Autora: Manoela Silveira (EGC5019)
Uma pequena parte da história…
Somos testemunhas de como a forma de aprender nas salas de aula é mutável ao longo do tempo, novos métodos surgem das novas necessidades e, é fundamental também a educação se adequar e se transformar. Um método de ensino, o qual provavelmente todos nós passamos, é o quadro negro que surgiu em meados de 1800. Por várias gerações este objeto passou não apenas como uma ferramenta em sala, mas era o significado de conhecimento, respeito e docência. O quadro era fabricado a partir de uma pedra negra, chamada ardósia, e com o passar do tempo foram surgindo novos materiais, mais leves e baratos, podendo ser aplicado cores mais claras. A cor mais comum é a verde, pois é uma cor que acalma, estimula a concentração e a criatividade, sendo isto indispensável a um ambiente de estudo.
Em meados de 1870 surge o mimeógrafo, que é uma máquina de fazer cópias manualmente, e foi muito utilizado nas salas de aula. Com uma matriz era possível realizar as cópias, porém havia algumas dificuldades. Um dos materiais utilizados era o álcool e, este deveria ser dosado, pois se usasse em excesso as cópias ficavam borradas e, se fosse pouco as cópias ficavam claras demais. Uma outra questão era de que quando usado dentro de sala, dependendo do cheiro forte do álcool, os alunos precisavam sair, as cópias ainda levavam um tempo para secar. Apesar destes detalhes o mimeógrafo, dado o seu baixo custo, ainda é utilizado por escolas que não possuem muitos recursos para se atualizar aos tempos de hoje.
O próximo método que passou a inovar no ensino levou em torno de um século para acontecer, pelo menos no Brasil. Em 1971, um evento promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) convidou um professor de uma universidade americana para realizar um seminário sobre o uso de computadores no ensino superior. No mesmo ano foi realizada a primeira Conferência Nacional de Tecnologia em Educação Aplicada ao ensino superior (CONTECE), que buscava discutir e apresentar os benefícios que o uso do computador traria para a educação demonstrando como a comunicação poderia ser rápida. Mas foi apenas em 1973, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que se iniciou a aplicação de computadores como um instrumento de ensino. A partir deste momento é que se iniciam os núcleos voltados ao desenvolvimento do uso de tecnologias nas universidades.
Na década de 70 surge uma forma de ensino a distância, o Telecurso. Criado em 1978 idealizado por Roberto Marinho, o programa era uma forma de usar a televisão como um instrumento de ensino. Os interessados em concluir o segundo grau poderia comprar os fascículos nas bandas e o governo aplicava provas que, comprovada a proficiência, o aluno obtinha o diploma. Em 1995 o Telecurso passa por uma importante reformulação, antes as pessoas assistiam de casa os programas, agora havia salas de aula equipadas com televisão, dicionários e livros para pesquisa. As salas era em associações, igrejas, escolas, permitindo um maior acesso dos estudantes a outros materiais de ensino.
Em 1985 surge o CD-ROM e a calculadora gráfica, ambos como instrumentos que facilitam o ensino. No caso do CD-ROM, este podia carregar um grande volume de dados, vídeos, fotos, livros, assim ficava mais acessível ter acesso a certos materiais já que possuía um sistema de reprodução simples e de baixo custo. A calculadora gráfica surge como facilitadora na resolução de equações, fornecendo gráficos e agilizando nos processos de aprendizagens.
Atualmente…
Nos dias de hoje fica difícil fazer uma ordem cronológica para ver como vem surgindo as novas tecnologias no universo da educação. Todos os dias aparecem novas ferramentas, métodos, instrumentos. Quando os telefones celulares surgiram não se podia imaginar até onde podiam chegar, nos dias de hoje, os smartphones, possuem mais funcionalidades que os primeiros computadores. Há inúmeras plataformas digitais disponíveis tanto para a educação a distância como para o ensino presencial. Uma nova ferramenta que nos faz retomar ao quadro negro são as lousas digitais, que funcionam como grandes telas onde é possível expor os mais variados arquivos auxiliando no processo de planejamento e andamento das aulas. Para os alunos há terminais em suas mesas, assim o aluno não precisa mais se dividir entre copiar e prestar a atenção, a sala de aula se torna mais interativa, os debates mais dinâmicos.
Há infinitos métodos de ensino e aprendizagem nos dias atuais e, isso é devido aos avanços tecnológicos que nos permitem explorar suas funcionalidades. A vida está num ritmo mais acelerado do que há 10, 20 ou 30 anos atrás, mudamos, nos adequamos aos novos processos, ao mundo acelerado, de informações rápidas. Através do ensino, das abordagens dentro de sala, temos contato e adquirimos conhecimento, para nos prepararmos para essa nova era tecnológica.
Referências
CLUBE DAS TINTAS. Cores que melhoram a concentração. Disponível em: <http://clubedastintas.com/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=37>. Acesso em: 06 mai. 2018.
ESTADÃO. Mimeógrafo, uma copiadora à base de álcool. Disponível em: <http://economia.estadao.com.br/blogs/radar-tecnologico/mimeografo-uma-copiadora-a-base-de-alcool/>. Acesso em: 06 mai. 2018.
REVISTA ÉPOCA. Mundo digital. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/revista/epoca/0,,edr48954-6021,00.html>. Acesso em: 06 mai. 2018.
SLIDE SHARE. A história da informática educativa no Brasil. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/marciotics/a-histria-da-informtica-educativa-no-brasil>. Acesso em: 06 mai. 2018.
TELECURSO. Histórico. Disponível em: <http://www.telecurso.org.br/historico/>. Acesso em: 06 mai. 2018.
UFMG. História da internet Brasil. Disponível em: <http://homepages.dcc.ufmg.br/~mlbc/cursos/internet/historia/brasil.html>. Acesso em: 06 mai. 2018.
WIKIPÉDIA. Calculadora gráfica. Disponível em: <https://www.infopedia.pt/$calculadora-grafica>. Acesso em: 06 mai. 2018.
WIKIPÉDIA. CD-ROM. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/cd-rom>. Acesso em: 06 mai. 2018.
WIKIPÉDIA. Mimeógrafo. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/mimeógrafo>. Acesso em: 06 mai. 2018.
WIKIPÉDIA. Quadro negro. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/quadro_negro>. Acesso em: 06 mai. 2018.
YOUTUBE. Evolução das tecnologias na educação. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tclltsp3wlo>. Acesso em: 06 mai. 2018.
Eu consigo ver tudo o que meu filho faz no celular dele, bastou instalar o apk
ResponderExcluirhttps://brunoespiao.com.br/espiao-telepatia no aparelho que ele jamais conseguirá esconder nada de mim