sexta-feira, 11 de novembro de 2016

A Nanotecnologia


A inovação tecnológica vem dando grande salto nos últimos anos e uma das áreas que vem ganhando espaço relevante é a da nanotecnologia. Esse avanço cientifico teve início em um projeto do físico americano, Richard Feynman, em 1959, que indicava a possibilidade de organizar os átomos em novas estruturas, mas na época não havia tecnologia suficiente para tal feito. Em 1974, na universidade cientifica de Tóquio a palavra nanotecnologia foi definida como: “tecnologia que permite construir materiais de escala de 1 nanômetro (nm), que equivale a um bilionésimo de metro”. Essa tecnologia é capaz de criar objetos com qualidades superiores aos já existentes, a partir da reorganização dos átomos na forma desejada.
 A nanotecnologia pode influenciar diretamente a vida de todos nós, pois está presente em diversos setores estratégicos como saúde, energia, agronegócios, meio ambiente, plásticos, cosméticos, óleo e gás. Recentemente a indústria têxtil vem adicionando propriedades das nano partículas em seus tecidos, como repelência a insetos, bactérias, umidade, etc. Nos cosméticos, cremes hidratantes e antienvelhecimento tem seus princípios ativos transformados em nano partículas, para que penetrem mais facilmente na pele aumentando seu poder de ação. Protetor solar também já contém nano partículas de oxido de zinco ou titânio que diferente das partículas maiores não deixa a pele esbranquiçada. Aparelhos eletrônicos e microprocessadores só tem seu tamanho reduzido graças a essa nova tecnologia, onde no atual estágio encontramos processadores com cerca de 45nm. 
Segundo matéria disponibilizada pela Folha online, em recente pesquisa realizada no Canadá, constatou-se que a nanotecnologia é a solução para se construir uma internet de altíssima velocidade, podendo ser até cem vezes mais rápida que a atual.  O feito é especialmente importante para futuras redes de fibras ópticas, pois o material desenvolvido combina partículas esféricas em escala nanométrica conhecidas como "buckyballs".Essas partículas ópticas são capazes de processar dados transportados em comprimentos de ondas usados em telecomunicações. A internet estará fluindo como a eletricidade, o que permitirá maior rapidez e agilidade no compartilhamento de informações, melhorando a conectividade global , promovendo relações mais positivas entre as sociedades.
A presença da nanotecnologia na área da saúde busca facilitar e aperfeiçoar tratamentos, diagnósticos e pesquisas e tem possibilitado grandes progressos, pois permite desenvolver pequenos dispositivos em proporções moleculares. Segundo, (Michio Kaku p.360), a nanotecnologia é capaz de liquidar as células com câncer: “Não só essas nano partículas podem curar as células cancerosas e entregar produtos químicos para matá- los, como elas podem ser realmente capazes de matá-las no local.
 O princípio por trás disso é simples, as nano partículas podem absorver a luz de uma determinada frequência. Ao concentrar a luz do laser sobre elas, elas se aquecem, ou vibram, destruindo qualquer célula cancerosa nos arredores rompendo suas paredes celulares...” As atuais pesquisas envolvendo a manipulação de DNA tendem a demonstrar avanços promissores com a utilização da nanotecnologia, para isso as pesquisas se voltam à ideia de que nano robôs possam examinar sessões de DNA, trabalhar nelas e até se movimentar por elas para reparar células danificadas.
Embora a nanotecnologia esteja ainda na sua infância, já é possível demonstrar que esta área terá um impacto tremendo nos vários aspectos de vida humana, tais como a saúde, o ambiente, a energia, os transportes, a tecnologia de informação.
Se as expectativas nesta área forem cumpridas, a nanociência e a nanotecnologia criarão a miniaturização de aeronaves, nano máquinas capazes de entrar às centenas nos nossos vasos sanguíneos para exterminar vírus, bactérias ou células cancerígenas, paredes de edifícios que cresçam como por um sistema de rega, estruturas auto reparáveis necessárias a longas viagens espaciais, implantes para repor sistemas celulares não funcionais, músculos artificiais e tantas outras inovações difíceis de imaginar atualmente. A nanotecnologia transformará e reinventará a vida como nós agora a conhecemos.





Referências:

FERREIRA, P. J; ALBUQUERQUE, J. M. A Nova Economia: Nanotecnologia. Portugal, 2005.

GORDON, J. L. P. L. Razões e relevância de elaboração de política de inovação para nanotecnologia no Brasil. Campinas, 2010.

MARQUES, L.F.M. Proposta de um Modelo de Análise Multidimensional para Impactos de Novas Tecnologias: interações entre nanotecnologia, economia, sociedade e meio-ambiente. Porto Alegre, 2008.

RATNER, M; RATNER, D. Nanotechnology: A Gentle Introduction to the Next Big Idea. 2002.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u16811.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário