É sabido hoje em dia, a força que a internet possui e a influência que a mesma exerce, não só sobre jovens mas em pessoas de todas as idades. Segundo a primeira edição da "Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira", a internet é o segundo meio de comunicação usado mais frequentemente pelos brasileiros, atrás da televisão e à frente do rádio, o que demonstra o grande poder que ela representa nos dias de hoje
Com a popularização da internet a partir dos anos 2000, um tipo diferente de serviço de comunicação e entretenimento começou a ganhar força e popularidade: as famosas redes sociais.
As redes sociais inicialmente foram utilizadas especialmente pelos jovens como mero "instrumento" de comunicação. e com o único propósito de facilitar o contato entre as pessoas. O que em termos práticos, possibilitava que as pessoas do mundo todo pudessem se conectar e comunicar de forma rápida e prática.
Posteriormente, as redes sociais demonstraram grande potencial em ações que tinham capacidade de mobilizar uma grande quantidade de pessoas em prol de algo. Este fato ficou evidente especialmente quando ocorreram situações de alto impacto, tais como terremotos, tsunamis, eventos sociais, situações políticas e assim por diante.
Nos últimos anos, algumas instituições de ensino perceberam que as redes sociais tinham grande potencial no âmbito educacional e então passaram a dar alguma atenção a esta nova forma de divulgação de informações entre os alunos.
As redes sociais podem gerar novas sinergias entre os membros de uma comunidade educativa. Facilitando de forma significativa o acesso ao conhecimento e a troca de informações tanto entre os próprios alunos quanto facilitando a troca de informações entre aluno e professor.
As redes sociais podem gerar novas sinergias entre os membros de uma comunidade educativa. Facilitando de forma significativa o acesso ao conhecimento e a troca de informações tanto entre os próprios alunos quanto facilitando a troca de informações entre aluno e professor.
Facilitam o compartilhamento de informações envolvendo temas estudados em sala de aula, o estudo em grupo, a divulgação dos mais diversos conteúdos informativos, o compartilhamento de recursos (documentos, apresentações, links, vídeos) e, sobretudo, de projetos e fortalece o envolvimento dos alunos e professores e cria um canal de comunicação entre eles e outras instituições de ensino.
As redes sociais podem ser usadas de forma a aproveitar o tempo que os alunos passam na internet para promover debates referentes aos temas desejados de forma que auxilie os alunos a desenvolverem o senso crítico e incentive os mais tímidos a manifestarem conseguirem manifestar suas próprias opiniões.
São infinitas as possibilidades de se usar não só as redes sociais mas topo o tipo de tecnologia como aliadas na questão educacional. Porém do mesmo modo que há muitos benefícios, existem alguns cuidados que devem ser tomados, especialmente por se tratar de um âmbito virtual, as regras devem ser bem definidas transparentes para que não se perca o controle e o objetivo educacional não seja desviado.
Referências:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enem/o-impacto-das-redes-sociais-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem/56056
Nenhum comentário:
Postar um comentário