Atualmente, é impossível não reconhecer a importância das redes sociais como meio comunicativo. O contexto atual que gira em torno da informática, faz com que de uma forma rápida e moderna as redes sociais se tornem mais atraentes. Além de contribuir com a educação, as redes sociais estimulam mudanças positivas nos métodos e formas de ensino, bem como aprendizado e estudo.
No cenário empresarial, a utilização das redes sociais é um assunto que circula constantemente nos departamento de Recursos Humanos e Tecnologia de Informação. As pessoas utilizam a internet de forma natural no dia a dia. Porquê restringir o acesso no ambiente de trabalho? Será essa a melhor saída?
O principal argumento das empresas que optam pela limitação do acesso está relacionado à perda de produtividade dos funcionários. Normalmente, o uso das redes sociais é visto como uma ameaça à produtividade e à eficiência. É importante lembrar que as redes sociais são ferramentas de comunicação baseadas em aspectos interativos e de engajamento, atributos essenciais ao ambiente corporativo porquê têm a capacidade de encorajar as pessoas a se comunicar.
Dessa maneira, as redes sociais proporcionam novas formas de aprendizado e estimulam a troca de experiência, o que possibilita a integração entre diferentes unidades e a diminuição do rigor hierárquico existente em algumas organizações. De forma geral, com o avanço da tecnologia as redes sociais se tornaram importantes canais para divulgações de marcas, serviços e produtos, bem como podem ser uma excelente ferramenta de comunicação interna, quando utilizada internamente nas empresas.
Confira as principais vantagens e desvantagens das redes sociais nas empresas:
Vantagens:
- Compartilhamento de informações Quando utilizadas de maneira eficiente, as redes sociais são importantes canais de propagação e distribuição de informações sobre a organização, desde comunicados oficiais a campanhas internas. Por meio delas, também é possível que os colaboradores mantenham contato com clientes e fornecedores.
- Comunicação rápida e eficiente A facilidade de comunicação é outra vantagem que merece ser destacada. Uma reunião, por exemplo, não precisa necessariamente ser presencial. Isso porque, com o avanço da tecnologia, é possível fazer interação imediata com diversas pessoas em lugares diferentes. O Skype é um excelente exemplo disso. Muitas empresas já utilizam deste software para fazer reuniões via web e, até mesmo, entrevistas e recrutamento de candidatos.
- Comunicação entre colaboradoresDesde que usadas com bom senso, as redes sociais ajudam a melhorar significativamente a relação entre os colaboradores, uma vez que favorece a comunicação, troca de ideias e compartilhamento de sugestões entre equipes e departamentos diferentes. Pode, ainda, auxiliar no engajamento de colaboradores, equipes e departamentos.
Desvantagens:
- Perda de concentração A maior desvantagem do uso das redes sociais nas organizações, sem dúvida, é a perda de concentração e consequente diminuição da produtividade. Por isso, o ideal é estimular o bom senso (saiba mais em "Redes Sociais: Use com moderação!") para que os colaboradores não exagerem no tempo de uso das redes. Uma alternativa é que o uso seja liberado nos intervalos, por exemplo. Vale lembrar que a liberação varia de acordo com a política da empresa.
- Perda de concentração A maior desvantagem do uso das redes sociais nas organizações, sem dúvida, é a perda de concentração e consequente diminuição da produtividade. Por isso, o ideal é estimular o bom senso (saiba mais em "Redes Sociais: Use com moderação!") para que os colaboradores não exagerem no tempo de uso das redes. Uma alternativa é que o uso seja liberado nos intervalos, por exemplo. Vale lembrar que a liberação varia de acordo com a política da empresa.
- Vazamento de informações Outra grande desvantagem do uso de redes sociais dentro do ambiente organizacional é o vazamento de informações internas e exposição desnecessária de ações que ocorrem dentro da empresa. Festas, confraternizações, brincadeiras, reuniões, fotos do cotidiano da empresa, e quaisquer outras atividades internas expostas à rede devem ser evitadas para preservar o ambiente, os colegas, equipes e rotinas.
Em suma, o uso competente das ferramentas ajuda as empresas a crescer, se popularizar e firmar seu lugar no mercado. Redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram e SnapChat valem ouro, pois são ferramentas cada vez mais populares na internet e um fenômeno tão recorrente e forte que não pode passar despercebidos pelas organizações.
Dados de uma pesquisa realizada pelo Altimer Group e Wetpaint para a revista Business Week com as 100 empresas mais valiosas ao redor do globo mostraram que os empreendimentos que investem em mídias sociais apresentam melhores resultados e receitas finais mais recheadas. Em média, empresas que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas que investiram pouco nas redes tiveram queda de 6%, em média, em suas receitas no mesmo período.
É importante que as empresas tenham consciência da eficiência e relevância das redes sociais. Há um benefício bastante grande em usar esse tipo de tecnologia pois os mesmos agilizam os processos de negócio. As redes sociais, quando utilizadas adequadamente, evitam duplicidade de informação, aumentam o trabalho colaborativo e melhoram os repositórios para criar um conhecimento coletivo da empresa.
Referências:
http://redessociais84.blogspot.com.br/p/vantagens-e-desvantagens_13.html
https://www.internetinnovation.com.br/blog/redes-sociais-nas-empresas-vantagens-e-desvantagens/
http://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/vantagens-desvantagens-redes-sociais-empresas/
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI124097-17171,00-AS+VANTAGENS+DO+USO+DE+REDES+SOCIAIS+NAS+EMPRESAS.html
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