sábado, 3 de novembro de 2018

O uso de redes sociais por empresas e políticos.


NOME: Lucas Rovai
Universidade Federal de Santa Catarina
Redes Sociais e Virtuais.


O uso de redes sociais por empresas e políticos.


Introdução

A revolução digital do século XX iniciou uma nova era da comunicação, a internet surgia na década de 60 a partir de um programa do exército americano, nas décadas seguintes o destaque foi a evolução do computador, celulares, redes de telefonia, redes de sinais móveis 2G, 3G e 4G, e neste processo de evolução o aperfeiçoamento da tecnologia é algo marcante, a melhora no design dos produtos, mais funcionalidades, menor custo de produção, mais segurança e confiabilidade, mais poder de processamento ao mesmo tempo redução do consumo de energia.

Todo este processo de mudança permitiu o surgimento de redes sociais, inicialmente plataformas simples que permitiam a troca de mensagens entre usuários, evoluíram para plataformas mais complexas, a primeira a se destacar foi o Orkut que atingiu a marca de 300 milhões de usuários, posteriormente Youtube, facebook, instagram e Twitter dominariam o cenario de redes sociais. O grande diferencial das redes sociais é conseguir conectar milhões de pessoas em uma única plataforma, desta forma as informações publicadas nessas redes podem se espalhar com muita rapidez, sabendo disso muitas empresas e políticos usam as redes sociais como um meio de marketing, fazendo publicações que são compartilhadas e visualizadas por milhões de usuários a um baixo custa para a anunciante, outro fator que torna o marketing em redes sociais algo mais atraente são os algoritmos usados que direcionam o anúncio para um público que tem mais chance de demonstrar interesse.

A partir do anunciado acima esta matéria tem o objetivo de descrever casos de uso de rede social por parte de empresas e políticos que foram bem sucedidos e controversos.


Uso de redes sociais por políticos.

Na política norte americana o presidente Donald Trump é um ávido usuário do Twitter, fazendo várias publicações ao longo do dia e acumulando 55 milhões de seguidores, suas postagens normalmente são sobre política, comentários e ataques a outros políticos. O fato de usar o Twitter com muita frequência já o tornou alvo de chacotas, com programas de comédia de grande audiência analisando seus piores “tweets” e criticando seu hábito compulsório de fazer várias postagens em um único dia, The Daily Show with Trevor Noah, The Late Show with Stephen Colbert são alguns dos programas que fizeram piadas do twitter do presidente estadunidense,







para aumentar ainda mais a audiência desses programas Donald Trump criticou em seu Twitter tais programas de comédias, como consequência muitas pessoas que não assistem tais programas passaram a assistir os quadros onde presidente Trump é alvo de piadas, claro que a intenção de Trump não era aumentar a audiência dos comediantes e sim criticá los. 

Donald Trump causou alguma polêmicas no seu Twitter, anunciando propostas políticas muito contraditórios em frases que não tem mais do que 6 linhas, algumas são:

“Eventualmente, mas em uma data futura para que já possamos começar (a construção), o México pagará, de alguma forma, pelo muro que tanto necessitamos na fronteira”.

“James Comey será substituído por alguém que fará um trabalho muito melhor, devolvendo o espírito e o prestígio do FBI”

“Deveríamos ter um concurso para escolher qual das emissoras, incluindo a CNN, mas não a Fox, é a mais desonesta, corrupta e/ou distorcida em sua cobertura política do seu presidente favorito (eu). Elas são todas ruins. O vencedor receberá o TROFÉU FAKE NEWS!” 

“A Rússia promete abater todos os mísseis que sejam disparados contra a Síria. Prepare-se Rússia, porque eles chegarão lindos, novos e ‘inteligentes’! Vocês não deveriam ser parceiros de um animal assassino com gás que mata seu povo e se diverte”

Apesar de ter 55 milhões de seguidores no Twitter um estudo feito pelo website  SparkToro, especializado em fazer análises no twitter, concluiu que 60% dos seguidores de Donald Trump são perfis fakes,o website chegou a este resultado através de um software que analisou cada seguidor do presidente. Este fato faz com que Trump tenha a maior porcentagem de seguidores falsos, o mesmo website analisou o Twitter de Barack Obama e concluiu que 48% dos seguidores são falsos. O fato de dois presidentes dos Estados Unidos terem uma grande quantidade de seguidores falsos não é algo incomum em redes sociais, no vídeo Facebook Fraud, Derek Muller explica que existem empresas especializadas em vender Likes e Seguidores, elas estão localizadas em países pobres onde a mão de obra é muito barata, assim pessoas são contratadas para ficar nas redes sociais curtindo e seguindo páginas. O esquema funciona da seguinte forma, uma página tem interesse de aumentar sua quantidade de Likes ou seguidores, contrata uma empresa que administra centenas de milhares de contas em redes sociais, efetua o pagamento e em troca recebe milhares de likes e seguidores. Mas isto significa que dois presidentes dos Estados Unidos usaram tais serviços ? Provavelmente não, no próprio vídeo Derek Muller explica que para esconder a ilegalidade da atividade os perfis falsos curtem e seguem uma grande quantidade de páginas variadas, assim as páginas que contratam os serviços ficam incógnitas.



No Brasil um candidato que se destaca nas redes sociais é Jair Bolsonaro, postando as vezes conteúdos controversos, mas o grande diferencial de Bolsonaro é a grande quantidade de páginas de política no Facebook que apoiam o candidato. Bolsonaro adota uma postura parecida com o presidente americano Donald Trump, tentando ter um contato mais direto com o eleitorado.

Uso das redes sociais por empresas

Uma das redes sociais favoritas das empresas é o Instagram, a rede social de compartilhamento de fotos tem milhões de usuários permitindo assim a fácil divulgação de conteúdo. Uma tática usada por empresas no Instagram é pagar celebridades que tem milhões de seguidores para usarem produtos da empresa e postarem fotos com os produtos no instagram, assim o produto da empresa é divulgado de uma forma mais sutil ao mesmo tempo que o usuário vê aquele conteúdo como entretenimento e não propagando. O jornal Vox no seu canal no Youtube mostra como a família Kardashian fatura milhões de dólares fazendo propagandas de empresa no Instagram, com milhões de seguidores pelo mundo as irmãs Kardashians são pagas para postarem fotos e vídeos com produtos de empresas.



Bibliografia

https://www.youtube.com/watch?v=3dLMX9kiU2Q

https://www.youtube.com/watch?v=Ke0zQhW2F7c

https://internacional.estadao.com.br/blogs/radar-global/diplomacia-pelo-twitter-14-vezes-em-que-trump-usou-a-rede-social-para-divulgar-sua-politica/

https://www.dailymail.co.uk/news/article-6273815/Most-President-Trumps-followers-Twitter-fake-Barack-Obama-not-far-behind.html

https://www.youtube.com/watch?v=oVfHeWTKjag

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