A aprendizagem baseada em projetos é um
dos métodos de ensino que gerou um impacto mais significativo nos novos modelos
educativos, sua força reside no fato de que os alunos enfrentam problemas
reais, orientados para o seu perfil de estudo, onde a busca por uma solução é
feita de forma colaborativa entre os próprios alunos [1]. Na área da ciência, é
uma das melhores formas de transmitir conhecimento, já que é o aluno quem, a medida que vai executando o projeto, vai descobrindo os princípios teóricos que
são a base da engenharia. Durante este processo, os alunos não só geram
aprendizagem na resolução do projeto, mas com a prática adquirem outras
capacidades, porque estão expostos a resolver problemas, discutir, tomar
decisões em grupo, entre outras situações [2]. Essa metodologia, ao contrário
do modelo tradicional em que o professor aplica técnicas expositivas, apresenta
melhores resultados; no entanto, ainda existem alguns aspectos para melhorar.
Esta metodologia foi implementada em Peru, na Universidade de
Engenharia e Tecnologia (UTEC) para transmitir habilidades relacionadas ao
desenvolvimento de projetos de engenharia, e sua implementação visa capacitar
engenheiros inovadores, melhorar a aquisição de conhecimento e reduzir as taxas
de abandono universitário. Desta forma, têm origem os projetos
interdisciplinares I, II, III e IV, que são obrigatórios e devem ser concluídos
antes da TCC, cada um realizado em 14 semanas.
Esses projetos têm o objetivo de fornecer soluções a
problemas de baixa, média e alta complexidade. Em todos esses projetos, o
pensamento crítico, o trabalho em equipe, a comunicação efetiva e a colaboração
entre os alunos são enfatizados [3]. No final do semestre, os melhores projetos
são apresentados num workshop chamado "Vivir la Ingeniería", que
significa Viver a Engenharia; neste workshop, o departamento acadêmico e os
profissionais do setor industrial são convidados a fornecer feedback aos alunos.
Não existe um limite na aprendizagem que
pode ser obtida com base em projetos, e para demonstrar isso, neste documento vou
expor o processo de aprendizagem com base na realização de um projeto que eu
fiz em 2017, cujo objetivo era a construção de uma turbina de eixo vertical
tipo savonius helicoidal que foi instalada num gerador de 500W.
Antecedentes
Este projeto foi concebido com o objetivo
de aproveitar o recurso eólico existente na região de Barranco, Lima,
caracterizado por baixas velocidades do vento, com uma média de 4 m/s e
direção predominante sul-sudoeste.
Nas
seguintes imagens é possível observar a frequência anual das velocidades de
vento na zona e a direção predominante.
Esse
nível de velocidade é baixo, no entanto, a frequência anual com que ocorre é
alta, o que torna necessário desenvolver um design de turbina que seja mais
sensível a essas velocidades.
As
turbinas eólicas comerciais requerem velocidades de vento mais elevadas, na
ordem de 10 m/s, por isso, a sua implementação é indicada em zonas
estratégicas, onde existem esses níveis de velocidade do vento [4]. No Peru, a
área sul-sudoeste é caracterizada por ventos locais de 10 m/s em pelo menos
4200 horas ao longo do ano, valores altamente recomendados para o
desenvolvimento de parques eólicos, como é o caso de "Tres Hermanas" (Três Irmãs) em Marcona,
com 97 MW de potência instalada [5].
Integração
e trabalho do Equipe
Para
realizar este projeto, a equipe foi formada. Eu queria integrar uma equipe com
diferentes perfis para um trabalho mais proveitoso; estava procurando por habilidades
de design, simulação e conhecimento básico de energia. Finalmente, sendo um
tópico com uma tendência a tanta afinidade, houve muita vontade de realizar o
projeto, e a equipe foi montada em menos de uma semana, formado por alunos de
Engenharia da Produção, Mecânica e Engenharia da Energia.
Depois
de organizar a equipe e distribuir as funções de cada membro, fizemos um estado
da arte, para estudar o contexto sobre o assunto e decidir o tipo de turbina a
ser projetada; e então, a etapa do design começou. Foi um desafio, mas depois de
inúmeras tentativas de explodir a criatividade de cada membro da equipe,
conseguimos projetar cada peça da turbina e simular a integração de todas; e
mais importante, foi possível entender o motivo de cada decisão no design.
Para
fazer o design foi usado o software SolidWorks, que permitiu fazer o design das
superfícies das pás considerando uma altura da pá de 70 cm e uma largura da pá
de 32 cm, com uma abertura de raio de 6 cm.
As turbinas savonius são geralmente de duas pás, mas para reduzir o cabeceio do eixo decidimos realizar este design de três pás. Finalmente, uma vez desenhada, foi simulada no Software Autodesk CFD.
Construção
do Protótipo
Tendo
o design simulado e aprovado, decidiu-se passar para a construção deste. A
equipe fez uma proposta de construção para o protótipo, consultando
especialistas no assunto e, após aprovação, o orçamento correspondente foi
feito e enviado a pedido. É importante que sejam os alunos os que façam o
orçamento, para estarem-nos cientes das despesas incorridas no projeto.
Depois
que o orçamento foi aprovado, fizemos as compras. Os alunos não apenas ganhamos
a experiência de realizar o projeto em sua totalidade, mas também somos
forçados a abusar da nossa capacidade de organização e exercitamos as nossas
habilidades interpessoais.
Com
todos os materiais, a ação começou. Em UTEC existem diferentes espaços para a
realização de projetos, e para fabricar a turbina, ocupamos o laboratório de
manufatura. Para construir cada parte da turbina, duas máquinas de laboratório
foram usadas: a fresadora Shopbot de três eixos para cortar as quatro estrelas
que agiam como suporte para as pás helicoidais de acrílico de 6 mm de
espessura, e a de cinco eixos para fazer o molde para as pás, que foram feitas
com fibra de vidro de 800 g/m2.
A
fibra de vidro foi trabalhada sob um molde technopor, que foi revestido com uma
camada de alumínio para que os aditivos requeridos pela fibra de vidro não danificassem
o molde. Fizemos quatro pás, cada uma melhor do que a anterior, das quais
apenas três foram usadas.
O
eixo que une as três pás consistia nm tubo de alumínio de 80 cm de altura e
tinha flanges de apoio para ancorar as estrelas. A base da turbina foi feita
numa única peça à base de alumínio, que foi usinada num torno industrial.
Finalmente
juntamos as peças; para as pás, estrelas e suportes, usamos adesivos de alta
fixação, enquanto que para conectar a turbina ao gerador, usamos oito parafusos
8/20.
Teste
do Protótipo
Uma
vez que a turbina foi construída, ela foi exposta ao exterior para ver seu
comportamento frente a velocidades do vento, permitindo a geração de energia.
Atualmente, a turbina chega a 60 RPM sendo exposta a ventos de 4 m/s, gerando
28 VDC. No seguinte vídeo é exposto o teste do protótipo:
Reflexão
Cada
peça construída foi um processo de aprendizado completo; os alunos aprendemos a
construir com fibra de vidro, e aqueles que não sabiam aprenderam a usar também
as fresadoras.
Finalmente,
o aprendizado obtido com base em projetos é indescritivelmente vantajoso; os alunos,
com a prática, aprendem a teoria dum jeito que os engaja e gera maior
comprometimento com o projeto. Os projetos não só permitem aos alunos deduzir
as lições teóricas, mas estimula a criatividade de cada um, a capacidade de
liderança e organização, e nos prepara para enfrentar o mundo real.
Fontes de informação:
[1] K.
A. Bruffee, The Principles of Quantum Mechanics. The Johns Hopkins
University Press; second edition edition, 1999.
[2] M. Prince and R. Felder, “The many faces of inductive
teaching and learning,” Journal of College Science Teaching, vol. 36, no. 5,
pp. 14–20, 2007. [Online]. Available: http://www.jstor.org/stable/42992681
[3] C.Flores,
E. Villicaña, Interdisciplinary Projects as Active Learning Method for
Strengthening of Technical and Soft Skills of UTEC Students. II IEEE World Engineering
Education Conference (EDUNINE 2018).
[4] http://www.windturbinestar.com/500wh-wind-turbines.html
[5] https://goo.gl/8tBxys
muito legal! fiquei bem interessado nas energias renovaveis!
ResponderExcluirmuito obrigada pelo interesse!
ExcluirParabéns pelo seu projeto, você está gerando grande impacto num tópico muito relevante.
ResponderExcluirobrigada de coração!
ExcluirInteressante o designe e mais detalhes?
ResponderExcluir