O esporte de alto rendimento tem se aperfeiçoado cada vez mais e devido a isso, os técnicos, atletas e envolvidos com o esporte estão indo atrás de outros meios de conseguir vantagem competitiva. Uma dessas vantagens e que por sinal é a que mais vem trazendo inovações e diferenciais é a tecnologia voltada ao esporte de alto rendimento. Olhando para a natação a tecnologia está presente não apenas nas vestimentas utilizadas nas provas mas também se encontra sendo usada nos treinamentos diários.
Tais treinamentos vem sofrendo alterações com a chegada de novas metodologias de treinos, que envolvem não apenas a parte nadada do esporte, mas o treinamento vai muito além do que é visto nas piscinas. Inovações nos preparos físicos, na alimentação, suplementação, prevenção de lesões e métodos de relaxamento são muito bem quistas pelos técnicos e atletas desse esporte.
Tais treinamentos vem sofrendo alterações com a chegada de novas metodologias de treinos, que envolvem não apenas a parte nadada do esporte, mas o treinamento vai muito além do que é visto nas piscinas. Inovações nos preparos físicos, na alimentação, suplementação, prevenção de lesões e métodos de relaxamento são muito bem quistas pelos técnicos e atletas desse esporte.
Thiago Pereira ou "Mister Pan", um dos poucos medalhistas olímpicos da natação brasileira
e o maior medalhista de Pan Americano da história.
A tecnologia mais factível e palpável presente na natação é a encontrada nos trajes altamente tecnológicos muito utilizados nas competições. Tais trajes, chamados de fast skin, tem como função comprimir o corpo do atleta e fazer com que o mesmo tenha uma maior flutuabilidade e de mesmo modo, gerando menor atrito do corpo com a água, logo, quanto meno o atrito, mais rápido o indivíduo se locomove, acarretando em baixas consideráveis no tempo do atleta. Porém na natação, assim como no atletismo, até os centésimos interferem muito na colocação final de uma prova em uma competição, então qualquer fator que possa tornar o atleta mais rápido, é bem vindo.
Exemplo dos trajes tecnológicos, na imagem, um dos modelos mais recentes da Speedo,
o LZR racer X.
Dentre os trajes tecnológicos, vimos uma grande alteração das performances dos atletas, até o momento em que o desempenho do atleta estava se tornando muito dependente do traje que usava, por isso em 2009 os trajes tecnológicos foram banidos da natação mundial e apenas os trajes que possuírem o selo da FINA (Federação Internacional de Natação). Isso fica muito presente na evolução dos trajes que ainda hoje propiciam ao atleta uma vantagem, existindo trajes que comprimem mais a musculatura e também trazem mais flutuabilidade do que outros. Em função disso, estudos são feitos constantemente a procura de melhoras nos trajes para que tragam mais flutuabilidade ao atleta e de mesmo modo proporcionem uma maior vantagem competitiva aos mesmo.
A ressalva em relação aos fast skin é o seu alto valor no mercado, sendo que os lançamentos dos trajes, no Brasil chegam ao mercado com um preço em torno de R$ 1.500,00 e que os mesmos, se não bem cuidados e preservados, podem não ter uma vida útil tão alta, sendo também que podem rasgar facilmente quando mal manuseados.
Selo da FINA que deve estar presente nos trajes legalizados para o uso nas competições
Além dos trajes, a tecnologia se encontra muito presente, ou até mais presente, no treinamento propriamente dito. Ainda em relação aos materiais utilizados para nadar, como touca, sunga, maiô e óculos, que também estão sempre passando por inovações, temos os materiais de auxílio ao treino, como pé de pato, prancha, snorkel, palmares, pullbuoy dentre tantos outros. Todos esses são encontrados nos treinamentos diários de qualquer atleta de natação, principalmente nos que competem em alto nível. Todos esses anteriormente citados tem como objetivo por o atleta em diferentes situações para que ao final de tudo, aumente seu rendimento. Mas como já foi comentado, na natação qualquer centésimo faz diferença, então é aonde vemos a utilização de outros recursos tecnológicos, que nesse caso são os recursos biomecânicos.
O acompanhamento biomecânico, junto das filmagens submersas, ajudam o atleta e o técnico na detecção de detalhes não percebidos com a visão fora d'água e com a pro percepção do atleta. Por ser um esporte extremamente detalhista, ainda mais nas provas rápidas de 50 e 100 metros, esse auxílio é muito bem vindo. Um momento que já vimos atletas ganhando olimpíadas por uma diferença de 1 centésimo, ou seja, 0,01 segundos, nota-se como a atenção aos detalhes são extremamente importantes nesse esporte, e ainda mais relevantes quando falamos de alto rendimento.
Michael Phelps em 2008 nas olimpíadas de Pequim, venceu a prova
dos 100m borboleta por 1 centésimo.
No vídeo acima vemos não só a relação entre o primeiro e o segundo lugar ser de 1 centésimo, como a diferença do terceiro para o quarto lugar também sendo de 1 centésimo de segundo, podendo esse 1 centésimo ser a diferença entre o campeão olímpico e o segundo colocado. Podendo esse 1 centésimo ser a diferença entre um medalhista olímpico e um quarto lugar nas olimpíadas.
Visto isso, percebe-se então a relevância que os detalhes tem para a natação e para o esporte de alto rendimento. Muitos pontos podem ser melhorados com o auxilio da tecnologia, como por exemplo o angulo da braçada, da pernada, a força que o atleta gasta em certos movimentos que podem ser otimizados caso execute o mesmo movimento de outra maneira. Tudo isso pode ser percebido com o auxilio do profissional biomecânico e das filmagens subaquáticas.
Tal recurso é muito utilizado pelo maior nadador brasileiro da história, o único campeão olímpico brasileiro na natação, César Cielo. O atleta aposta muito nesse recurso e já verificou pontos em que pode adquirir vantagem competitiva em relação aos seus adversários.
Vídeo relata como a tecnologia auxilia César Cielo nos seus treinos para adquirir
vantagem competitiva.
Comentário do próprio César Cielo a respeito da tecnologia e da biomecânica
em seus treinamentos
Nota-se, a partir das reflexões feitas e dos conteúdos trazidos que a tecnologia e seus avanços são de extrema importância e relevância para o esporte de alto rendimento, mais em específico, a natação. Metodologias de treinamentos vão se adaptando de acordo com as inovações que aparecem no mundo desportivo e essa é apenas uma das maneiras em que a tecnologia pode auxiliar o desempenho dos atletas de natação. Porém as vantagens que a tecnologia traz ao esporte são infinitas, uma vez que o atleta e seu rendimento dependem de muitos fatores, como a alimentação, o preparo físico, o tratamento e prevenção de lesões e dentre tantos outros fatores que possuem alta interferência da tecnologia.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário