As TIC's no ensino a distância
Alexsandro Jair Ferreira
13201312
AVA - Ambientes Virtuais de Aprendizagem
As Tecnologias da Informação e Comunicação, são ferramentas poderosas no que diz respeito em transmitir a informação desejada para outras pessoas, assim percebesse que as Tecnologias da Informação e Comunicação
(TICs) atuam de maneira benéfica no processo de ensino/aprendizagem e possibilitam
significativas alterações no que se refere as questões pedagógicas e cada vez
mais os ambientes educacionais detectam a importância das TICs no processo de obtenção do
conhecimento (LESSA).
As tecnologias da informação ou novas tecnologias da informação e comunicação são o resultado da fusão de três vertentes técnicas: a informática, as telecomunicações e as mídias eletrônicas. Elas criaram um encantamento no meio educacional; as possibilidades novas, alardeadas pelos teóricos e governo, que oferecem nesse campo são inúmeras, principalmente em relação aos conceitos de espaço e distância (PINTO, 2004)
As novas tecnologias surgem permitindo que as mensagens sejam transmitidas de maneira eletrônica e, consequentemente os meios de comunicação como a internet. E com o surgimento das interfaces é possível existir uma interligação entre a realidade e a virtualidade (LESSA).
Abaixo segue um vídeo explicando alguns principais pontos das TIC'S:
As tecnologias da informação ou novas tecnologias da informação e comunicação são o resultado da fusão de três vertentes técnicas: a informática, as telecomunicações e as mídias eletrônicas. Elas criaram um encantamento no meio educacional; as possibilidades novas, alardeadas pelos teóricos e governo, que oferecem nesse campo são inúmeras, principalmente em relação aos conceitos de espaço e distância (PINTO, 2004)
As novas tecnologias surgem permitindo que as mensagens sejam transmitidas de maneira eletrônica e, consequentemente os meios de comunicação como a internet. E com o surgimento das interfaces é possível existir uma interligação entre a realidade e a virtualidade (LESSA).
Abaixo segue um vídeo explicando alguns principais pontos das TIC'S:
Partindo então para a educação a distância, significa que mais pessoas estão obtendo
acesso mais facilmente a mais e melhores recursos de aprendizado do que podiam
no passado, quando tinham de aceitar somente o que era oferecido localmente.
À medida que a utilização da educação a distância se disseminar, populações anteriormente
em desvantagem, como os alunos de áreas rurais ou de regiões no interior
das cidades, poderão fazer cursos nas mesmas instituições e com o mesmo corpo
docente que anteriormente estavam disponíveis apenas para alunos em áreas privilegiadas
e residenciais de bom nível (MOORE; KEARSLEY, 2007)
Educação on line é uma modalidade de educação a distância realizada via internet, cuja
comunicação ocorre de forma síncrona ou assíncrona. Tanto pode utilizar a internet para
distribuir rapidamente as informações como pode fazer uso da interatividade propiciada pela
internet para concretizar a interação entre as pessoas (ALMEIDA, 2003)
Ao analisar esta mudança no modelo de ensino, em especial na EAD, é
significativamente importante detectar que a disseminação do conhecimento torna-se mais
eficiente ao se utilizar de forma adequada o ciberespaço. Com o surgimento de uma rede
hipertextual as pessoas encontram na Internet muito mais que um meio de comunicação. Lévy
(1995) defende que com a rede mundial dos computadores, as pessoas se encontram diante de
uma nova relação com o mundo e com a cultura, o que favorece o processo de construção do
conhecimento (LESSA).
>>>>>>>>>>> Vantagens do EAD <<<<<<<<<<<
EaD não é apenas uma solução paleativa para atender alunos situados
distantes geograficamente das instituições educacionais nem trata da simples transposição de
conteúdos e métodos de ensino presencial para outros meios telemáticos. Os programas de EaD
podem ter o nível de diálogo priorizado ou não segundo a concepção epistemológica e respectiva
abordagem pedagógica (ALMEIDA, 2003).
E no mundo globalizado onde o acesso a informação está diretamente associado ao
poder, a Educação à Distância promove uma democratização no que se refere ao processo de
obtenção do conhecimento. É importante perceber-se que o aluno passa a ter muito mais
autonomia para busca e pesquisar sobre o que é repassado no plano de aula e pelos
professores. E por meio dos encontros virtuais que as distâncias e diferenciações temporais e
espaciais são minimizadas (LESSA).
Toda essa nova abordagem de aprendizado nos traz a tona um novo método para disseminar o conhecimento entre os usuário dos EAD, como Pinto 2004 diz, fica claro a reflexão do papel da escola neste momento
histórico onde a tecnologia não pode constituir-se em mero instrumento de uma
educação arcaica. Vale lembrar que essas propostas exigem a contribuição dos
agentes principais: os professores. Estes necessitam de formação para enfrentar os
novos desafios e são essenciais para estabelecer a crítica das informações dentro e fora da escola. Diferentemente de décadas anteriores onde o professor era visto
como transmissor de conhecimentos, hoje deve atuar como mediador participativo.
REFERÊNCIAS:
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg; A DISTÂNCIA, Educação. Uma visão integrada. Tradução por Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
LESSA, Lívia Lima. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EAD. QUAL O PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO NESTE CONTEXTO?.
PINTO, Aparecida Marcianinha. As novas tecnologias e a educação. SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, v. 5, p. 1-7, 2004.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologia e educação a distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. Reunião Anual da Anped, v. 26, 2003.
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