Acadêmica: Monique Neves
Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
A cada dia a tecnologia avança e precisamos nos adaptar com as mudanças que surgem em decorrer disso. Com a Educação não é diferente, com o surgimento e principalmente, com a disponibilização da internet para um grande número de pessoas, empresas investiram e continuando investindo em uma nova forma de ensino, a Educação a distância - EAD.
O artigo 1º do Decreto nº 5.622 de 2005 conceitua a EAD como "modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos".
Vejamos abaixo o vídeo "O que é EAD" onde o Dr. José Moran fala sobre esta modalidade de educação:
Segundo Moore e Kearsley (apud MORAES, 2004) “a Educação a Distância preocupa-se
em proporcionar educação em lugares e horários convenientes para os estudantes, deixando em segundo plano professores e instituições”.
Entretanto, para que este processo de aprendizagem pela internet seja eficaz, possibilite interação e aproximação entre os usuários e forneça todo o suporte para que o aluno consiga realizar seus estudos com tranquilidade, torna-se essencial a mediação pedagógica e a presença de dois agentes, o monitor e o tutor à distância.
Você sabe qual é o papel de cada um desses agentes? Não? Então vamos conhecer o papel de cada um desses agentes. 😃
O monitor é o agente responsável em apoiar e sanar dúvidas do aluno referente a utilização do sistema, ou seja, auxilia o aluno no acesso e utilização das ferramentas do seu AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem.
E o tutor? O tutor, apoia e esclarece dúvidas do aluno referente ao conteúdo do curso.
é essencial que as instituições promotoras de cursos na modalidade de EAD disponham de órgãos específicos para acompanhamento,atendimento e apoio aos alunos, possibilitando-lhes a aquisição de hábitos e técnicas de estudo, o contato com os tutores e com outros alunos (se for o caso), de modo a manter a constante motivação indispensável à sua permanência no processo de ensino-aprendizagem.
Com a presença destes agentes, o aluno sente-se mais seguro para realizar seus estudos pois, a qualquer momento sabe que terá alguém para apoiá-lo em alguma dúvida e/ou dificuldade que pode surgir no decorrer dos estudos. Além deste apoio, cria-se um referencial para o aluno e torna o processo mais pessoal/humano, o que nos remete ao modelo tradicional de Ensino.
Esta equipe de apoio, também é essencial para manter a motivação do aluno ao longo do curso e para isso, podem realizar algumas ações de acompanhamento como, por exemplo, envio de comunicações referentes ao andamento do curso, lembretes de atividades disponíveis e prazo para finalização do curso. Além da comunicação assíncrona, pode-se realizar atividades assíncronas que visam promover a interação entre os alunos do curso, como chats, por exemplo. Estas ações, além de motivar e manter os alunos informados visam diminuir o índice de evasão do curso.
Por fim, podemos conhecer um pouco mais o papel destes agentes e entender a importância da sua presença no processo de ensino-aprendizagem à distância.
Esta equipe de apoio, também é essencial para manter a motivação do aluno ao longo do curso e para isso, podem realizar algumas ações de acompanhamento como, por exemplo, envio de comunicações referentes ao andamento do curso, lembretes de atividades disponíveis e prazo para finalização do curso. Além da comunicação assíncrona, pode-se realizar atividades assíncronas que visam promover a interação entre os alunos do curso, como chats, por exemplo. Estas ações, além de motivar e manter os alunos informados visam diminuir o índice de evasão do curso.
Por fim, podemos conhecer um pouco mais o papel destes agentes e entender a importância da sua presença no processo de ensino-aprendizagem à distância.
REFERÊNCIAS
MEC: Legislação de Educação a Distância. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pet/193-secretarias-112877938/seed-educacao-a-distancia-96734370/12778-legislacao-de-educacao-a-distancia>. Acesso em 18 jun. 2017
MORAES, Marialice. A monitoria como serviço de apoio ao aluno a distância. Acesso em: 17 maio 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/87894/204494.pdf?sequence=1&isAllowed=y>.
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