Cada dia que passa vemos as redes sociais tomando conta da vida das pessoas, principalmente dos jovens no ensino fundamental e médio, que dificilmente deixam o celular de lado durante os seus afazeres cotidianos. Segundo o site Valor Econômico, hoje 94,2% dos brasileiros usam a internet para trocar textos e mensagens, e dentre eles, 94,6% utilizou os celulares para isso no ano de 2016, quando a pesquisa foi feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Já outra pesquisa mais recente traz que mais da metade da população mundial já conta com acesso à internet, segundo o último relatório Digital in 2018, divulgado pelos serviços online americanos Hootsuite e We Are Social. De acordo com as duas companhias, existem mais de 4 bilhões de pessoas conectadas à rede, destes 3 bilhões usam uma rede social ao menos, aproximadamente 75%. Outro dado relativo as redes sociais traz que 1,94 bilhões de pessoas no mundo utilizam o Facebook como plataforma de interação online, isto aferido no primeiro trimestre do ano de 2017. Então, se considerarmos um universo de 7,5 bilhões de pessoas no mundo hoje (aproximadamente), veremos a importância e o impacto que a internet traz na vida das pessoas físicas, e consequentemente na das pessoas jurídicas também, pela interligação voltada ao avanço do consumo, comodidade e globalização, algo que não tem prazo de validade para terminar.
Com estes dados em mente, fica claro o por que de uma empresa estar hoje conectada a internet e mais precisamente às ao mercado online, hoje as redes sociais. Inúmeras pessoas buscam hoje comodidade e confiança para uma compra online (o que levou ao avanço dos sistemas de pagamentos online) ou para conhecer as características e dados técnicos os seus produtos sem sair de casa, ou quem sabe tirar uma dúvida, fazer alguma reclamação (SAC 2.0) sobre algum serviço seu sem precisar sair do conforto e segurança da sua residência. Além destas oportunidades de atuação, a internet e as redes sociais aumentam as fronteiras físicas do seu negócio, tornando-o escalável e levando para mais pessoas que as quatro paredes do seu estabelecimento podem receber. Ao invés de 5 clientes nas loja física durante um dia normal, que tal buscar alternativas e investir em marketing digital, gerenciamento de redes sociais como Facebook e Instagram, ou em palavras-chave no Google Adwords e obter 50 consumidores, sem os custos tradicionais de uma loja física e com um potencial escalonável enorme? Não deixe de lado a tendência do marketing digital, surfe na onda, expanda seus canais, aumente seu faturamento e reduza seus custos operacionais.
Referências
Parabéns Antônio, excelente contribuição
ResponderExcluir