sábado, 17 de junho de 2017

A Influência das Redes Sociais no Comportamento do Consumidor e das Organizações

Cada vez mais as redes sociais passam a fazer parte do nosso cotidiano. Além de permitirem a interação entre as pessoas, atualmente estão cada vez mais presentes nas organizações, que visualizam nessas mídias uma forma de se aproximarem dos seus consumidores. Assim como também mudou a forma e o comportamento de consumidores nos últimos tempos.  A cada dia mais pessoas têm acesso à internet e agora é possível realizar compra e venda online, atacado ou varejo, o que significa fazer negócios com um número cada vez maior de consumidores através do comércio eletrônico.

Com o dia a dia cada vez mais corrido, o consumo online trouxe mais comodidade e facilidade ao consumidor, pois esse novo tipo de relacionamento mercantil caracteriza-se pelo fato do consumidor não necessitar se deslocar de sua residência até o ponto de venda para pesquisar preço, escolher o produto, efetuar a compra e até mesmo realizar o pagamento. Assim o consumidor consegue usar seu tempo de forma mais eficiente.

O e-commerce ganha bastante destaque atualmente, é um fator globalizante, sem fronteiras e capaz de interligar consumidores e fornecedores por meio da rede mundial de comunicação. Novos hábitos de consumo surgem com o rápido avanço da tecnologia que proporciona um fortalecimento do poder do consumidor à medida que se torna mais fácil chamar sua atenção. Assim, o universo digital estabelece um modo de vida completamente diferente: o fluxo de informações se transforma com o manuseio de um conjunto de ferramentas de comunicação como televisão, internet, mensagens instantâneas, comunidades virtuais, vídeos online, rádios, revistas, marketing viral e games online.    



Surge uma nova classe de consumidores, os chamados prosumers. O termo foi cunhado por Alvin Tofler, escritor americano especialista em apontar tendências para o futuro, o qual criou este neologismo para indicar o novo papel do consumidor na sociedade pós - moderna. O que se observa hoje, é que cada vez mais os consumidores estão se engajando na dupla tarefa de definir e criar valor. O termo prosumers está relacionado às atividades de criação de valor realizadas pelo consumidor que resultam na produção de produtos que eles eventualmente consomem e que constituem suas experiências de consumo. A experiência de co-criação do consumo tem se tornado a base do valor, ou seja, o consumidor se tornaria um produtor. 

Os prosumers atuam como co-designers ou parceiros na criação de valor, uma vez que eles se apropriam de atividades e processos que costumavam ser de domínio exclusivo de empresas. Valendo-se das novas tecnologias, eles interagem e influenciam quem os rodeia, antecipando tendências.

O que caracteriza o comportamento dos prosumers são a inovação e coinovação, capacidade sofisticada de criar e lidar com aplicativos. O conceito prosumer pode ser considerado a nova denominação do papel assumido pelos sujeitos que interagem com as mídias sociais e trata-se de um termo que precisa ser estudado para favorecer a compreensão dos papéis sociais desses autores conectados em rede. São eles os principais responsáveis pela inovação de produtos, num sentido mais restrito, e pela produção de cultura de consumo, num sentido mais amplo.



Quando se fala em inovação as marcas começaram a entender que através do que o engajamento das redes sociais promovem  ou venham a promover, elas conseguem criar formas mais  lúdicas e intimistas de envolver  aquele consumidor dentro do universo da marca.

Com os recursos tecnológicos mais acessíveis hoje o empoderamento da informação não está mais nas mãos do marketing  ou da comunicação interna da empresa, quem hoje escolhe, onde quer estar e como quer falar são os consumidores. Isso exige um monitoramento do marketing  nas plataformas digitais se a estratégia de comunicação desenvolvida está sendo eficaz para atingir o objetivo do que a marca pretende. É preciso usar ferramentas de apoio para fazer um controle dessas informações, se isso está funcionando, ou se precisa ser melhorado.  Por isso a importâncias das empresas em olhar essas mídias e perceber que fazem parte de toda comunicação que envolve a empresa.

Entender o comportamento do consumidor na era digital é vital para maior compreensão da tomada de decisão de compra e de seus agentes influenciadores. É de grande valia para os profissionais de marketing no desenvolvimento de estratégias de segmentação e posicionamento, bem como para todos os elementos do composto de marketing (produto, promoção, preço e distribuição).

Esse fator  provocou diversas mudanças na forma de relacionamento com empresas, construção de conhecimento e revitalização e produtos midiáticos. Esses novos hábitos acabaram afetando a forma com que as empresas tem se relacionado com os clientes e consumidores em potencial. E com toda a facilidade, proporcionada pelas plataformas digitais, as redes sociais contribuem de maneira bastante significativa na exposição das marcas, também oferecem uma oportunidade para as empresas interessadas na pesquisa com os consumidores e usuários uma importante forma de conhecer e seu público e de divulgar a sua marca.  A exposição ao conteúdo de marca em uma página empresarial do facebook é significante, pois o consumidor está inserido dentro do grupo que envolve todos com os conceitos que a empresa e os outros consumidores passam.




No entanto, as experiências do consumidor podem ter caráter positivo ou negativo, tudo vai depender do processo passado por ele, tanto enquanto está consumindo quanto após o consumo do produto ou serviço adquirido de determinada empresa.

Portanto, as empresas têm enfrentado o desafio de se adequar às novas formas de se relacionar com os clientes, e para isso muitos pesquisadores estão investindo na compreensão sobre as formas de lidar com a inovação dos meios de comunicação. O maior desafio do marketing é compreender o consumidor, sendo que o aspecto de grande importância para isto é o processo de tomada de decisão de compra do consumidor. Assim, o marketing passa a ser mais qualitativo diante da necessidade de estabelecer diálogo interativo com o cliente. 



REFERÊNCIAS:


MARTINS, Ana Cristina Cazorla; SILVEIRA, Juliane Vanessa. A influência das redes sociais no comportamento do consumidor online. Disponível em: http://www.unifra.br/eventos/sepe2012/Trabalhos/6443.pdfAcesso em: jun. 2017

O Impacto das Redes Sociais no Consumo de Moda na Perspectiva das Consumidoras. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_210_249_28251.pdf. Acesso em: jun. 2017.
NEVES, Andressa; Relação com o consumidor: Impactos das Redes Sociais no comportamento de Consumo. Disponível em: https://corporate.canaltech.com.br/materia/redes-sociais/redes-sociais-os-novos-comportamentos-de-compra-e-consumo-70329/. Acesso em: jun. 2017.
A Emergência da Concepção do Prosumer na Era da Comunicação Digital. Disponível em: http://ccvap.futuro.usp.br/TMP_UPLOAD/files/tc-secs1434484073701nusp2013.pdf .Acesso em: jun. 2017.


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