sexta-feira, 16 de junho de 2017

As TIC's no ensino a distância

As TIC's no ensino a distância


Alexsandro Jair Ferreira
13201312
AVA - Ambientes Virtuais de Aprendizagem





As Tecnologias da Informação e Comunicação, são ferramentas poderosas no que diz respeito em transmitir a informação desejada para outras pessoas, assim percebesse que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) atuam de maneira benéfica no processo de ensino/aprendizagem e possibilitam significativas alterações no que se refere as questões pedagógicas e cada vez mais os ambientes educacionais detectam a importância das TICs no processo de obtenção do conhecimento (LESSA).
As tecnologias da informação ou novas tecnologias da informação e comunicação são o resultado da fusão de três vertentes técnicas: a informática, as telecomunicações e as mídias eletrônicas. Elas criaram um encantamento no meio educacional; as possibilidades novas, alardeadas pelos teóricos e governo, que oferecem nesse campo são inúmeras, principalmente em relação aos conceitos de espaço e distância (PINTO, 2004)
As novas tecnologias surgem permitindo que as mensagens sejam transmitidas de maneira eletrônica e, consequentemente os meios de comunicação como a internet. E com o surgimento das interfaces é possível existir uma interligação entre a realidade e a virtualidade (LESSA).
Abaixo segue um vídeo explicando alguns principais pontos das TIC'S:





Partindo então para a educação a distância, significa que mais pessoas estão obtendo acesso mais facilmente a mais e melhores recursos de aprendizado do que podiam no passado, quando tinham de aceitar somente o que era oferecido localmente. À medida que a utilização da educação a distância se disseminar, populações anteriormente em desvantagem, como os alunos de áreas rurais ou de regiões no interior das cidades, poderão fazer cursos nas mesmas instituições e com o mesmo corpo docente que anteriormente estavam disponíveis apenas para alunos em áreas privilegiadas e residenciais de bom nível (MOORE; KEARSLEY, 2007)
Educação on line é uma modalidade de educação a distância realizada via internet, cuja  comunicação  ocorre de forma  síncrona  ou  assíncrona. Tanto  pode utilizar  a  internet para  distribuir  rapidamente as informações  como  pode fazer  uso  da  interatividade propiciada  pela  internet para concretizar a interação entre as pessoas (ALMEIDA, 2003)
Ao analisar esta mudança no modelo de ensino, em especial na EAD, é significativamente importante detectar que a disseminação do conhecimento torna-se mais eficiente ao se utilizar de forma adequada o ciberespaço. Com o surgimento de uma rede hipertextual as pessoas encontram na Internet muito mais que um meio de comunicação. Lévy (1995) defende que com a rede mundial dos computadores, as pessoas se encontram diante de uma nova relação com o mundo e com a cultura, o que favorece o processo de construção do conhecimento (LESSA).

>>>>>>>>>>> Vantagens do EAD <<<<<<<<<<<



EaD  não  é apenas  uma solução  paleativa  para  atender  alunos  situados  distantes geograficamente das instituições  educacionais nem trata da  simples transposição de conteúdos e métodos de ensino presencial para outros meios telemáticos. Os programas de EaD  podem ter o nível de diálogo priorizado ou não segundo a concepção epistemológica e respectiva  abordagem pedagógica (ALMEIDA, 2003). 
E no mundo globalizado onde o acesso a informação está diretamente associado ao poder, a Educação à Distância promove uma democratização no que se refere ao processo de obtenção do conhecimento. É importante perceber-se que o aluno passa a ter muito mais autonomia para busca e pesquisar sobre o que é repassado no plano de aula e pelos professores. E por meio dos encontros virtuais que as distâncias e diferenciações temporais e espaciais são minimizadas (LESSA).
Toda essa nova abordagem de aprendizado nos traz a tona um novo método para disseminar o conhecimento entre os usuário dos EAD, como Pinto 2004 diz,  fica claro a reflexão do papel da escola neste momento histórico onde a tecnologia não pode constituir-se em mero instrumento de uma educação arcaica. Vale lembrar que essas propostas exigem a contribuição dos agentes principais: os professores. Estes necessitam de formação para enfrentar os novos desafios e são essenciais para estabelecer a crítica das informações dentro e fora da escola. Diferentemente de décadas anteriores onde o professor era visto como transmissor de conhecimentos, hoje deve atuar como mediador participativo.







REFERÊNCIAS:
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg; A DISTÂNCIA, Educação. Uma visão integrada. Tradução por Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007.


LESSA, Lívia Lima. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EAD. QUAL O PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO NESTE CONTEXTO?.

PINTO, Aparecida Marcianinha. As novas tecnologias e a educação. SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, v. 5, p. 1-7, 2004.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologia e educação a distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. Reunião Anual da Anped, v. 26, 2003.

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