domingo, 29 de outubro de 2017

Os novos rumos da agricultura

Por Amably Cristina Platen (14101820)

O setor Agro brasileiro tornou-se alvo das startups, que querem levar inovação disruptiva para o campo. Além das startups, estão surgindo muitas outras iniciativas que estão contribuindo com o fortalecimento de um ambiente cada vez mais inovador, conectando pessoas, universidades, centros de pesquisas e investidores. 

Como os desafios mudam, ao longo dos tempos, novos conhecimentos científicos e novas tecnologias precisam ser desenvolvidas, em processo dinâmico capaz de manter a trajetória bem sucedida da nossa agricultura. E, novamente, nossa capacidade de empreender é fundamental. Só que agora o modelo de negócio mudou drasticamente e o mercado se tornou muito mais complexo e global. Com isto, aumentaram-se enormemente as chances de protagonismo para os nossos jovens. Particularmente, os jovens universitários e pós-graduandos, que tem hoje diversas oportunidades para criarem suas startups no modelo das chamadas agritech ou agtechs, que usam big data, internet das coisas e até o conceito de economia compartilhada para revolucionar a maneira como o produtor cuida da lavoura e do seu negócio.

De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), nos últimos dois anos, quase quadruplicou a quantidade de startups ligadas à agricultura – as chamadas agritechs, ou agtechs. Hoje, estima-se que haja cerca de 200 no País. Essas empresas, muitas incubadas em universidades, desenvolvem soluções em agricultura de precisão, monitoramento de lavoura e automação de equipamentos.Para citar apenas alguns desafios que vão desde o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, a uma produção cada vez mais sustentável e o atendimento das exigências dos novos hábitos alimentares.

Em dezembro de 2016 a StartAgro publicou, em primeira mão, o infográfico com o levantamento completo do “1º Censo AgTech Startups Brasil”. O trabalho é resultado de uma parceria entre a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) e o AgTech Garage. Trata-se de um mapeamento inédito sobre o setor tecnologia para o agronegócio no País. Confira abaixo o infográfico completo do 1º Censo AgTech Startups Brasil:










Referências:
http://www.simi.org.br/coluna/agricultura-como-oportunidade-para-startups.html 
http://agrinnovation.com.br/1o-censo-agtech-startups-brasil/ 
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,no-campo-a-revolucao-das-startups,70002003894 
http://agrinnovation.com.br/startups-do-agro-deslancham-no-brasil/ 
http://www.startagro.agr.br/confira-o-infografico-completo-do-1o-censo-agtech-startups-brasil-em-primeira-mao/ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário