sábado, 26 de novembro de 2016

Redes sociais e sua influência no consumidor


A Internet vem influenciando nossas vidas de diversas maneiras. Muito do que hoje é visto como um fato cotidiano, algumas décadas atrás, poderia ser considerado como algo impossível.
São poucos os aspectos da sociedade que não foram influenciados, de alguma maneira, pelo mundo virtual. Tanto é, que já é possível considerar uma vida social estritamente virtual, graças às redes sociais. Apesar de serem vistas por muitos apenas como um entretenimento, as redes sociais têm muitas outras funções, podendo ser até um grande diferencial para o mundo empresarial.
Muitas empresas, então, passaram a utilizar diversas redes sociais como um canal de comunicação com o consumidor. Uma interação muito mais dinâmica, entre empresas e c
onsumidores, é possibilitada por esse meio de comunicação, dando o papel de emissor e receptor para ambos.
As redes sociais permitem aos usuários uma grande interação com pessoas do seu mesmo perfil e gostos, sendo que essas mesmas pessoas podem acessar à uma mesma página ou comunidade. Essa aglomeração, dos consumidores com o mesmo perfil, se torna um prato cheio para um bom trabalho de marketing.
Além disso, atualmente, as próprias redes sociais conseguem identificar o perfil do consumidor e seus gostos. Isso possibilita maior personalização do anúncio que será ofertado à todos usuários, se tornando uma grande vantagem para o investimento, por parte das empresas, em publicidade nesses meios.
Em pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC), no ano de 2015, foi constatada grande importância das redes sociais para o varejo brasileiro. Cerca de 77% dos consumidores dizem ser suas decisões de compra impactadas por informações obtidas nas mesmas. As redes sociais ainda são meios que os consumidores (43% dos respondentes) utilizam para descobrir novas marcas que se identifiquem.
De acordo com a pesquisa, o Facebook é o meio mais utilizado, com 79% dos respondentes. Além disso, foi a primeira pesquisa realizada em que os participantes disseram ter as redes sociais efetivo potencial de influenciar no momento da compra.
Apesar de possuir grandes vantagens, como dito, as redes sociais também possuem seus pontos negativos. Conforme pesquisa realizada sobre as mídias sociais para o mercado de moda, um dos pontos negativos levantados foi o estímulo ao consumismo que as redes sociais geram. De acordo com os participantes da pesquisa, a exposição à produtos é constante e apelativa.
Outro ponto negativo levantado pela pesquisa, foi os formadores de opinião que estão presentes em redes sociais, como famosos, atores, atrizes e etc. Segundo participantes, muitos desses formadores de opiniões expões alguns produtos pelo simples fato de serem pagos por isso, e não por se identificar com o produto, o que pode confundir muitos consumidores.
No entanto, é possível observar no uso das redes sociais como ferramenta da publicidade mais vantagens do que desvantagens. Como foi visto, as redes sociais promovem muita facilidade na procura pelo produto ideal, já que somente aparece em seu feed produtos que possam lhe interessar e permite que se busque informações com pessoas que já consumiram tais produtos. Além disso, é um excelente canal de comunicação entre as empresas e seus consumidores.




Fonte:

http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_210_249_28251.pdf

http://www.unifra.br/eventos/sepe2012/Trabalhos/6443.pdf

https://corporate.canaltech.com.br/materia/redes-sociais/redes-sociais-os-novos-comportamentos-de-compra-e-consumo-70329/

http://www.valor.com.br/empresas/3901342/redes-sociais-influenciam-decisao-de-compra-de-77-dos-brasileiros



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