terça-feira, 6 de junho de 2017

Branding: crie, posicione e diferencie sua marca para atingir o sucesso

Atualmente, o sucesso empresarial não é garantido pela excelência de produtos ou serviços, já que as diferenças entre os concorrentes não são muito significativas. Com o objetivo de se distanciar dos seus competidores, as organizações apostam na utilização de um conceito influente: o Branding.              
Branding é a estratégia de criar, posicionar e diferenciar um produto ou serviço, tornando-o único. Toda empresa visa conquistar uma imagem de marca que seja instantaneamente reconhecida e que seja aliada à força, relevância e valor. Além disso, a missão da organização é fazer com que o potencial consumidor perceba a marca como a única solução para o que ele busca. A construção de uma imagem de marca posicionada de maneira adequada na mente do cliente é vital para o sucesso do seu negócio.
                       
O objetivo principal é fazer com que os stakeholders falem que a empresa é exatamente o que ela ambiciona parecer. O cerne da formação da imagem da marca é conseguir transparecer a identidade e a personalidade da empresa para todos os públicos. Em virtude disso, tudo que é prometido pela organização deve ser entregue ao cliente, para que ele tenha a experiência e construa a imagem da marca de forma positiva e satisfatória. “Marca não é o que você diz que é. Mas o que eles dizem que você é.” (Marty Neumeier, The Brand Gap)
    Como mencionado anteriormente, o processo de Branding conta com três etapas de desenvolvimento para garantir autenticidade do produto ou serviço e, consequentemente, o sucesso empresarial.
  Criar: Para a criação de uma marca o primeiro passo é encontrar a sua verdadeira identidade. A organização deve saber clara e objetivamente quem ela é: qual sua essência, qual sua missão, qual sua visão, quais são seus valores. A empresa deve transparecer sua personalidade e sua cultura, para que as pessoas identifiquem seu estilo de vida com a imagem da marca. A cultura da marca engloba o jeito de comprar e vender, de consumir, gerenciar, de transportar e distribuir, de ser e fazer. São essas ações que constroem e moldam a alma do seu negócio, bem como a imagem que os potenciais clientes têm sobre sua empresa.
                                    
Posicionar: O posicionamento da marca é extremamente importante. A gestão da marca deve ser feita em todo o ciclo de stakeholders, e não apenas em alvos específicos, para que ocupe um posicionamento de reconhecimento e desejo em todos os públicos. É comum agruparmos e rotularmos os produtos e serviços por preferência, de forma hierárquica. A organização na memória do cliente tem papel relevante na sua tomada de decisão, por isso, é imprescindível que a sua marca ocupe o topo do ranking. O objetivo principal é criar, continuamente, a superioridade da marca na mente do consumidor. A essência do posicionamento é aceitar as percepções como realidade e reestruturá-las a fim de criar a posição desejada.
 
                                 
 
 Diferenciar: É preciso agregar valor. Não basta ter um produto ou um serviço, é preciso ter uma marca. Os consumidores buscam o retorno do seu investimento, e por isso deve ser realizada a projeção na necessidade do consumidor: design do produto ou serviço, interação com o consumidor, embalagem, design gráfico, local de comercialização, treinamento das pessoas, mídias sociais, entre outras questões que influenciam na escolha da compra pelo cliente. Para sobreviver no mercado é necessário cuidar de todos os detalhes que envolvem a marca, e garantir perfeição na entrega de tudo que for prometido na venda.
 
                                          
 
  Em suma, sem estratégias de Branding, qualquer negócio se torna refém da relação “oferta x demanda” e dificilmente conseguirá vender e crescer no mercado global sem entrar numa briga insana por preços cada vez menores, tendo como base o aumento constante da concorrência. O gerenciamento da marca e o constante acompanhamento da imagem da mesma são ações fundamentais para conquistar o sucesso empresarial.  
  É importante lembrar que o Branding deve ser realizado de forma contínua, rotineiramente, para que a organização esteja sempre ciente da sua identidade e do seu diferencial perante os concorrentes. Afinal, é isso que levará seu negócio a uma posição de reconhecimento e desejo na mente dos consumidores. Para atingir o sucesso, a imagem da sua marca deve ser única e personalizada.
 
Para entender melhor o que é Branding, assista ao vídeo:
 
Referências:

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