Pensando fora da caixa para acelerar sua empresa
Growth Hacking é uma realidade para muitas empresas hoje em dia, e vem ganhando cada vez mais espaço.
Em Português, Growth Hacking não tem tradução e por ser uma expressão, é difícil ser literal a respeito de seu significado.
Isolando as palavras, seria algo como:
- Growth - Crescimento
- Hack - brecha, espaço, corte
- Hacking - o ato de encontrar e explorar essas brechas e espaços.
O termo foi criado por Sean Ellis.
Segundo ele, a definição mais correta é: Marketing orientado a experimentos, ou seja, encontrar oportunidades / brechas (hacks)para o sucesso e criar estratégias específicas visando resultados rápidos para o crescimento (growth) da empresa.
Conhecido por promover crescimento rápido nas startups por onde passava.
De maneira simples, é possívek entender o Growth Hacking como a prática de encontrar "gatilhos" que, ao serem acionados, promovem um crescimento acelerado.
Enquanto muitas pessoas consideram que o crescimento do número de usuários seja uma função de marketing, encontramos exemplos de produtos que aumentaram as vendas de outras formas.
Há muitas decisões responsáveis pelo crescimento do número de usuário de um determinado produto ou serviço. Por isso, o Growth Hacker tem um papel multifuncional englobando não apenas o marketing, mas o produto, as operações empresariais, finanças e até mesmo os recursos humanos.
Algumas ferramentas utilizadas por um Growth Hacker
- Aquisições virais: Através do compartilhamento de conteúdo dos usuários existentes para os novos;
- Aquisições pagas: Com estratégias de SEM (search engine marketing), links patrocinados (Google Adwords, Facebooks Ads), anúncios na TV, celulares, rádios, marketing de afiliados, dentre outros;
- Marketing de conteúdo (Content Marketing): Através de posts em blogs, infográficos e vídeos virais, aumentam a visibilidade da marca e o tráfego para o site, convertendo visitantes em consumidores;
- E-mail marketing: Estratégia de relacionamento utilizada para conversão de novos consumidores e motivação para gastarem mais com o seu negócio;
- SEO (otimização em sites de busca); Efetivamente utilizado para construir uma infraestrutura escalável aplicáveis a inúmeras páginas, ao invés da seleção tradicional de uma pequena quantidade de palavras-chaves.
Além do conhecimento técnico e conceitual de marketing, o Growth Hacker precisa entender muito bem de processos, metodologia de experimentos, tecnologia e acima de tudo, psicologia do consumidor. Saber como as pessoas pensam ao longo da jornada de compra, como reagem, e pelo que são motivadas, é algo essencial para um Growth Hacker.
Exemplos inspiradores
O Facebook chegou recentemente á marca de 1,7 bilhões de usuários ativos e boa parte desse sucesso se deve á mentalidade de Growth Hacking que a empresa possui desde o primeiro dia.
Quando a criação de perfis foi liberada para todo mundo, não só para universitários, a aquisição de novos usuários passou a ser um grande desafio: como continuar interessante, se agora todo mundo podia ser convidado?
Uma das Ações de Growth Racking mais famosos do LinkedIn ajudou a empresa a crescer de 2 milhões para 200 milhões de usuários ativos.
A mudança implementada para isso foi a possibilidade de criar perfis públicos, visíveis para pessoas que não estavam no LinkedIn.
O
Quora é um site especializado em perguntas e respostas. Você pode criar seu
perfil, fazer uma pergunta e esperar que pessoas do mundo inteiro respondam de
acordo com seus conhecimentos.
Um dos maiores desafios do
Quora era a aquisição de usuários. Como as pessoas poderiam confiar que
encontrariam respostas de qualidade no site?
Em
suma, o Growth Hacking é a interseção entre o marketing e o desenvolvimento do
produto, fazendo mais com menos. As estratégias são articuladas desde o
desenvolvimento do produto e, por isto, levando uma experiência mais agradável
ao consumidor que, por sua vez, atrai novos usuários ao viralizá-la.
Pensar como um
growth hacker vai permitir que você encontre e explore, de maneira
científica e bem embasada, os gatilhos que alavancam o crescimento da sua
empresa.
Todas
as decisões que um Growth Hacker toma são com base em dados de crescimento, qualquer
estratégia, tática, ideia, iniciativa é em busca desse objetivo.
O poder
por trás do termo Growth Hacking é a obsessividade focada num único objetivo.
Ignorando praticamente todas as outras coisa, essa obsessividade por crescer
trouxe um grande número de métodos, ferramentas e melhores práticas que não existiam
no marketing antes.
Para maiores informações, acessar
o vídeo:
Referências:
Growth Hacking no Brasil:
Disponível em:
Vídeo Growth Hacking: O que é e
como aplicar: disponível em:
Algumas
ferramentas utilizadas por um Growth Hacker: Disponível em:
Artigo elaborado por Daiane de Fatima Vicente
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