segunda-feira, 8 de outubro de 2018



 Patrícia de Amorim Floriano 15101248

 ENSINO A DISTANCIA E OS AVA

A educação a distancia, ou EaD, é uma modalidade de educação proporcionada através do uso de tecnologias de informação e comunicação, na qual professores e alunos estão separados fisicamente. O seu principal objetivo é oferecer um processo de aprendizagem completo, dinâmico e eficiente. No Brasil, o EaD ainda é recente, mas vem tomando espaço no cenário educacional e se apresentando como uma tendência para as próximas décadas.  

Quais são as vantagens do ensino a distância?

  • Flexibilidade. O EaD surge como alternativa para realizar um curso online, uma graduação ou algum tipo de especialização, principalmente, para quem tem pouca disponibilidade de horários;
  • Controle. No ensino EaD pode-se assistir as aulas nos horários que forem mais convenientes, e se for o caso, até assistir mais de uma vez a mesma aula;
  • Economia de dinheiro. Quem opta por essa modalidade de ensino, evita gastos com deslocamento e outros extras, como a necessidade de comer fora;
  • Facilidade de se comunicar para tímidos. Pode-se, por exemplo, escrever e enviar as perguntas para o professor pelo sistema;
  • Desenvolvimento de características valorizadas pelo mercado. O método acaba desenvolvendo algumas características super valorizadas no mercado de trabalho.

 Quais os principais desafios que essa modalidade de ensino enfrenta no Brasil?
  • Velhas crenças sobre o ensino a distância. Muitos ainda acreditam que os cursos EaD são de baixa qualidade;
  • Falta de acesso aos meios digitais. Nem todas as pessoas possuem acesso a internet. Além disso, pessoas que nasceram antes dos anos 80 não tem tanta prática com aparelhos tecnológicos;
  • Falta de investimentos. Muitas das pesquisas para em EaD são de iniciativa privada.
  • Capacitação de profissionais qualificados. Muitos dos educadores não estão preparados/capacitados para lidar com plataformas online e com essa nova metodologia de ensino.  
E as tendências do EaD para o futuro?

MOBILE LEARNING: nada mais é que utilizar do seu laptop, celular ou tablet na aprendizagem. Esta é uma forma de reduzir o tempo reservado apenas para o aprendizado, permitindo também a atualização mais rápida de conteúdos, em relação aos métodos mais tradicionais de ensino, o que dá maior qualificação aos profissionais que as instituições formam.

GAMIFICAÇÃO: O potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema. Para fazer uso da gamificação, portanto, não é preciso usar jogos prontos – apesar de eles serem uma das possibilidades. Jogos como Minecraft – em que os jogadores precisam encontrar recursos, construir estruturas e plantar para sobreviver – tornaram-se populares não apenas entre crianças e adolescentes, mas entre educadores. Tanto que uma versão especial foi lançada, o MinecraftEDU, que já é utilizado por quase mil escolas em mais de 40 países.

LEARNING APPS: Os aplicativos são criados para potencializar os estudos. Um dos aplicativos de idiomas mais conhecidos, o Duolingo oferece, para falantes de português, cursos grátis de inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. Outros aplicativos podem ser citados, como o Semper, que faz sempre uma nova pergunta sobre conhecimentos gerais quando a tela do celular é desbloqueada.

REALIDADE AUMENTADA:  A utilização de tecnologias para a produção de objetos tridimensionais tem sido utilizada em vários campos, industrial, comercial, arquitetura, medicina e engenharia.  Na educação tem um grande potencial, especialmente com a motivação que pode resultar aos alunos. No vídeo ao lado vemos um exemplo prático de como funciona essa realidade aumentada na educação.


Mas e AVA... O que é?

AVA é um espaço online que permite troca de informações com objetivo de ensino e aprendizagem. Pode-se compará-lo com a sala de aula de uma escola física, por exemplo. No vídeo abaixo, o professor Marcos Simanovic explica, de forma breve, um pouco das características desses ambientes virtuais, como a interação que eles proporcionam.


As principais plataformas de AVA são:

O Moodle é um software gratuito que não requer muita técnica. É uma das plataformas EAD online mais utilizadas em diversas universidades do Brasil. Oferece uma interface fácil e design simples. Ele garante uma acessibilidade muito grande ao usuário pelo fato de ter um código-fonte livre.






A plataforma LMS Estúdio foi projetada com o intuito de ser intuitiva e fácil de utilizar. A proposta é encontrar tudo que é necessário de forma simplificada e rapidamente. É ideal para quem deseja criar, vender e ensinar cursos online.


O TelEduc foi projetado segundo as necessidades relatadas por seus usuários, de forma participativa. Por esse motivo, ele apresenta características que o diferenciam    dos demais ambientes, como a facilidade de uso por pessoas não especialistas em computação, a flexibilidade quanto a como usá-lo, e um conjunto enxuto de funcionalidades.




O EadBox é uma plataforma bastante completa, pois detém tecnologia própria e integrada para transmissão de aulas ao vivo e webinars. Também possui aplicativo mobile para os alunos assistirem às suas aulas quando e como quiserem.


Por fim, fica o vídeo abaixo da Daiane Grassi, professora, que possui canal no Youtube. A mensagem que ela traz é de utilizar também o Facebook como um AVA, para compartilhar material com alunos e para que eles também usem como uma extensão da sala de aula. 



Referências: 

O que devemos esperar das novidades em EaD
Acesso: 23/08/2018

Vantagens e Desvantagens da Educação a Distância
Acesso em: 27/08/2018

Estudo a Distância
Acesso em: 27/08/2018

Gamificação
Acesso em: 27/08/2018

Ambiente Virtual de Aprendizagem
Acesso em: 27/08/2018

Plataforma Eadbox:
Acesso em: 27/08/2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário