quarta-feira, 6 de junho de 2018

Realidade Virtual: Tecnologia aliada à educação


O advento da Internet permitiu que o processo de ensino e aprendizagem não ficasse limitado à modalidade de ensino tradicional, vinculada impreterivelmente à relação entre professor/aluno e a sala de aula, mas que ultrapassa esses limites físicos dando oportunidade ao discente de construir seu conhecimento no seu ambiente doméstico, de trabalho ou onde mais desejar. (SANTOS, 2006).
Foi a partir da utilização dos ambientes virtuais que a EaD ganhou status de ensino de caráter mais interativo e dinâmico, através da mediação de recursos tecnológicos como as ferramentas concretizadas pelo suporte da Internet. A qualidade desse ensino, além de outros fatores, está ligada também à forma como são disponibilizadas e utilizadas as ferramentas de mídias no AVA. Além de conhecer o conceito e os tipos de ferramentas interativas, faz-se necessário também analisá-las quanto aos seus benefícios e quanto às dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem, a fim de se ter a consciência de sua aplicabilidade e da sua importância educacional.
O uso dos AVAs já se consolidou como uma realidade para a EaD, sendo imprescindível quando se pretende discutir os métodos da educação na atualidade. (OLIVEIRA; SILVEIRA, 2014, p. 99).
Com uma abundância de novos espaços eletrônicos de interação e a explosão da Educação a Distância (EaD), existe a tendência de que esses espaços eletrônicos sejam cada vez mais utilizados para facilitar a aprendizagem, tanto como suporte para distribuição de materiais didáticos, quanto como complemento aos espaços presenciais de aprendizagem. Existem os ambientes de suporte a EaD.
Nesse sentido cita-se a Realidade Virtual. Existem várias definições para RV, mas em geral, "refere-se a uma experiência imersiva e interativa baseada em imagens gráficas 3D geradas em tempo real por computador. [...] de um mundo real ou apenas imaginário"
Com a RV presente na educação, é possível descobrir, explorar e construir conhecimento sobre os lugares. O grande potencial da RV está exatamente nessas possibilidades, não se restringindo apenas através de aulas ou objetos físicos, mas também através da manipulação virtual do alvo a ser explorado, analisado e estudado. Por esse motivo a RV representa um grande salto na educação, quando nos permite experiências com o conhecimento de forma imersiva e interativa.

Ferramentas de Realidade Virtual

O Google lançou recentemente uma ferramenta de ensino com realidade virtual, o Google Expeditions. Com ele, os estudantes podem explorar o mundo sem sair da sala de aula. O dispositivo permite que o professor seja um “guia”, levando seus alunos a visitas de campo altamente imersivas.
Com o Google Expeditions, os professores podem levar seus alunos para qualquer lugar do mundo, por meio de viagens virtuais e imersivas. A ferramenta de ensino possui mais de 500 expedições disponíveis.


A Mozilla é outra das companhias interessadas em explorar a RV e lançou uma rede social nessa direção, com uma plataforma aberta e que funciona com todo tipo de dispositivo, diretamente pelo navegador.
A iniciativa faz parte da tentativa de popularizar a RV, já que a realidade aumentada ultimamente tem tido mais atenção, devido ao apelo comercial. Para participar da rede social basta criar um avatar e acessar o ambiente utilizando um headsets compatível à tecnologia.

https://hubs.mozilla.com/


A realidade virtual é também uma das grandes apostas do mercado de parques temáticos no mundo todo. A China inaugurou o Vale Oriental de Ficção Científica, o complexo com 1,34 km² oferece ao público 35 atrações. A maioria utiliza headsets de realidade virtual,  como montanhas-russas virtuais, simuladores e a criação de avatares para jogos dos mais diferentes tipos, como batalhas com alienígenas e dragões, por exemplo.

Fontes:
SANTOS, Joao Francisco Severo. Avaliação no ensino a distância. Revista Iberoamericana de Educación, Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura, OEI, v. 38, n. 4, p. 1–9, 2006.
OLIVEIRA, Carolina Dias de; SILVEIRA, Ricardo Azambuja. Avaliação do uso das ferramentas tecnológicas em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem em educação a distância: Um estudo de caso do e-tec/cefet-mg. Anais do ESUD2014, XI Congresso Barasileiro de Ensino Superior a Distância Florianópolis/SC, 2014. Disponível em: .
https://www.tecmundo.com.br/software/129925-china-inaugura-gigantesco-parque-realidade-virtual.htm
https://www.tecmundo.com.br/internet/129687-mozilla-experimenta-rede-social-realidade-virtual-via-navegador.htm




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