Victor do Lago
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Como as Redes Sociais vem Impactando o Mundo dos Esportes?
As redes sociais mudaram a interação das pessoas no mundo.
Nelas, a comunicação virou algo fácil e disponível ao alcance de todos,
em fração de segundos. No mundo dos esportes não poderia ser diferente,
as redes sociais estão tomando espaço, e facilitando a interação entre atletas, clubes,
ligas de seus respectivos fãs.
Nos últimos anos, é notório o crescimento de novos canais de comunicação voltado
exclusivamente ao esporte. Recentemente, tivemos os casos conhecidos dos atletas
americanos Kobe Bryant e Kevin Durant, que anunciaram por meio da plataforma
Players Tribune sua aposentadoria e transferência para o Golden State Warriors,
em 2016. Ainda nesse ano, a conhecida jogadora americana Alex Morgan anunciava
sua transferência para o Lyon, da França. Isso mostra que cada vez mais as interações
entre jogadores e fãs tendem a ir por esse lado das redes sociais, e aposentam antigos
métodos como a velha coletiva de imprensa, por exemplo.
No futebol, esporte mais praticado ao redor do mundo, a Dugout é a grande aposta da
vez. Criada em novembro de 2016, essa plataforma visa conectar os fãs ao mundo do
futebol, excluindo qualquer conteúdo que não seja relativo ao esporte. O principal
diferencial da rede é que os clubes e jogadores colocam material exclusivo criados
por eles mesmos, e com no mínimo um dia de antecedência de enviar esse material
para as mídias tradicionais, garantindo exclusividade para os fãs.
A rede social ganhou muito apelo depois que gigantes do futebol europeu prontamente
anunciaram parcerias com a Dugout, entre eles os poderosos Barcelona, Paris Saint
Germain, Bayern de Munique e Juventus. Os clubes Brasileiros como Santos FC e
SC Corinthians Paulista não ficaram atrás e estão presentes também na plataforma.
Logo após a criação da rede social, a Seleção Portuguesa de Futebol, do craque
Português Cristiano Ronaldo anunciou também parceria com a plataforma e se tornou
a primeira seleção a participar da Dugout. Veja o vídeo abaixo:
Ainda falando do mundo do futebol, o fato é que as redes sociais representam hoje uma
importante ferramenta para a captação de recursos e novos patrocinadores.
Pesquisas mostram que hoje as redes sociais podem gerar entre 5% a 20% dos valores
totais de patrocínios levantados pelos Clubes anualmente. Um exemplo da importância
das redes sociais na geração de recursos foi no clássico entre Barcelona x Real Madrid
em 2017, onde foram gerados 42,5 milhões de dólares somente em publicidade dos
patrocinadores entre todas as plataformas, desse montante, as redes sociais foram
responsáveis por 12% do valor total, ou seja, pouco mais de 5 milhões de dólares em
um jogo apenas.
As principais plataformas utilizadas pelos clubes de futebol ainda são o Facebook e
Instagram. E os clubes Brasileiros estão aderindo cada vez mais as redes sociais para
expandirem suas marcas. O SC Corinthians Paulista foi apontado como o maior clube
fora da Europa nas redes sociais, nos quesitos números de seguidores e interações na
rede. Hoje o Corinthians segundo estudos possui em todas as plataformas, mais de
21 milhões de seguidores, e é o quarto maior clube do mundo em interações no
facebook, com quase 5 milhões de interações mensais, ficando atrás apenas dos
espanhóis Real Madrid (37 milhões de interações) e Barcelona (14,4 milhões de
interações) e do Inglês Manchester United (9,21 milhões de interações). Vale ressaltar
que o Corinthians fechou o ano de 2017 com 391 milhões de reais em arrecadação,
sendo uma boa parte em patrocínios e ações de marketing e em agosto de 2018 foi
apontado pela revista Forbes como sendo o clube mais valioso das Américas pela
quinta vez consecutiva, com a marca avaliada em 462,2 milhões de dólares (quase 2
bilhões de reais).
Mas as redes sociais não impactaram somente os clubes, ou esportistas famosos.
Podemos notar um aumento do número de plataformas voltadas ao esporte, dedicadas a
ajudar o cotidiano das pessoas. Quem gosta de jogar futebol com os amigos sabe a
dificuldade que é chamar pessoas, organizar o financeiro, montar os times… Um
aplicativo que promete combater essa dificuldade é o Chega+. Nele, o administrador do
jogo pode criar um grupo do jogo, e os jogadores vão confirmando em forma de check
in quando forem jogar. O aplicativo permite também organizar os times por ali, dar
notas aos jogadores baseada nos seus desempenhos da pelada, e até faz um ranking
para eleger o artilheiro, craque ou até o pior em campo.
Uma outra rede social que vem fazendo sucesso é o LocalizeSport, que reúne mais de
100 modalidades esportivas diferentes e conecta praticantes em qualquer lugar. Nessa
plataforma, o usuário faz seu cadastro e informa os 3 esportes preferidos em seu perfil.
Com o perfil feito, ele pode procurar eventos ou até mesmo criá-los, conhecer pessoas
que compartilham do mesmo gosto esportivo, e até conversar em chats com eles e com
grupos (Clique e veja o site da LocalizeSport). O futuro dos esportes está cada vez mais ligado em redes sociais. Essas
plataformas trouxeram uma grande facilidade em aproximar as pessoas de suas equipes
e esportistas preferidos, e cada vez mais propõe soluções práticas na vida dos amantes
de esportes. Podemos afirmar que o esporte ficou mais interessante com a chegada das
redes sociais.
Referências:
https://economia.estadao.com.br/noticias/releases-ae,dugout-a-maior-plataforma-de-futebol-para-torcedores-lanca-seu-primeiro-app,70001692142
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