quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Aprendizagem através das novas Tecnologias de Informação e Comunicação



           As tecnologias de informação e comunicação estão sendo, na atualidade, muito utilizadas devido à necessidade de abranger e beneficiar um número maior de pessoas, adquirir de forma livre e responsável no processo de construção do conhecimento e aprendizagem.
A inclusão das redes sociais, para compartilhar informações e construção do conhecimento é determinante na interação entre os atores desta rede.  Atualmente, a informação e o conhecimento são imprescindíveis para a inovação da aprendizagem em várias áreas do conhecimento, novas formas de pensar, agir e comunicar-se são introduzidas como hábitos comuns. Muitas são as formas e diversas as ferramentas que proporcionaram esta aquisição. Na sociedade contemporânea, são outras as maneiras de compreender, perceber, sentir e de aprender, mas afetividade, relações, imaginação e os valores não podem deixar de ser considerados. A internet deve ser utilizada como uma ferramenta para aquisição do conhecimento e aprendizagem, ou seja, estimular a busca do conhecimento a que se propõem.
             Para entendermos melhor, uma breve historia: A partir do momento que o homem passou a viver em sociedade o seu processo histórico, foi marcado por tecnologias. Hoje vivemos a sociedade da informação ou digital. Internet, computadores, smartphones, tablets, comunidades virtuais e redes sociais são alguns dos termos que marcam este novo momento em que vivemos. A escrita é um processo através de símbolos que possibilitou ao homem expressar e expandir suas mensagens para além do seu tempo e espaço. O surgimento da escrita foi e é de muita importância para a história da humanidade, na qual datam acontecimentos importantes da época que viviam e que foram passadas as futuras gerações e com o passar do tempo o homem foi evoluindo, sempre procurando novas técnicas para facilitar a sua vida e a vida em grupo. Inventou e desenvolveu o que nos levou a chegar à área da comunicação tecnológica. Sendo assim, no interior dessa nova conjuntura social e cultural, a educação passa por uma mudança significativa, haja vista, abertura de um enorme leque de possibilidade a partir dos AVAS (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) e suas varias ferramentas interativas, ou seja, um novo espaço de comunicação que é possibilitado pela intercomunicação mundial dos computadores. As palavras chaves são interatividade e colaboração para caracterizar este espaço social, com o surgimento de muitas comunidades de aprendizagens e redes sociais como Facebook, Twitter, Google + e outros que passaram a serem espaços de conexão, debates, mobilizações e compartilhamento do conhecimento de pessoas. Apesar do uso de todas estas tecnologias, percebe-se que a possibilidade e a multiplicidade de novas práticas educativas ainda são muito restritas, no sentindo de transmissão e construção do conhecimento pelos discentes. O que na verdade percebe-se são as velhas praticas, talvez por não entenderem muito bem o funcionamento destas novas técnicas ou por não serem treinados para a mesma. No entanto é imprescindível que estas tecnologias digitais estejam inseridas no cenário educativo e que contribuam para a educação, sendo usada com coerência e com propósitos.

            A sala de aula hoje não é mais centrada no professor, a aprendizagem acontece com as conexões de imagens, sons, textos, palavras, sensações, logica, afetividades e com todos os tipos de associações.  As ferramentas digitais apresentam uma longa lista de oportunidade a sociedade, vislumbra um mundo onde todos tem acesso por meio da internet a cursos não presenciais, materiais pedagógicos virtuais, acesso a biblioteca online, banco de dados compartilhados, interação por teleconferência, blogs e grupos de discussão. Fatores que tornam possível a universalização do ensino superior. Como podemos observar o avanço tecnológico está presente em todos os campos da sociedade invadindo a vida do homem em sua casa, rua onde mora e em suas interações sociais.
A internet proporciona a comunicação, atraindo jovens, principalmente os que tem enorme necessidade de interagir entre si, mas na verdade adultos e idosos tem utilizados a internet diariamente para se comunicar com amigos, familiares e outras ações.
 

Leite ressalta:
Em muitas inovações que vemos hoje implantadas pelos gestores do sistema de educação, as logicas privilegiadas envolve em curto prazo a massificação, a classificação, a comparação e até mesmo a competição o individualismo e o disciplinamento. Estas logicas são reguladoras e se sustenta em um sistema regulador. Como dizem Forrestier e Lipovetzki, são logicas do momento do capitalismo desordenado de final de século, que contribui para construir a subjetividade consumistas e midiáticas da “cultura do efêmero”, e do “horror econômico”. A educação acrescenta então a sua parcela de regulação social ao sistema. Parcela essa, reproduzida dos paradigmas da regulação econômica, que, em ultima analise serve a exclusão social e, portanto, não serve a educação. (2000.p.56).


            Concluindo, Na verdade não é tarefa fácil, pois envolve decisão ousadia e, sobretudo coragem para construir novas metodologias de ensino, e fazer uso assim das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação). Neste processo a educação não pode mais viver apenas de modelos arcaicos, sob pena de virar virtual e invisível para a sociedade, ou seja, não atingir o objetivo que é a acessibilidade do conhecimento e aprendizagem para todos.





REFERÊNCIAS 

PANERAI, Thelma. O moodle e o facebook como ambientes pedagógicos: possibilidades e limitações. Disponível em:https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/2273468/mod_resource/content/1/artigoThelmaPaneraiRenataAraujo-Omoodleeofacebook.pdf
Acesso em: 02 de Out. 2017.

ADAMS,  Telmo. Tecnologia Digitais e Educação para qual Desenvolvimento? Janeiro/Abril 2013. Disponível em:https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/2273454/mod_resource/content/1/artigoUnisinosTDigitais%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf
Acesso em: 02 de Out. 2017.

MARTINS, Gisely. A Contribuição das redes sociais virtuais para a aprendizagem e construção do conhecimento: Evidencia em estudantes de Curso de Graduação. Novembro de 2009. Disponível em:https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/2273471/mod_resource/content/1/artigoredes%20sociais%20virtuais%20para%20a%20aprendizagem%20e%20constru%C3%A7%C3%A3o%20do%20conhecimento.pdf
Acesso em: 03 de Out. 2017.

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