Autor: Felipe Alpini Rosa.
Matrícula: 14201137
O MARKETING 4.0 E A
APLICAÇÃO DA EMOCIONALIDADE NO CASO “DOVE”.
Do Marketing 3.0 ao
Marketing 4.0.
Por Felipe Alpini Rosa; No marketing 3.0 começou a se observar o consumidor enquanto seres
humanos plenos, com mente, coração e espírito. Quem dita as regras do marketing
atual são as pessoas que estão inseridas no mercado, o marketing é global e não
deve atingir só um público específico em suas estratégias deve chamar atenção
de seu público alvo sem deixar de ser interessante aos demais.
No marketing 4.0 observa igualmente o ser humano acrescido do
avanço da tecnologia e das interações na rede. A diferença entre o Marketing
3.0 e o Marketing 4.0 é pequena, sendo que neste último o foco é a internet.
No Marketing 4.0 a abordagem combina interações on-line e
off-line entre empresas e clientes. Ele ajuda os profissionais de marketing na
transição para a economia digital. O marketing digital e o marketing
tradicional devem coexistir no Marketing 4.0, com o objetivo máximo de
conquistar a defesa da marca pelo cliente.
O Marketing centrado no ser humano.
Em um mundo cada vez mais digital e com a importância crescente
da centralidade humana, um dos principais focos do Marketing 4.0, os
profissionais dessa área precisam aceitar o poder que o marketing exerce no ser
humano. O marketing centrado no ser humano é a chave para desenvolver a atração
da marca na era digital.
Nos estudos do ser humano da era digital realizados pelo
Marketing percebeu-se que há seis atributos humanos nas marcas, que cativam as
pessoas. Esses atributos caracterizam o ser humano completo e neste sentido, as
marcas desejam influenciar os consumidores. Os atributos são:
- Fisicalidade: uma
pessoa que é vista bem fisicamente, com fortes atributos físicos, costuma
exercer grande influência sobre as demais. No ambiente das marcas, para que exerça
influência sobre seus clientes, a marca deve ter atrativos físicos que podem
ser manifestados por uma logo chamativa, um slogan
criativo, o espaço físico de uma loja bem planejado, entre outras.
- Intelectualidade: é
a capacidade humana de acumular conhecimentos, de raciocinar, gerar
ideias, de ser criativo. Uma marca com esse atributo inova e muitas vezes lança
no mercado produtos inéditos.
- Sociabilidade: quem
possui sociabilidade geralmente tem facilidade de se comunicar com outras
pessoas. Quando se refere à marca, ela irá produzir conteúdos sociais
interessantes que vão atrair consumidores.
- Emocionalidade: a
pessoa emotiva, sensível tem a facilidade de influenciar as outras com suas
emoções. No que se refere à marcas, as organizações nesse atributo investem em
campanhas, propagandas que emocionam seus consumidores e assim abordam questões
como humanidade, respeito, auto estima e dessa forma atraem consumidores.
- Personalidade: neste
atributo, as marcas sabem o que realmente representam para a sociedade, sabem naquilo
que são boas e a sua razão de ser, assim também com a humildade de que também têm
muito que aprender.
- Moralidade: esse
atributo diz respeito ao ser ético e íntegro e as marcas que possuem esse
atributo têm valores muito fortes e cumprem suas promessas não decepcionando
seus clientes.
O Caso Dove
A Dove é uma marca que faz uso muito forte do atributo da emocionalidade. Humanizada ela aborda a
questão da autoestima entre as mulheres encorajando-as a amarem a si mesmas e
apreciarem sua real beleza. Com uma campanha maciça durante mais de uma década,
a Dove conseguiu se conectar emocionalmente com mulheres no mundo inteiro.
Inicialmente a Dove realizou uma pesquisa, na qual foram
entrevistadas mulheres de diversas partes do mundo. Nessa pesquisa foram efetuadas
perguntas sobre a sua real beleza, se elas estavam se sentindo satisfeitas com
seus corpos, se a beleza estava com atributos físicos ou mentais positivos,
entre outras perguntas. Uma parte
significativa das mulheres entrevistadas respondeu que não estavam satisfeitas
com seus corpos, mas também considerou que a real beleza não está relacionada
só ao aspecto físico e sim nos aspectos emocionais, como se sentir bem, estar
com saúde, que a beleza também está relacionada com a felicidade e o bem estar.
A partir dessa pesquisa, a Dove realizou uma campanha da real
beleza, por meio da qual, a empresa utilizou nas suas propagandas, mulheres dos
mais diferentes tipos e estereótipos, fora dos padrões de beleza da mídia.
Assim, na propaganda apareciam as mulheres felizes com os produtos da Dove para
o verão, ela mostrava que para a vida o importante é se sentir bem consigo
mesma e estar feliz, não se preocupando
muito com a beleza física.
Nesse aspecto, a Dove foi pioneira, pois nenhuma outra empresa havia
utilizado essa questão. Com isso a Dove emocionou seu espectador e despertou
nele, que o que importa é ser feliz e estar bem consigo mesmo. Assim a marca
criou vínculos emocionais com os seus consumidores e consequentemente a marca
cresceu por entender o lado humano.
No que se refere ao marketing 4.0 a campanha da marca se encaixa
plenamente, pois esse marketing está centrado no ser humano e no mundo das
redes, as pessoas são capazes de se conectar emocionalmente com as outras para
induzir suas ações. As marcas que evocam emoções podem induzir ações favoráveis
dos consumidores, elas se conectam com clientes em um nível emocional com
mensagens inspiradoras.
Referências
- KOTLER
P, KARTAJAYA H, SETIAWAN I, Marketing
4.0: Do Tradicional ao Digital. Rio de Janeiro. Ed. Sextante, 2017. 208p.
- Site, disponível em: http://www2.espm.br/sites/default/files/dove_0.pdf,
Acesso em 30 de maio de 2018.
https://www.youtube.com/watch?v=Il0nz0LHbcM&t=0s&list=LLEZ-Sl5GVXNHRkBBX7G328w&index=4,
Acesso em 01 de junho de 2018.
- Site, disponível em: http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/dove-sade-da-pele.html,
Acesso em 31 de maio de 2018.
- Site, disponível em: http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/dove-sade-da-pele.html,
Acesso em 01 de junho de 2018.
- Site, disponível em: http://marcas.meioemensagem.com.br/dove-%C2%BC-de-creme-hidrante-e-100-de-sucesso/,
Acesso em 01 de junho de 2018.
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