Cada vez mais as redes sociais
passam a fazer parte do nosso cotidiano. Além de permitirem a interação entre
as pessoas, atualmente estão cada vez mais presentes nas organizações, que
visualizam nessas mídias uma forma de se aproximarem dos seus consumidores. Assim
como também mudou a forma e o comportamento de consumidores nos últimos
tempos. A cada dia mais pessoas têm
acesso à internet e agora é possível realizar compra e venda online, atacado ou
varejo, o que significa fazer negócios com um número cada vez maior de
consumidores através do comércio eletrônico.
Com
o dia a dia cada vez mais corrido, o consumo online trouxe mais comodidade e
facilidade ao consumidor, pois esse novo tipo de relacionamento mercantil
caracteriza-se pelo fato do consumidor não necessitar se deslocar de sua
residência até o ponto de venda para pesquisar preço, escolher o produto,
efetuar a compra e até mesmo realizar o pagamento. Assim o consumidor consegue
usar seu tempo de forma mais eficiente.
O e-commerce ganha bastante
destaque atualmente, é um fator globalizante, sem fronteiras e capaz de
interligar consumidores e fornecedores por meio da rede mundial de comunicação.
Novos hábitos de consumo surgem com o rápido avanço da tecnologia que
proporciona um fortalecimento do poder do consumidor à medida que se torna mais
fácil chamar sua atenção. Assim, o universo digital estabelece um modo de vida
completamente diferente: o fluxo de informações se transforma com o manuseio de
um conjunto de ferramentas de comunicação como televisão, internet, mensagens
instantâneas, comunidades virtuais, vídeos online, rádios, revistas, marketing
viral e games online.
Surge uma nova classe de consumidores, os chamados prosumers.
O termo foi cunhado por Alvin Tofler, escritor americano especialista em
apontar tendências para o futuro, o qual criou este neologismo para indicar o
novo papel do consumidor na sociedade pós - moderna. O que se observa hoje, é que cada vez mais os consumidores
estão se engajando na dupla tarefa de definir e criar valor. O termo prosumers
está relacionado às atividades de criação de valor realizadas pelo consumidor
que resultam na produção de produtos que eles eventualmente consomem e que
constituem suas experiências de consumo. A experiência de co-criação do consumo
tem se tornado a base do valor, ou seja, o consumidor se tornaria um produtor.
Os prosumers atuam como co-designers ou parceiros na criação
de valor, uma vez que eles se apropriam de atividades e processos que
costumavam ser de domínio exclusivo de empresas. Valendo-se das novas
tecnologias, eles interagem e influenciam quem os rodeia, antecipando
tendências.
O
que caracteriza o comportamento dos prosumers são a inovação e coinovação, capacidade
sofisticada de criar e lidar com aplicativos. O conceito prosumer pode ser
considerado a nova denominação do papel assumido pelos sujeitos que interagem
com as mídias sociais e trata-se de um termo que precisa ser estudado para
favorecer a compreensão dos papéis sociais desses autores conectados em rede. São eles os principais responsáveis pela inovação de produtos, num sentido mais restrito, e pela produção de
cultura de consumo, num sentido mais amplo.
Quando se fala em inovação as marcas começaram a entender
que através do que o engajamento das redes sociais promovem ou venham a promover, elas conseguem criar
formas mais lúdicas e intimistas de
envolver aquele consumidor dentro do
universo da marca.
Com os recursos tecnológicos mais acessíveis hoje o empoderamento
da informação não está mais nas mãos do marketing ou da comunicação interna da empresa, quem
hoje escolhe, onde quer estar e como quer falar são os consumidores. Isso exige
um monitoramento do marketing nas
plataformas digitais se a estratégia de comunicação desenvolvida está sendo
eficaz para atingir o objetivo do que a marca pretende. É preciso usar
ferramentas de apoio para fazer um controle dessas informações, se isso está
funcionando, ou se precisa ser melhorado. Por isso a importâncias das empresas em olhar
essas mídias e perceber que fazem parte de toda comunicação que envolve a
empresa.
Entender o comportamento do consumidor na era digital é
vital para maior compreensão da tomada de decisão de compra e de seus agentes
influenciadores. É de grande valia para os profissionais de marketing no
desenvolvimento de estratégias de segmentação e posicionamento, bem como para
todos os elementos do composto de marketing (produto, promoção, preço e
distribuição).
Esse fator provocou
diversas mudanças na forma de relacionamento com empresas, construção de
conhecimento e revitalização e produtos midiáticos. Esses novos hábitos
acabaram afetando a forma com que as empresas tem se relacionado com os
clientes e consumidores em potencial. E com toda a facilidade, proporcionada
pelas plataformas digitais, as redes sociais contribuem de maneira bastante
significativa na exposição das marcas, também oferecem uma oportunidade para as
empresas interessadas na pesquisa com os consumidores e usuários uma importante
forma de conhecer e seu público e de divulgar a sua marca. A exposição ao conteúdo de marca em uma página
empresarial do facebook é significante, pois o consumidor está inserido dentro
do grupo que envolve todos com os conceitos que a empresa e os outros
consumidores passam.
No entanto, as experiências do
consumidor podem ter caráter positivo ou negativo, tudo vai depender do processo
passado por ele, tanto enquanto está consumindo quanto após o consumo do
produto ou serviço adquirido de determinada empresa.
Portanto, as empresas têm
enfrentado o desafio de se adequar às novas formas de se relacionar com os
clientes, e para isso muitos pesquisadores estão investindo na compreensão
sobre as formas de lidar com a inovação dos meios de comunicação. O maior
desafio do marketing é compreender o consumidor, sendo que o aspecto de grande
importância para isto é o processo de tomada de decisão de compra do
consumidor. Assim, o marketing passa a ser mais qualitativo diante da
necessidade de estabelecer diálogo interativo com o cliente.
REFERÊNCIAS:
REFERÊNCIAS:
MARTINS, Ana Cristina Cazorla;
SILVEIRA, Juliane Vanessa. A influência
das redes sociais no comportamento do consumidor online. Disponível em: http://www.unifra.br/eventos/sepe2012/Trabalhos/6443.pdf. Acesso em:
jun. 2017
O Impacto das Redes Sociais no Consumo de Moda na Perspectiva das
Consumidoras. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_210_249_28251.pdf.
Acesso em: jun. 2017.
NEVES, Andressa; Relação com o consumidor: Impactos das
Redes Sociais no comportamento de Consumo. Disponível em: https://corporate.canaltech.com.br/materia/redes-sociais/redes-sociais-os-novos-comportamentos-de-compra-e-consumo-70329/.
Acesso em: jun. 2017.
A
Emergência da Concepção do Prosumer na Era da Comunicação Digital.
Disponível em: http://ccvap.futuro.usp.br/TMP_UPLOAD/files/tc-secs1434484073701nusp2013.pdf
.Acesso
em: jun. 2017.
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