sábado, 10 de novembro de 2018

A força do Youtube na educação

Autor: Robson Carvalho de Melo

A FORÇA DA MÍDIA SOCIAL NA EDUCAÇÃO

Os meios de comunicação, em alguma de suas formas, ocupam posição central na vida pública de pessoas de todas as idades, em termos de trabalho, participação política, educação e entretenimento. Afinal mídias são essencialmente boas ou ruins?
  • Mídias são essencialmente ruins quando:
  1. Diluem os limites entre infância e a vida adulta;
  2. A leitura do livro exige aprendizado, já a TV não;
  3. Não há distinção entre conteúdo para adulto e para criança na cultura televisiva;
  4. A TV é uma mídia totalmente publicizada, aberta e sem limites.
  • Mídias são essencialmente boas quando:
  1. É verdade que a mídia dilui as bordas entre infância e vida adulta, e que a tecnologia é mesmo a principal responsável por isso;
  2. É uma forma de libertação para todos, pois agora tem meios de expressar;
  3. Há uma diferença entre as antigas e novas mídias: a TV tende a enfatizar uma visão única, enquanto a internet tende a estimular uma atitude mais ativa, desenvolve a inteligência, ou seja, tem-se uma visão pluralista.
Em meio a um debate sobre a base nacional curricular para tentar unificar um pouco mais o que é ensinado ao longo de todo o país, a questão da tecnologia não está amplamente discutida deste plano, o grande desafio é como usar técnicas pedagógicas para a mídia-educação,



RECURSOS DO YOUTUBE

O YouTube foi lançado em 2005 e adquirido pelo Google em 2006, à primeira vista, podem não demonstrar nenhum apelo pedagógico, mas que podem ser utilizados com muito sucesso em educação. Vídeos podem, por exemplo, ser coletados e organizados em listas de reprodução, listas rápidas ou favoritos, além dos usuários terem controle sobre o ritmo da apresentação, ou seja, nesse sentido é possível criar dois tipos de interação distintos: a interação básica ou a mais ampla, permitindo assim que o usuário construa seu ambiente pessoal de aprendizagem e não somente isso, através do youtube pode ser atrelado a outras redes sociais ou mesmo compartilhada via blogs, e-mail, links, sms, aplicativos de smartphones e outros, podendo ser exploradas para meios de divulgação e informação para a dinâmica das relações sociais.
A escola como um ambiente que concretiza-se diariamente a prática das relações sociais e o YouTube é uma ferramenta importante para a transição da escola tradicional para a escola moderna, onde a fonte de conhecimento não se limita ao espaço físico abarcando um leque de possibilidades. A linguagem midiática é importante para o processo de ensino e aprendizagem na educação,  pois, trata-se de uma ferramenta que atrai a atenção de todos, por isso, o trabalho pedagógico deve ser reformulado e requer do professor habilidades no manuseio e a compreensão desta ferramenta.
O YouTube possui milhares de vídeos que são postados a todo o momento, a utilização de vídeos em sala de aula precisa ser difundida como uma agregação de valor ao ensino. A utilização dos vídeos deve ser bem categorizada, através de sua sensibilidade e senso crítico, fomentando a alfabetização audiovisual. O professor precisa estar capacitado para analisar os pontos positivos e negativos do vídeo; observar se as imagens despertarão a reflexão do aluno; verificar a faixa etária dos alunos para a linguagem e imagem do vídeo a ser exibido;contextualizar o vídeo com o exercício proposto; mostrar que o vídeo é mais uma das inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas.





RAZÕES PARA UM PROFESSOR USAR YOUTUBE NA SALA DE AULA


  1. Oferecer conteúdos que sirvam como recursos didáticos para as discussões em aula: Incentivar os estudantes a participar das aulas compartilhando com eles vídeos que serão relevantes para o contexto escolar.;
  2. Armazenar todos os vídeos em um só lugar: criar uma conta na rede (gratuitamente) para ter acesso às listas de reprodução (playlists);
  3. Montar um acervo virtual de  trabalhos em vídeo: capturar e salvar projetos e discussões feitas em sala de aula com alunos;
  4. capturar e salvar projetos e discussões feitas em sala de aula com alunos: criar listas de reprodução específicas para os principais assuntos abordados em sala;
  5. Ajudar estudantes com dificuldades: criar uma lista de reprodução com vídeos de exercícios para que os alunos resolvam fora do horário da aula;
  6. Elaborar uma apresentação de slides narrada para ser usada em sala: usar o canal de vídeo para contar uma história aos alunos e oferecer a eles um material de apoio que possa ser consultado posteriormente;
  7.  Incentivar os alunos a produzir e compartilhar conteúdo: usar câmeras digitais ou smartphones para filmar as experiências feitas no laboratório de Ciências;
  8. Permitir que os alunos deixem suas dúvidas registradas: que alunos exponham dúvidas no espaço de comentários do canal.




REFERENCIAS:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602012000200015&lng=pt&tlng=pt

https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID8097_06092015214629.pdf

https://novaescola.org.br/conteudo/1350/8-razoes-para-usar-o-youtube-em-sala-de-aula




































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