O
advento da Internet permitiu que o processo de ensino e aprendizagem
não ficasse limitado à modalidade de ensino tradicional, vinculada
impreterivelmente à relação entre professor/aluno e a sala de
aula, mas que ultrapassa esses limites físicos dando oportunidade ao
discente de construir seu conhecimento no seu ambiente doméstico, de
trabalho ou onde mais desejar. (SANTOS, 2006).
Foi
a partir da utilização dos ambientes virtuais que a EaD ganhou
status de ensino de caráter mais interativo e dinâmico, através da
mediação de recursos tecnológicos como as ferramentas
concretizadas pelo suporte da Internet. A qualidade desse ensino,
além de outros fatores, está ligada também à forma como são
disponibilizadas e utilizadas as ferramentas de mídias no AVA. Além
de conhecer o conceito e os tipos de ferramentas interativas, faz-se
necessário também analisá-las quanto aos seus benefícios e quanto
às dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem, a
fim de se ter a consciência de sua aplicabilidade e da sua
importância educacional.
O
uso dos AVAs já se consolidou como uma realidade para a EaD, sendo
imprescindível quando se pretende discutir os métodos da educação
na atualidade. (OLIVEIRA; SILVEIRA, 2014, p. 99).
Com
uma abundância de novos espaços eletrônicos de interação e a
explosão da Educação a Distância (EaD), existe a tendência de
que esses espaços eletrônicos sejam cada vez mais utilizados para
facilitar a aprendizagem, tanto como suporte para distribuição de
materiais didáticos, quanto como complemento aos espaços
presenciais de aprendizagem. Existem os ambientes de suporte a EaD.
Nesse
sentido cita-se a Realidade Virtual. Existem várias definições
para RV, mas em geral, "refere-se a uma experiência imersiva e
interativa baseada em imagens gráficas 3D geradas em tempo real por
computador. [...] de um mundo real ou apenas imaginário"
Com
a RV presente na educação, é possível descobrir, explorar e
construir conhecimento sobre os lugares. O grande potencial da RV
está exatamente nessas possibilidades, não se restringindo apenas
através de aulas ou objetos físicos, mas também através da
manipulação virtual do alvo a ser explorado, analisado e estudado.
Por esse motivo a RV representa um grande salto na educação, quando
nos permite experiências com o conhecimento de forma imersiva e
interativa.
Ferramentas
de Realidade Virtual
O
Google lançou recentemente uma ferramenta de ensino com realidade
virtual, o Google Expeditions. Com ele, os estudantes podem explorar
o mundo sem sair da sala de aula. O dispositivo permite que o
professor seja um “guia”, levando seus alunos a visitas de campo
altamente imersivas.
Com
o Google Expeditions, os professores podem levar seus alunos para
qualquer lugar do mundo, por meio de viagens virtuais e imersivas. A
ferramenta de ensino possui mais de 500 expedições disponíveis.
A
Mozilla é outra das companhias interessadas em explorar a RV e
lançou uma rede social nessa direção, com uma plataforma aberta e
que funciona com todo tipo de dispositivo, diretamente pelo
navegador.
A
iniciativa faz parte da tentativa de popularizar a RV, já que a
realidade aumentada ultimamente tem tido mais atenção, devido ao
apelo comercial. Para participar da rede social basta criar um avatar
e acessar o ambiente utilizando um headsets compatível à
tecnologia.
https://hubs.mozilla.com/
A
realidade virtual é também uma das grandes apostas do mercado de
parques temáticos no mundo todo. A China inaugurou o Vale Oriental
de Ficção Científica, o complexo com 1,34 km² oferece ao público
35 atrações. A maioria utiliza headsets de realidade virtual, como
montanhas-russas virtuais, simuladores e a criação de avatares para
jogos dos mais diferentes tipos, como batalhas com alienígenas e
dragões, por exemplo.
Fontes:
SANTOS,
Joao Francisco Severo. Avaliação no ensino a distância. Revista
Iberoamericana de Educación, Organización de Estados
Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura, OEI, v.
38, n. 4, p. 1–9, 2006.
OLIVEIRA,
Carolina Dias de; SILVEIRA, Ricardo Azambuja. Avaliação do uso das
ferramentas tecnológicas em ambientes virtuais de ensino e
aprendizagem em educação a distância: Um estudo de caso do
e-tec/cefet-mg. Anais do ESUD2014, XI Congresso Barasileiro de Ensino
Superior a Distância Florianópolis/SC, 2014. Disponível em: .
https://www.tecmundo.com.br/software/129925-china-inaugura-gigantesco-parque-realidade-virtual.htm
https://www.tecmundo.com.br/internet/129687-mozilla-experimenta-rede-social-realidade-virtual-via-navegador.htm
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