hoje no primeiro ano de uma graduação, na média, no quarto ano 50% do conteúdo que ele absorveu está obsoleto. Um indivíduo que está no ensino médio hoje terá em média 5 carreiras. Há 10 anos não existia Youtuber, desenvolvedor de aplicativo ou jogador profissional de videogame. 

As empresas que não se adaptaram a evolução exponencial tecnológica, acabarão quebrando, como a Kodak, que em 1972 a desenvolveu a câmera digital e o CEO cancelou o projeto, para continuar com as vendas de filmes. A tecnologia cresce rapidamente e se nós não desenvolvermos algo que vai matar o Facebook, outra pessoa irá. 

Nós somos direcionados para pensar de forma linear enquanto a tecnologia cresce de forma exponencial, por isso há uma grande dificuldade de acompanhar o que está acontecendo.



Aline Rosilene Avila de Matos - Ciências Econômicas - Matrícula: 17101027
                                             

Um comentário:

  1. Passei a monitorar o meu filho com este app https://brunoespiao.com.br/espiao-de-linee vi tudo o que ele faz no celular e até mesmo o seu tempo de uso, assim posso ter maior controle sobre o que ele faz na internet é muito bom e dá um pouco de tranquilidade saber com quem ele se comunica e onde esta o tempo todo.

    ResponderExcluir