sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Nubank: A evolução dos serviços financeiros


            Há um novo cartão de crédito que tem chamado a atenção dos consumidores no Brasil e que promete ser inovador, o Nubank. O mesmo já possui uma fila enorme de pessoas que aguardam ansiosamente para receber o seu. Ele é o emissor e administrador de um cartão de crédito com a bandeira MasterCard e tem como objetivo repensar a experiência dos clientes com cartões através do uso de novas tecnologias e design.

No início deste ano, a empresa brasileira recebeu um investimento de R$ 200 milhões em uma rodada de investimentos liderada pela Founders’s Fund. Como esse novo aporte, a mesma passa a ser avaliada em aproximadamente R$ 2 milhões de reais e faz com que seja mundialmente reconhecida.

            Sabe-se que grande parte das pessoas atualmente optam por serviços online, uma vez que o mundo vive a era da tecnologia. Embora ainda existam muitos indivíduos que paguem boletos em bancos ou lotéricas, boa parte já optou por realizar tudo via smartphone, que facilita muito e evita grandes filas e desgaste mental.

            Também se fala muito atualmente de tecnologia de informação, que pode ser definida como a combinação de recursos de processamento – hardware, software, banco de dados, comunicações, pessoas e procedimentos, todos organizados de maneira a obter como produto final uma informação que atenda aos objetivos da organização.

            O Nubank aproveitou esse momento de nova era da informática e tecnologia e desenvolveu um produto totalmente inovador, que inclusive já possui um concorrente no mercado, o Digio, tendo como única diferença a bandeira, que neste último é VISA.


O cartão Nubank foi criado em setembro de 2014 e não possui taxa de anuidade, nem tarifas. Por muito tempo cobrou juros rotativos abaixo da média do mercado – que são cobrados em caso de atraso ou parcelamento da fatura – e o mais incrível de tudo, é gerenciado por um aplicativo no celular, que oferece informações detalhadas sobre os gastos realizados no cartão.

            A empresa consegue falar com seus clientes por meios 100% digitais. Isso permite que eles economizem o aluguel de espaços físicos para ter agências ou estruturas de serviços e de atendimentos - e, consequentemente, não cobrem taxas comumente cobradas por outras operadoras de cartão.

            Outro ponto interessante que destaco é a comunicação com os consumidores. Os atendentes estão sempre disponíveis em horário comercial e tentam ajudar de todas as maneiras. Eles trabalham com chat, e-mail e telefone. O chat funciona muito bem e facilita a comunicação, uma vez que não exige muita energia por parte do cliente, que logo é bem recebido e tem o problema resolvido rapidamente.

            Um diferencial do cartão é que é possível acompanhar em tempo real os gastos, inclusive ver detalhes sobre cada compra de sua fatura e receber as segundas-vias de todas as compras realizadas com o cartão. O aplicativo, que está disponível para Windows Phone, iOS e Android, também permite bloquear o cartão instantaneamente em caso de perda ou alguma compra suspeita e desbloqueá-lo imediatamente. Além dessas diversas funcionalidades, o cartão Nubank é internacional também, ou seja, o usuário pode usar ele para fazer compras pela internet em sites estrangeiros.

            Normalmente os cartões de crédito de grandes bancos possuem débito automático na conta corrente ou enviam a fatura via correios para que o pagamento seja realizado. O Nubank evita o desperdício de papel, através do envio da fatura por e-mail para os clientes, que podem pagá-la através de boleto pela internet, pelo aplicativo ou em qualquer agência bancária ou lotérica. Outro ponto interessante, é que os usuários podem antecipar pagamentos e aumentar o valor disponível para compras antes do fechamento ou vencimento de suas faturas.

            Em contrapartida à tantas qualidades, muitos clientes questionam o programa de pontuação, uma vez que a empresa não possui um programa de fidelidade. Em setembro deste ano, iniciaram os testes que possibilitarão o uso desse programa. As pessoas passarão a acumular pontos de acordo com o valor das compras realizadas com o cartão e poderão trocar por passagens aéreas, diárias em hotéis, além de viagens com a Uber e mensalidades do Spotify e Netflix. Provavelmente até o fim do ano de 2016, todos os usuários terão acesso a essa opção, entretanto será necessário pagar uma anuidade.

            Muitas pessoas se questionam como a startup ganha dinheiro, pois a mesma não cobra anuidade, nem tarifas. Segundo o site, isso acontece de duas maneiras. Primeiramente, eles recebem dos estabelecimentos que aceitam seus cartões (no caso, aqueles com bandeira Mastercard) um pequeno percentual do valor da compra. Além disso, eles também recebem os tradicionais juros quando algum cliente opta por financiar suas faturas.

            Um ponto de dificuldade que muitas pessoas encontram é quanto à adesão ao cartão, uma vez que atualmente, a empresa tem quase 500 mil pessoas na lista de espera para ter o cartão. Para entrar nessa lista, existem duas opções, a primeira pode ser feita através do próprio site da empresa, ou então, caso a pessoas possua um amigo que já usufrua do serviço, pode solicitar que o mesmo lhe indique, agilizando o processo.

O motivo da lista de espera, segundo o Nubank, é que todos os inscritos precisam passar por uma análise cadastral e de crédito - de maneira semelhante a como é necessário comprovar renda para poder abrir conta em bancos, mas sem usar documentos. Além disso, é preciso ter pelo menos 18 anos, morar no Brasil e, como já dito, ter um smartphone com alguns dos três sistemas.

Concluo que o Nubank é uma startup que deu certo e tem um crescimento exponencial absurdo. A maneira como eles lidam com os clientes é para mim, um dos pontos mais importantes, porque hoje em dia ninguém aceita mais ser enganado ou não possuírem transparência frente às informações passadas por grandes bancos. Além disso, o fato de possibilitar ser feito tudo online, faz com que boa parte da população opte por este serviço.




            Por Malu Cordini Sprícigo

REFERÊNCIAS
CASSOL, Leonardo. Finalmente! Vem aí o programa de fidelidade do Nubank. Disponível em: <http://www.melhoresdestinos.com.br/nubank-pontos-milhas.html>

ALMEIDA, Marília. Conheça o Nubank, o cartão mais cobiçado do momento. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/conheca-o-nubank-cartao-mais-cobicado-do-momento/>

SUMARES, Gustavo. Nubank: o que é e como funciona o cartão de crédito sem tarifa.  Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/nubank-o-que-e-e-como-funciona-o-cartao-de-credito-sem-tarifa/54243>

Nubank. Disponível em: <https://www.nubank.com.br/perguntas/>

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