O que é Digital Twin ou Gêmeo Digital?
A ideia por trás do gêmeo digital é criar uma réplica(gêmeo) virtual, fiel a um objeto físico, de modo que esse modelo digital seja capaz de fornecer todas as perspectivas e dados importantes sobre a utilização e atualização do produto.
Com o gêmeo digital é possível dimensionar com exatidão como será o resultado final de um projeto e todo o seu ciclo de vida, a partir de uma espécie de simulação.
Testar novos protótipos e ideias fica menos custoso. A partir desse conceito, dispositivos móveis, poderão ser testados por quem efetivamente os consumirão, tornando o usabilidade, eficiência e compatibilidade com as necessidades muito mais precisas. Isso é digital twin!
"Você cria um gêmeo digital do que você deseja ter na sua fábrica e consegue testar como os funcionários podem se locomover ali dentro, qual a forma mais segura. Você consegue minimizar bastante possíveis acidentes de trabalho, e isso entra na gestão de riscos da empresa."
LARISSA BITTENCOURT, consultora da Bridge Consulting em projetos de otimização de processos.
Quais são os principais benefícios por trás dessa tecnologia?
- Diminui o tempo de produção: Os dados coletados podem ser testados e analisados imediatamente, encurtando a curva de aprendizagem para o desenvolvimento de um produto.
- Amplia a capacidade de adaptação: Apesar de ser uma versão virtualizada, ele não desconsidera o contexto real do desenvolvimento de um produto. Isso significa que os testes não são realizados de forma descolada das realidades da empresa e do mercado, mas sim fortemente lastreados nelas.
- Aprimora a previsão de riscos e a correção de erros: Na medida em que ajuda a detectar erros que podem vir a acontecer e, consequentemente, trazer perdas reais, a gestão de riscos é um processo fundamental em qualquer empresa.
- Melhora a previsibilidade de ganhos: Um dos principais receios de quem pretende inovar envolve a incerteza em relação à rentabilidade. Pois esse tipo de questionamento pode ser respondido de antemão ao se realizar a digitalização do desenvolvimento do produto. Dessa forma, é possível saber de maneira bastante acurada se os investimentos realizados serão ou não rentáveis e em quais condições.
- Reduz Custos: O desenvolvimento tradicional de um produto exige uma série de investimentos, indo desde a produção em si até o desenvolvimento de protótipos e teste em mercados reais. Com o gêmeo digital, por sua vez, esses processos são simulados em ferramentas virtuais, diminuindo o custo geral com o processo de manufatura.
Onde se aplicam?
- Indústrias e empresas que trabalham com produção já se apoiam nos gêmeos digitais para otimizar sua infraestrutura física, criando modelos digitais para cada um dos seus ativos.
- O usuário tem a possibilidade de interagir com o gêmeo digital, tal como faria com um objeto físico real, o que significa que as percepções obtidas a partir dessas interações são bastante fiéis e úteis na finalização do produto e sua posterior fabricação.
Exemplo: Caso na Alemanha
A empresa Fernwasserversorgung Franken, que fornece água potável para mais de 325.000 pessoas. A companhia fez o gêmeo digital da sua linha de produção, que é composta por 52 poços, cinco redes hidráulicas e mais de 35 estações de bombeamento. Com os caminhos mapeados, foi possível otimizar a operação das bombas de água e reduzir em 15% os gastos com energia.
"No prazo de 3 a 5 anos, milhões de objetos serão simulados por meio dos gêmeos digitais, segundo a Gartner. Hoje, já existem alguns projetos que usam essa tecnologia, inclusive no Brasil. O Centro Universitário FEI desenvolveu um deles."
Referências:
- https://www.meupositivo.com.br/panoramapositivo/digital-twin-o-que-e-e-como-criar-um/
- https://en.wikipedia.org/wiki/Digital_twin
- https://www.networkworld.com/article/3280225/internet-of-things/what-is-digital-twin-technology-and-why-it-matters.html
- https://www.forbes.com/sites/bernardmarr/2017/03/06/what-is-digital-twin-technology-and-why-is-it-so-important/#6322082a2e2a
Nenhum comentário:
Postar um comentário