terça-feira, 24 de outubro de 2017

Teletrabalho e o Desafio das Organizações


TELETRABALHO E O DESAFIO DAS ORGANIZAÇÕES

Por: Mariane Gomes Henrique - 15101542


Desde os tempos antigos, o trabalho é uma peça fundamental na vida do homem e está relacionado a várias dimensões e aspectos de sua existência. O trabalho sofreu profundas mudanças de acordo com as oscilações que ocorriam nas sociedades, de forma a tentar se adequar a elas, ao mercado e ao mesmo tempo contribuir com a economia.

Hoje em dia, vivemos em uma sociedade que caminha para possibilidades de inovação e onde seus participantes são ativos no processo de mudança, e com o surgimento da Internet e da Tecnologia da Informação nos últimos anos, essas possibilidades ficaram cada vez mais próximas e palpáveis.

São nessas conjunturas que surge o Teletrabalho, alternativa essa que quebra com os antigos paradigmas do trabalho convencional e surge como opção àqueles indivíduos que, por vários motivos, precisam realizar seus trabalhos a distância por intermédio de computadores e da telecomunicação, sendo a Internet uma grande impulsionadora desta nova forma de se trabalhar.

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Sem dúvida, muitas empresas apresentam certo tipo de resistência com relação ao teletrabalho, visto que grande parte acredita que com a sua implementação haverá um menor controle por parte dos gestores e consequentemente uma menor produtividade. Porém, as vantagens das empresas que pretendem implementar o teletrabalho poderão ser inúmeras, segundo Gularte (2008), a primeira e mais óbvia delas é a de evitar o deslocamento do trabalhador ao local de trabalho, de modo a otimizar melhor o seu tempo, tanto com atividades relativas ao trabalho quanto relativas a sua vida pessoal; gastos com transportes serão reduzidos; haverá possibilidade de redução com os custos de imóveis; ocorrerá uma descentralização da produção da empresa e uma maior flexibilidade de horários; diminuem-se as faltas dos funcionários; gera-se e armazena-se um maior conhecimento no banco de dados da empresa, o que irá possibilitar consultas no curto e no longo prazo; e existirá a possibilidade de usufruir das inúmeras alternativas e ferramentas que a internet proporciona, dentre outras vantagens relativas as particularidades de cada empresa. 

Para a Gestão do Conhecimento, o teletrabalho vem sendo bastante significativo e muitas vezes é mais facilmente adaptável para esta realidade de aprendizagem organizacional, conforme estudos de Huws, Jagger e Bates (2001), a partir de desenvolvimento de softwares, processamento de dados com uma maior armazenagem dos mesmos e a criação de planejamentos e relatórios. Existe uma maior utilização da tecnologia da informação em ambientes de teletrabalho e de suas ferramentas e isso exige que a empresa modernize os seus processos, pense de modo inovador e de forma que consiga interligar tanto os teletrabalhadores como aqueles que preferem o trabalho presencial, com informações precisas e o menor número de ruídos, de modo que gere vantagem competitiva a organização com uma melhor gestão dos seus recursos. Gaspar et al. (2014), a partir de uma pesquisa com algumas organizações, salientaram que as ferramentas da Tecnologia da Informação mais utilizadas para a geração de conhecimento em ambientes de teletrabalho são os telefones, as mensagens instantâneas, as videoconferências, o e-mail, a Intranet, os servidores Web e navegadores, os Portais Corporativos, e os treinamentos baseado em computadores e em tecnologia Web, dentre outras. 

O grande desafio das organizações é o de saber de que maneira o teletrabalho poderá ser implementado de forma efetiva e como conseguir vantagens competitivas a partir dele. A prática do teletrabalho no Brasil vem crescendo ano após ano, e segundo dados coletados pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (2016), 68% das empresas praticam hoje o teletrabalho no Brasil nas diferentes modalidades que ele se apresenta, número este que não é muito expressivo se comparado com outros países. Dessas empresas, 80% adotaram o teletrabalho nos últimos 5 anos, mostrando como este tipo de modalidade vem crescendo no país. 80% das empresas praticantes do teletrabalho são dos setores de Serviços e Indústria de Transformação, sendo que o maior percentual de participação advém do setor de Tecnologia da Informação e Telecom. Outro dado bastante significativo é que 90% das empresas tiveram dificuldades em implementar o trabalho por causa de questões como cultura organizacional, segurança das informações, aspectos legais/tecnológicos e gestão de atividades. Além disso, a maior parte dessas empresas acredita que o teletrabalho é útil pois se baseia em resultados, e não na presença física do trabalhador.  Para maiores informações sobre este estudo, acesse: http://www.sobratt.org.br/site2015/wp-content/uploads/2016/05/Estudo_Home-_Office_Consolidado_2016.pdf

Apesar das dificuldades que serão encontradas, existem soluções que poderão facilitar a implementação e as dúvidas relativas ao teletrabalho nas empresas, como por exemplo a nova CLT de julho de 2017, tendo o teletrabalho como uma nova disciplina, conforme é explicado brevemente no vídeo seguinte: 


Diante disso, percebe-se que o teletrabalho é um segmento que ainda deve ser muito explorado no Brasil e que poderá trazer vantagens para o trabalhador, para a empresa e para a economia em geral. Este tipo de trabalho irá trazer mais acessibilidade para as mais diferentes pessoas e suas condições especiais, e não há dúvidas de que a produtividade, o conhecimento gerado e as inúmeras ferramentas que poderão ser utilizadas terão um peso maior neste tipo de modalidade.


Referências:

HUWS, U.: JAGGER, N; BATES, P. Where the butterfly alights: the global location of eWork. London: Institute for Employment Studies, 2001.

GASPAR, M. A. et al. Gestão do Conhecimento em Ambientes de Teletrabalho. R. Adm. FACES Jornal Belo Horizonte v. 13 n. 2 p. 47-66 Abr./jun. 2014

GULARTE DUARTE, Leonardo. Teletrabalho: um novo modelo de trabalho. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XI, n. 59, nov 2008. Disponível em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=5352>. Acesso em out 2017.

Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades. Pesquisa HOME OFFICE BRASIL 2016 – Teletrabalho e Home Office, uma tendência nas empresas brasileiras. Disponível em: <http://www.sobratt.org.br/index.php/11-e-12052016-estudo-home-office-brasil-apresenta-o-cenario-atual-da-pratica-no-pais-sap-consultoria/> Acesso em: out 2017.


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