As redes sociais, inicialmente, eram utilizadas somente como meio de comunicação e forma de entretenimento. Atualmente, as possibilidades para sua utilização são amplas sendo aplicadas área da educação.
Para a educação, a utilização de tecnologias digitais pode promover a democratização do ensino e a propagação do conhecimento, além de conferir interatividade e flexibilidade no ritmo de estudo. Assim, as redes sociais têm ampliado as possibilidades de inovação e aprendizado através do seu poder de compartilhamento.
O uso das redes sociais como uma plataforma de ensino é uma opção para auxiliar e facilitar o processo de educação. Com elas, pode-se gerar novas contribuições entre membros da comunidade educativa, como a facilidade de compartilhar informações envolvendo temas abordados em sala de aula; a divulgação de conteúdos informativos e complementares; o compartilhamento de materiais (documentos, apresentações, links, vídeos); além de proporcionar uma proximidade entre os alunos e professores.
Essa proximidade entre alunos e professores, possibilita a troca de experiências, avaliações e conteúdos com informações de aprendizagem em todos os níveis de estudos. As redes sociais também podem ser utilizadas em pró da educação a partir da criação de comunidades de aprendizagem para a escola, classe ou disciplina; compartilhando metodologias, programas, informações e ideias com outros professores; gerar um relacionamento didático e dinâmico entre profissionais da área.
Para Costa (2008), através da formação de uma comunidade online, alunos e professores podem tirar dúvidas sobre as tarefas, sugerir textos, postar e checar o calendário de atividades, debater temas sugeridos, compartilhar informações, fazer atividades em grupo.
Uma rede social que é criada para trabalhar com educação pode proporcionar como benefícios: permite centralizar em um só lugar todas as atividades de ensino, professores e alunos de uma instituição de ensino; aumento do senso de comunidade educativa para alunos e professores por causa do efeito de proximidade produzida pelas redes sociais; aumento da fluência e facilidade de comunicação entre professores e alunos. Participação maior de todos os alunos – com os professores e alunos, promovendo a motivação dos alunos, pois sua opinião é lida por todos; melhoria da eficácia do uso prático de Tecnologias da Informação e Comunicação para atuar como um meio de aglutinação de pessoas, recursos e atividades; facilita a coordenação e o trabalho de vários grupos de aprendizagem (como no curso, turma, grupo de alunos de um curso), criando os grupos apropriados; colaboração e conexão com estudantes, as instituições de ensino estão usando a rede social para facilitar a transição do estudante para se tornar um dos seus alunos, ajudando os dois grupos a se conectar e colaborar uns com os outros; facilita a comunicação e a transmissão de informações entre os professores e os pais e mães.
Cabe aos educadores contribuírem como mediadores dos debates, auxiliando no aprofundamento das temáticas, na síntese de ideias, na articulação dos saberes e, principalmente, orientando sobre como buscar informação e discernir o que é importante nas redes sociais, incentivando assim essa forma de aprendizado.
Alguns vídeos que mostram como a educação andas lado a lado com as redes sociais:
REFERÊNCIAS
COSTA, Adriano Medeiros. Fugindo da Banalidade: O uso do Orkut como extensão da sala de aula. 2008. 269 p. Dissertação (Mestrado em Meios de Comunicação e Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte. 2008.
Portal Educação. A importância das redes sociais para a educação. Disponível em:
<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/a-importancia-das-redes-sociais-para-a-educacao/55197>. Acesso em: 01 jun. 2018.
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