Na era digital e com a Globalização das informações, é muito difícil encontrar alguém que não utilize das redes sociais para fazer seus contatos diários, sejam eles pessoais ou profissionais. Sendo assim as redes sociais tem se mostrados de extrema importância no marketing pessoal. Hoje é muito comum as empresas utilizarem as informações dos usuários em suas redes pessoais para por exemplo optar pela contratação de um certo indivíduo.
Segundo Guilherme Odri, editor da rede social, muitos empregadores têm usado suas páginas oficiais para divulgar informações importantes, interagir com potenciais candidatos e recrutar Do ponto de vista do usuário, a plataforma pode encurtar o caminho até oportunidades profissionais e funcionar como “vitrine” da cultura e dos valores das empresas em que cogitam trabalhar.Sendo assim, uma ferramenta tem se mostrado de grande valia para aqueles que buscam melhores oportunidades profissionais.
O LinkedIn é uma rede de negócios on-line lançada no início de 2003. Da mesma forma que as outras redes sociais, como o Facebook, o Twiter ou o Instagran, o LinkedIn permite a criação de perfis online, porém, este está mais voltado para aspectos profissionais. Através da sua lista de contatos o usuário pode criar ou manter relações com empresas, colegas de trabalho, mantendo seu networking, além de criar seu currículo online, permitindo a procura por empregos e desenvolvimento de sua carreira. O LinkedIn, é uma rede com proposta mais específica, voltada para os negócios.
O crescimento da rede
O crescimento da rede
Atualmente plataforma conta com mais de 500 milhões de usuários pelo mundo, são pessoas e empresas que possuem conta no LinkedIn. Todos os serviços do site são gratuitos, o que gera uma boa vantagem para aqueles que estão desempregados. Algumas empresas já adotam em seus processos seletivos a busca ou consulta no LinkedIn. Os contatos do LinkedIn são chamados de conexões. E essas conexões são o que possibilita interligar pessoas com interesses profissionais em comum. Segundo números oficiais da empresa, o site conta com mais de 10 milhões de vagas anunciadas, além de informações sobre mais de 9 milhões de empregadores. Em média, cada nova conexão de um usuário do LinkedIn representa 400 novas pessoas para quem ele pode ser apresentado. O LinkedIn é uma das ferramentas mais atrativas para quem quer ter uma posição de destaque no mercado de trabalho.
Para Guilherme Odri, “Cada vez mais as pessoas desejam empregadores que combinam com elas e oferecem um espaço em que elas se sentem felizes”, afirma o editor do LinkedIn. “Daí a importância de as empresas mostrarem suas características como empregadoras e o que esperam dos seus funcionários por meio das suas páginas”.
Mas o grande X da questão é: você está utilizando essa ferramenta de forma adequada?
Segundo seu fundador, Reid Hoffman muitos de nós estamos utilizando a plataforma de forma equivocada. Não adianta em nada ter um perfil impecável, informações claras, um bom resumo de qualificações (6 estratécias para ter um perfil impecável) se suas conexões estão sendo feitas de forma erradas. Quem utiliza desta ferramenta, provavelmente já recebeu convites de pessoas que não conhece e quanto mais você interage na plataforma, mais convites você recebe, mas para Reid Hoffman aceitar os convites dessas pessoas sem conhece-las é a forma errada de utilização da plataforma. Mas aí você se pergunta: Se não aceitar posso estar perdendo uma oportunidade ou negócio? Não necessariamente, Hoffman explica o por que de você estar fazendo isso de forma errada. Para o fundador da plataforma, a essência do Linkedin seria uma plataforma fechada por uma simples razão: Para que a rede tenha um valor real como uma ferramenta de indicação de profissionais. Sendo assim, a ideia central da plataforma é que ela sirva como uma ponte profissional, onde as pessoas se conheçam de forma consciente antes de se adicionarem umas as redes das outras. Cabe a cada indivíduo, ao receber um convite, pedir para que a pessoa se apresente, com o intuito de avaliar se essa conexão faz sentido e/ou pode gerar algum benefício. Caso contrário, deve recusar. O Fundador dá ainda outra dica, se você pretende utilizar o LinkedIn com o objetivo em que foi feito, deve se apresentar formalmente a alguém (relevante ao seu cargo) pelo menos uma vez por mês.
Sendo assim, ficou claro para mim, que todo este tempo utilizei a plataforma de forma totalmente equivocada e vocês?
Sérgio R. Diniz
02 de Junho de 2017
Referências:
http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/05/o-que-e-o-linkedin-conheca-essa-ferramenta-online-para-encontrar-empregos.html
http://exame.abril.com.br/carreira/6-estrategias-para-ter-um-perfil-impecavel-no-linkedin/
http://exame.abril.com.br/carreira/linkedin-revela-os-25-empregadores-mais-desejados-pelo-brasileiro/
https://www.linkedin.com
Sérgio R. Diniz
02 de Junho de 2017
Referências:
http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/05/o-que-e-o-linkedin-conheca-essa-ferramenta-online-para-encontrar-empregos.html
http://exame.abril.com.br/carreira/6-estrategias-para-ter-um-perfil-impecavel-no-linkedin/
http://exame.abril.com.br/carreira/linkedin-revela-os-25-empregadores-mais-desejados-pelo-brasileiro/
https://www.linkedin.com
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