Com a evolução dos ambientes de compartilhamentos virtuais e mundo mais conectado em redes abriu-se um novo caminho para o acesso ao conhecimento, o que trouxe grandes mudança para os processos de aprendizagem. Os Ambiente Virtuais de Aprendizagem (AVAs) hoje são objeto de grande estudo no campo do ensino, dado a importância que eles ganharam no século XXI, sendo utilizados como ferramentas tanto em processos informais de aprendizagens como para ambientes formais de aprendizagem sendo utilizados na grande maioria da instituições de ensino.
No ensino das artes a música ganha destaque nos AVAs, tendo uma grande variedade de curso, apostilas, tutoriais, fóruns, video-aulas e tablaturas, em grande parte sendo distribuídos de forma gratuita e voltados ao ensino informal. Uma das maiores plataformas online de ensino musical do mundo é brasileira, o cifraclub.com.br, sendo um ambiente informal completo para aprendizado da música, contendo todas as ferramentas de ensino musical citadas a cima. Além disso o Cifra Club é uma ferramenta colaborativa, ou seja, grande parte do conteúdo que está no acervo do site é compartilhado por seus usuários o que faz o site entrar na classificação dos Connectivist Massive Online Open Course (CMOOCs).
Este artigo tem por objetivo trazer a definição do que são os CMOOCs e analisar o site Cifra Club a fim de evidenciar as características que o fazem se encaixar nesta classificação.
Os CMOOCs
Os MOOCs são cursos onlines, abertos e gratuitos constituídos por conteúdoscompartilhados pelos seus usuários, tal características traz uma maior autonomia e interatividade no processo de aprendizagem tornando-o atrativo.
Os MOOCs são divididos em duas categorias, segundo Tavares (2014, p. 30),
“Os MOOCs se dividem ainda em duas categorias distintas: os cMOOC e o xMOOC. O primeiro grupo é baseado no Conectivismo e se desenvolvem de maneira mais informal e são independentes de uma instituição tradicional de ensino. Os cMOOCs atrai as massas, pois os estudantes são encorajados a irem mais além em busca de mais conhecimentos na própria rede. Ou seja, utilizam a ferramenta que tem em mãos para ampliar o aprendizado por meio da pesquisa e busca por mais informações, aumentando a interatividade entre os participantes nas diferentes plataformas tecnológicas. O segundo grupo, os xMOOCs, condizem com a extensão dos modelos pedagógicos das universidades no ciberespaço. Isto é, os formatos são pré-definidos pelos professores da universidade, onde a figura do professor é central e a interatividades entre os estudantes não é prioridade. Em suma, tem-se a duplicidade do conhecimento”
Os CMOOCs tratam-se de cursos de que dão total autonomia ao aprendiz pois o conhecimento é descentralizado e não há condução do método do aprendizado, já os XMOOCs são cursos onde o conteúdo e o método de aprendizado são pré-definidos sendo este modelo mais voltado a instituições de ensino.
Tal característica dos CMOOCs redefinem a noção de aprendizagem já que o caminho a ser escolhido depende do usuário da plataforma, o que traz desafios para que método de ensino não seja desordenado e ineficiente.
O Cifra Club e seus papel do ensino da música
O Cifra Club foi criado em 1996 completando 22 anos, hoje é um dos maiores portais online de ensino da música no mundo e o maior da América Latina, com 9 milhões de usuários ativos e com total de 298 milhões de visualizações em suas páginas, além de sua página principal onde são encontrados tópicos como tablatura, video-aulas, cursos, tutoriais e apostilas, também tem um fórum com cerca de 120 mil cadastrados e mais de 300 mil tópicos voltados a música, além do aplicativo para smartphones que tem cerca de 7 milhões de downloads.
Hoje qualquer pessoa com acesso a internet, graças ao Cifra Club e outros site do mesmo ramo, pode aprender a tocar um instrumento musical o que fica evidenciado pelas estatísticas dos usuários da plataforma na tabela 1.
Tabela 1 - Dados: Cifra Club
Sexo:
|
Faixa etária:
|
57% Masculino
|
até 17 anos: 17%
|
43% Feminino
|
18 a 24 anos: 16%
|
25 a 34 anos: 26%
| |
35 a 44 anos: 22%
| |
45 anos ou +: 19%
|
Os dados da tabela evidenciam a democratização do ensino da música pelo site, sendo seus usuários bem distribuídos entre todas as faixas etárias e sexos.
A grande maioria do conteúdo contido no site são fruto da colaboração de seus usuários, todo conteúdo é previamente analisado por moderadores antes de ser publicado a fim de garantir a qualidade dos conteúdos. Os conteúdos são divididos entre:
- Tablaturas: são disponibilizados tablaturas e cifras para diversos instrumentos, além disso a ferramentas para diferentes versões de tablaturas, mudança de tom, mudança de formação de acorde, desenhos tablados da formação dos acordes e player de música referente a tablatura.
- Apostilas, e tutoriais: Além do acervo colaborativo também são disponibilizados um acervo com o selo do site, estes conteúdos são voltados para a aprendizagem teórica e prática.
- Video-aulas: as video-aulas são exclusivamente materiais criados pelo Cifra Club e são distribuídos através do youtube, estas aulas são divida em duas categorias, o primeiro sendo o ensino de tablaturas e de reprodução de músicas e o segundo cursos online, com aulas organizadas de acordo com o nível de conhecimento.
O fórum do Cifra Club é outra ferramenta importantíssima do site que permite uma interatividade direta entre os usuários o que permite esclarecimento de dúvidas, debates sobre a profissão do músico e indústria da música, avaliações sobre instrumentos e musicais e etc.
O aplicativo para smartphone oferece todas funcionalidade que o site oferece, além de uma funcionalidade para afinar instrumenthttps://www.youtube.com/watch?v=2Rsz3JEbw0Yos musicais o que é de grande utilidade principalmente para músicos iniciantes.
Inferências e apontamentos
Após a breve análise das dimensões que o site Cifra Club alcançam fica claro a importância deste para o ensino da música e também se mostra um exemplo que pode ser seguido pelos MOOCs em diversas áreas do conhecimento.
Faltam estatística para saber de fato qual foi o impacto que o site causou no ensino da música, como número de pessoas que usam ou usaram o site integralmente ou parcialmente como instrumento de aprendizagem, qualidade da aprendizagem obtida pelo site, engajamento dos usuários e impactos sociais. Porém o objetivo é de incitar a curiosidade sobre o tema, já que não existe nenhum estudo relacionando a Cifra Club como um CMOOC anteriormente, a fim de abrir caminhos para pesquisa posteriores.
Referências
http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/openaccess/midias-digitais/completo.pdf
http://www.icbl-conference.org/proceedings/2013/papers/Contribution62_a.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário