sábado, 10 de novembro de 2018

INDÚSTRIA 4.0: CENÁRIO E DESAFIOS DA INDÚSTRIA NO BRASIL


Indústria 4.0

O paradigma da indústria 4.0 propõe novos desafios na modelagem de aparelhos (sistemas) de controle, tais como a uniformidade de novas tecnologias de interação entre indivíduos e máquinas, colaboração entre todas as entidades do sistema e maior autonomia no fornecimento de serviços ou produtos. Desenvolver este sistema de controle é uma tarefa complexa, e embora existam várias soluções para controle, a maioria delas são soluções patenteadas e tratadas de forma isolada para demandas específicas dos subsistemas da indústria.

A quarta revolução industrial, chamada de indústria 4.0, e considerada o futuro paradigma da produção. Novas tecnologias devem ser empregadas para integrar maquinas e humanos em cadeias de valor compondo uma rede de entidades (plantas industriais) localizadas em posições geograficamente distribuídas (dispersas), e que devem fornecer serviços e produtos de forma autônoma. Para usar o potencial das novas tecnologias desta forma integrada, e necessária uma ruptura nos métodos tradicionais de concepção e análise de sistemas de controle e, consequentemente, novas técnicas de modelagem de sistemas devem ser consideradas. (Kolberg and Zühlke, 2015; Li et al., 2010).

https://fernandonogueiracosta.files.wordpress.com/2018/05/evoluc3a7c3a3o-da-produc3a7c3a3o-industrial.jpg
Resumo das três revoluções industriais seguida pela quarta revolução, ou indústria 4.0.

A quarta revolução industrial é o caminho para um salto tecnológico, possibilitando a otimização de processos e a maior agilidade no desenvolvimento de produtos. Cada vez mais carecemos de uma produção industrial mais ágil através de processos e ferramentas sofisticadas e inteligentes, do qual, podemos destacar pilares essenciais para atingir a excelência desse processo.

Pilares da indústria 4.0

De acordo com o Boston Consulting Group (BCG), empresa de consultoria de gestão global, essas são as 10 tecnologias aplicadas na indústria 4.0:

- Segurança Cibernética – Um sistema de comunicação totalmente seguro e melhor evoluído garantindo o “accountability” do processo de produção.
- Realidade Aumentada – a interação do mundo digital com o mundo real é capaz de criar tutoriais incríveis dentro da indústria 4.0 e facilitar o processo de produção e manutenção.
- Big Data e Analytics – Sistemas inteligentes que conseguem identificar falhas em processos e são capazes de melhorar a qualidade de produção em tempo real, economizando assim a energia e melhorando a eficiência.
- Robôs inteligentes – São capazes de interagir com maquinas e com seres humanos para fornecer de forma flexível informações importantes dentro da indústria.
- Simulação Virtual – Simulação virtual é extremamente necessária para evitar gastos sem necessidades, possibilitando que produtos e processos sejam testados na sua etapa de concepção.
- Manufatura Aditiva – Produzindo protótipos, peças de apoio e peças finais através de impressoras 3D
- Integração Horizontal e Vertical dos sistemas – Sistemas ERP,MES,SAP integram toda a cadeia de valor produtiva, por meio da análise e tomada de decisões de dados.
- Computação em nuvem – A possibilidade de acessar um enorme banco de dados e suporte em qualquer local do planeta, permitindo a integração de plantas e sistemas mesmo de locais distintos, assim o controle e o suporte podem ser feitos de forma global.
- Internet das Coisas – permite conectividade entre dispositivos, o que possibilita melhor acesso a dados, tornando processos mais produtivos.

Segundo um artigo publicado no site da empresa Citisystems, que presta consultoria de soluções inteligentes com intuito de aumentar a eficiência e produtividade industrial, um dos maiores impactos causados pela indústria 4.0 será uma mudança que afetará o mercado como um todo. Consiste na criação de novos modelos de negócios. Em um mercado cada vez mais exigente, muitas empresas já procuram integrar ao produto necessidades e preferências específicas de cada cliente. A customização prévia do produto por parte dos consumidores tende a ser uma variável a mais no processo de manufatura, mas as fábricas inteligentes serão capazes de levar a personalização de cada cliente em consideração, se adaptando às preferências. 

Desafios do desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil 

Para algumas nações a Indústria 4.0 já começa a ser realidade. Isso amplia o desafio do Brasil, pois, além de buscar a incorporar e desenvolver essas tecnologias, é preciso realizar um ligeiro plano de medidas a fim de evitar que o desnível de competitividade entre o Brasil e alguns de seus principais competidores aumente. Afinal, atentar para a Indústria 4.0 é crucial para que o Brasil possa melhorar sua participação nas cadeias globais de valor em médio e longo prazo, sofisticando as atividades em que atua através de inovações que poderão fortalecer o desenvolvimento industrial nacional. Porém, a difusão das tecnologias não atingirá todos os setores produtivos da mesma forma e ao mesmo tempo. Diante do contexto, um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) propõe uma agenda de propostas essenciais para o desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil.

Confira o vídeo publicado pela SASI 4.0 sobre como a tecnologia da IV Revolução pode aumentar a produtividade do país?  

A integração digital das empresas ao longo das cadeias produtivas é primordial para o ganho de eficiência e deverá provocar mudanças significativas nas relações entre clientes e fornecedores. Isso demandará não somente a adaptação dos processos existentes, como também o desenvolvimento e a incorporação de novas tecnologias de hardware e software. O desafio é estabelecer políticas de estímulo ao desenvolvimento tecnológico dessas empresas e à adaptação de seus produtos e serviços à realidade da Indústria 4. Um segundo desafio elencado pela CNI, será o intercâmbio tecnológico e comercial com outros países, sendo fundamental para o acesso ao conhecimento. Assim, a política deve fomentar esses tipos de intercâmbios para absorver, da forma mais eficiente possível, as tecnologias estrangeiras e, por outro lado, viabilizar a produção competitiva de bens e serviços considerados estratégicos. O desenvolvimento da Indústria 4.0 nacional criará oportunidades para o desenvolvimento de fornecedores de soluções dentro no novo ambiente tecnológico. Para isso, será necessário desenvolver instrumentos de apoio ao desenvolvimento tecnológico das empresas locais. A necessidade de customização das soluções existentes para diferentes clientes, dos mais variados setores, criará evidentes oportunidades para serviços ligados, por exemplo, aos setores de software e integração de sistemas. A limitada infraestrutura de banda larga e rede móvel são entraves para o funcionamento da indústria 4.0. Sendo necessário um foco prioritário neste tópico, destravando esta barreira essencial. As transformações tecnológicas embarcadas na Indústria 4.0 demandam coordenação institucional diferente dos modelos existentes. É preciso uma regulamentação do estado que atue como indutora da inovação e da mudança tecnológica. Os novos métodos de produção decorrentes da Indústria 4.0 exigem profissionais com formação distinta das existentes, com elevado nível de conhecimento técnico e com capacidade de interação de diferentes áreas de conhecimento. O avanço da digitalização da economia em suas várias áreas de aplicação demandará soluções específicas para cada uma delas, mas que empregam tecnologias viabilizadoras similares e se utilizam da mesma infraestrutura. Portanto, para que o Brasil consiga acompanhar as evoluções tecnológicas necessárias para entrar na nova era da digitalização deverá acompanhar de esforços conjuntos para superar os desafios e entraves tecnológicos pertinentes ao nosso cenário atual.

Concluindo, a Indústria 4.0 vai abranger sobretudo uma mudança de mentalidade. Como nas Revoluções Industriais anteriores, passará a existir novos processos, produtos e modelos de negócios, do qual, terão grandes impactos sociais, econômicos e tecnológicos. O fato é que independente da hesitação e desconfiança em relação a esse novo fenômeno, a Indústria 4.0 já está acontecendo, portanto, governos, profissionais da indústria, acadêmicos e outras partes interessadas devem unir-se para apoiar e contribuir para o sucesso desse novo paradigma que promete redesenhar o quadro dos sistemas de produção industriais.  

Cleber Martins Fagundes

Referência

Kolberg, D. and Zühlke, D. (2015). Lean automation enabled by industry 4.0 technologies, Information Control Problems in Manufacturing, Vol. 15, pp. 1919-1924.

https://www.researchgate.net/publication/325060590_INDUSTRIA_40_DESAFIOS_E_OPORTUNIDADES

https://www.researchgate.net/publication/318403016_O_IMPACTO_COMPETITIVO_NA_INDUSTRIA_BRASILEIRA_COM_A_APLICACAO_DOS_CONCEITOS_DA_INDUSTRIA_40

http://www.industria40.gov.br/

https://www.bcg.com/pt-br/capabilities/operations/service-4-0-transforming-customer-interactions.aspx

http://www.lwtsistemas.com.br/10-pilares-da-industria-4-0/

https://www.citisystems.com.br/industria-4-0/

https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/filer_public/e0/aa/e0aabd52-53ee-4fd8-82ba-9a0ffd192db8/sondespecial_industria40_abril2016.pdf

https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2018/05/19/industria-4-0/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário