sexta-feira, 1 de junho de 2018

O MARKETING 4.0 E A APLICAÇÃO DA EMOCIONALIDADE NO CASO “DOVE”.

Autor: Felipe Alpini Rosa.
Matrícula: 14201137

O MARKETING 4.0 E A APLICAÇÃO DA EMOCIONALIDADE NO CASO “DOVE”.

Do Marketing 3.0 ao Marketing 4.0.

Por Felipe Alpini Rosa; No marketing 3.0 começou a se observar o consumidor enquanto seres humanos plenos, com mente, coração e espírito. Quem dita as regras do marketing atual são as pessoas que estão inseridas no mercado, o marketing é global e não deve atingir só um público específico em suas estratégias deve chamar atenção de seu público alvo sem deixar de ser interessante aos demais.
No marketing 4.0 observa igualmente o ser humano acrescido do avanço da tecnologia e das interações na rede. A diferença entre o Marketing 3.0 e o Marketing 4.0 é pequena, sendo que neste último o foco é a internet.
No Marketing 4.0 a abordagem combina interações on-line e off-line entre empresas e clientes. Ele ajuda os profissionais de marketing na transição para a economia digital. O marketing digital e o marketing tradicional devem coexistir no Marketing 4.0, com o objetivo máximo de conquistar a defesa da marca pelo cliente.

O Marketing centrado no ser humano.

Em um mundo cada vez mais digital e com a importância crescente da centralidade humana, um dos principais focos do Marketing 4.0, os profissionais dessa área precisam aceitar o poder que o marketing exerce no ser humano. O marketing centrado no ser humano é a chave para desenvolver a atração da marca na era digital.
Nos estudos do ser humano da era digital realizados pelo Marketing percebeu-se que há seis atributos humanos nas marcas, que cativam as pessoas. Esses atributos caracterizam o ser humano completo e neste sentido, as marcas desejam influenciar os consumidores. Os atributos são:
- Fisicalidade: uma pessoa que é vista bem fisicamente, com fortes atributos físicos, costuma exercer grande influência sobre as demais. No ambiente das marcas, para que exerça influência sobre seus clientes, a marca deve ter atrativos físicos que podem ser manifestados por uma logo chamativa, um slogan criativo, o espaço físico de uma loja bem planejado, entre outras.
- Intelectualidade: é a capacidade humana de acumular conhecimentos, de raciocinar, gerar ideias, de ser criativo. Uma marca com esse atributo inova e muitas vezes lança no mercado produtos inéditos.
- Sociabilidade: quem possui sociabilidade geralmente tem facilidade de se comunicar com outras pessoas. Quando se refere à marca, ela irá produzir conteúdos sociais interessantes que vão atrair consumidores.
- Emocionalidade: a pessoa emotiva, sensível tem a facilidade de influenciar as outras com suas emoções. No que se refere à marcas, as organizações nesse atributo investem em campanhas, propagandas que emocionam seus consumidores e assim abordam questões como humanidade, respeito, auto estima e dessa forma atraem consumidores.
- Personalidade: neste atributo, as marcas sabem o que realmente representam para a sociedade, sabem naquilo que são boas e a sua razão de ser, assim também com a humildade de que também têm muito que aprender.
- Moralidade: esse atributo diz respeito ao ser ético e íntegro e as marcas que possuem esse atributo têm valores muito fortes e cumprem suas promessas não decepcionando seus clientes.

O Caso Dove


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A Dove é uma marca que faz uso muito forte do atributo da emocionalidade. Humanizada ela aborda a questão da autoestima entre as mulheres encorajando-as a amarem a si mesmas e apreciarem sua real beleza. Com uma campanha maciça durante mais de uma década, a Dove conseguiu se conectar emocionalmente com mulheres no mundo inteiro.
Inicialmente a Dove realizou uma pesquisa, na qual foram entrevistadas mulheres de diversas partes do mundo. Nessa pesquisa foram efetuadas perguntas sobre a sua real beleza, se elas estavam se sentindo satisfeitas com seus corpos, se a beleza estava com atributos físicos ou mentais positivos, entre outras perguntas.  Uma parte significativa das mulheres entrevistadas respondeu que não estavam satisfeitas com seus corpos, mas também considerou que a real beleza não está relacionada só ao aspecto físico e sim nos aspectos emocionais, como se sentir bem, estar com saúde, que a beleza também está relacionada com a felicidade e o bem estar.

                    

A partir dessa pesquisa, a Dove realizou uma campanha da real beleza, por meio da qual, a empresa utilizou nas suas propagandas, mulheres dos mais diferentes tipos e estereótipos, fora dos padrões de beleza da mídia. Assim, na propaganda apareciam as mulheres felizes com os produtos da Dove para o verão, ela mostrava que para a vida o importante é se sentir bem consigo mesma e estar feliz, não  se preocupando muito com a beleza física.
Nesse aspecto, a Dove foi pioneira, pois nenhuma outra empresa havia utilizado essa questão. Com isso a Dove emocionou seu espectador e despertou nele, que o que importa é ser feliz e estar bem consigo mesmo. Assim a marca criou vínculos emocionais com os seus consumidores e consequentemente a marca cresceu por entender o lado humano.


No que se refere ao marketing 4.0 a campanha da marca se encaixa plenamente, pois esse marketing está centrado no ser humano e no mundo das redes, as pessoas são capazes de se conectar emocionalmente com as outras para induzir suas ações. As marcas que evocam emoções podem induzir ações favoráveis dos consumidores, elas se conectam com clientes em um nível emocional com mensagens inspiradoras.

Referências

KOTLER P, KARTAJAYA H, SETIAWAN I, Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital. Rio de Janeiro. Ed. Sextante, 2017. 208p.


- Site, disponível em: http://www2.espm.br/sites/default/files/dove_0.pdf, Acesso em 30 de maio de 2018.


- Site, disponível em: http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/dove-sade-da-pele.html, Acesso em 31 de maio de 2018.

- Site, disponível em: http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/dove-sade-da-pele.html, Acesso em 01 de junho de 2018.

- Site, disponível em: http://marcas.meioemensagem.com.br/dove-%C2%BC-de-creme-hidrante-e-100-de-sucesso/, Acesso em 01 de junho de 2018.







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